Questões de Metodologia Científica na Investigação Clínica - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Metodologia Científica na Investigação Clínica com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 480254 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Analista de Farmácia, PM MG, 2017

Em relação aos achados no esfregaço sanguíneo, marque a alternativa INCORRETA:

2 Questão 478279 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Analista de Farmácia, PM MG, 2017

Na urinálise, os resultados do exame físico devem ser correlacionados com os achados das análises química e microscópica da urina para garantir a precisão do relatório. Baseado nessa afirmativa, a alternativa que apresenta uma correlação INCORRETA entre os achados do exame de urina é:

3 Questão 479220 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Analista de Farmácia, PM MG, 2017

Em relação à coleta e ao exame de urina, marque a alternativa CORRETA:

4 Questão 479279 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE, 2016

Acerca de técnicas cromatográficas, assinale a opção correta.

5 Questão 479523 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Químico Legal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto a seguir.

O método de Takayama é um exame realizado em amostra de sangue que se baseia na análise da formação ou não de cristais de ____________:

6 Questão 480778 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Químico Legal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Dos exames sorológicos utilizados para verificação da presença de sangue humano, um dos mais utilizados é o teste de inibição da antiglobulina humana (Teste de Vacher-Sutton), o qual demonstra a presença de globulina humana na amostra. ?A globulina humana presente na amostra ___________ a atividade do soro antiglobulina humana (soro de Coombs), o qual ___________ a capacidade de aglutinar células vermelhas sensibilizadas por anticorpos Rh. Na reação, hemácias Rh positivo revestidas com anticorpos, como ____________ são aglutinadas por anticorpo ______________, o qual une moléculas de anticorpo às células vermelhas vizinhas.? Assinale a alternativa que preencha, correta e respectivamente, as quatro lacunas do texto acima:

7 Questão 478973 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE, 2016

A cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-MS ou CG-MS/MS) tem substituído cada vez mais as técnicas de cromatografia gasosa (CG) acoplada a outros detectores, como o de ionização de chama (CG-FID) e o de captura eletrônica (CG-ECD). Com relação às técnicas e aos detectores citados, assinale a opção correta.

8 Questão 480678 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE, 2016

Um perito criminal recebeu para análise, no laboratório em que trabalha, uma seringa contendo resquícios de uma substância branca que se suspeitava fosse cocaína e uma blusa. A seringa havia sido encontrada ao lado do corpo de uma mulher de aproximadamente vinte anos de idade que fora atingida por um projétil na região torácica, a quem pertencia a blusa recebida no laboratório. O perito recortou o tecido próximo à região atingida pela bala, para a análise de resíduos do disparo, e separou uma alíquota da substância branca. No laboratório de criminalística há dois equipamentos que podem auxiliar a investigação: um cromatógrafo líquido de alta eficiência (CLAE) com detector de ultravioleta-visível (UV/Vis) e um espectrofotômetro de absorção atômica de chama (EAA).

A partir das informações apresentadas, assinale a opção correta.

9 Questão 480289 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Analista de Farmácia, PM MG, 2017

Analise as alternativas abaixo e, ao final, responda o que se pede:

I - A técnica que utiliza cloreto de sódio (NaCl) é conhecida como método de Willis e é indicada para pesquisa de ovos leves como dos parasitas Ancylostoma duodenale e do Necator americanus.

II - O processo de concentração das formas parasitárias nos métodos de Baerman-Morais e de Rugai consiste na migração ativa das larvas. Para a execução destas técnicas, são aceitáveis amostras diarreicas, frescas, formadas ou pastosas.

III - Uma forma de diferenciar a Taenia solium da Taenia saginata é pela diferenciação das proglotes grávidas. No primeiro caso, as proglotes apresentam ramificação uterinas pouco numerosas e dendríticas. No segundo caso, as proglotes apresentam muitas ramificações uterinas e dicotômicas.

 Marque a alternativa CORRETA:

10 Questão 478719 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Analista de Farmácia, PM MG, 2017

O líquido cefalorraquidiano é normalmente colhido entre a terceira e a quarta ou entre a quarta e quinta vértebra lombar por meio de punção em três tubos. Embora não se trate de procedimento complicado, exige certas precauções, que compreendem a medida da pressão intracraniana e o emprego de técnica acurada para evitar a introdução de infecção ou a lesão no tecido neural. Em relação ao manuseio da amostra, marque a alternativa CORRETA: