Questões de Aeronáutica - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Aeronáutica com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 685743 | Física, Sargento da Aeronáutica Controle de Tráfego Aéreo, EEAR, Aeronáutica, Ensino Médio, 2019

No estudo da Óptica, a miopia, a hipermetropia e a presbiopia são considerados defeitos da visão e podem ser corrigidos utilizando as lentes corretas para cada caso. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta, respectivamente, conforme o que foi descrito no texto, a lente correta em cada caso. No caso da presbiopia, considere que, antes de ocorrer o defeito, a pessoa tinha uma visão normal.

2 Questão 685241 | Psicologia, Primeiro Tenente Psicologia, CIAAR Aeronáutica, Aeronáutica, Ensino Médio, 2019

Segundo Hélia Gouvêa, citada por Lemgruber (2000), a Psicoterapia Breve de Apoio (PBA) é uma forma de tratamento caracterizada pela utilização direta de determinadas medidas em relação ao paciente. Assinale a opção INCORRETA em relação a essas medidas.

3 Questão 682345 | Enfermagem, Sargento da Aeronáutica Enfermagem, EEAR, Aeronáutica, Ensino Médio, 2019

São estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgência hospitalares, onde, em conjunto com estas, compõem uma rede organizada de atenção às urgências. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, oferecendo estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Essa definição refere-se 

4 Questão 691681 | Enfermagem, Primeiro Tenente Enfermagem, CIAAR Aeronáutica, Aeronáutica, Ensino Médio, 2019

O Schistosoma mansoni é um parasito de grande importância no Brasil e no mundo, atingindo crianças e adultos. Ele causa uma doença grave, comum em algumas regiões do Brasil, a esquistossomose. Essa doença pode levar a diversas complicações, entre elas a fibrose de Symmers, hepatoesplenomegalia e varizes esofágicas. Apesar da potencialidade de danos que a esquistossomose pode causar, ela é considerada uma doença negligenciada. 
O enfermeiro tem papel essencial no controle dessa doença, para tal ele precisa conhecer todos os aspectos do ciclo de vida do parasito. Esse conhecimento pode direcionar ações para diminuir a incidência da esquistossomose na realidade brasileira. 
A esse respeito, é correto afirmar que entre as ações que diminuem a incidência da doença causada por esse parasita está o/a

5 Questão 690368 | Português, Sargento da Aeronáutica Controle de Tráfego Aéreo, EEAR, Aeronáutica, Ensino Médio, 2019

De acordo com a pontuação empregada, identifique os sentidos das frases abaixo. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
1 – O povo unido jamais será vencido.
2 – Unido, o povo jamais será vencido!
3 – O povo, unido, jamais será vencido!
( ) O povo já está unido e por isso não se deixa vencer.
( ) Salienta que não há união e que, se houver, o povo não será vencido.
( ) Valoriza e fortalece a união como principal e única condição para a força do povo.

6 Questão 691881 | Odontologia, Primeiro Tenente Odontopediatria, CIAAR Aeronáutica, Aeronáutica, Ensino Médio, 2019

Um dos principais objetivos da Odontopediatria é a preservação dos dentes decíduos na arcada dentária.
Para tanto, diversos recursos preventivos e terapêuticos têm sido implementados.
Sobre essas condutas, é correto afirmar que

7 Questão 683940 | Odontologia, Primeiro Tenente Odontopediatria, CIAAR Aeronáutica, Aeronáutica, Ensino Médio, 2019

Estudos epidemiológicos têm apontado que a cárie dentária e a doença periodontal são as afecções de maior prevalência na cavidade bucal. Portanto, cabe ao odontopediatra estar suficientemente informado a respeito dos conceitos e dos recursos de prevenção, de diagnóstico e de tratamento dessas implicações bucais.
Nesse contexto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo.
( ) O ICDAS é o novo sistema internacional de avaliação periodontal de crianças e adolescentes.
( ) A terapêutica periodontal complementar fundamenta-se em técnicas cirúrgicas e em desgaste seletivo prévio.
( ) Na gengivite da puberdade, a quantidade de irritantes locais encontrada não justifica a resposta inflamatória grave.
( ) Morfologicamente a lesão de cárie inicial em dentina pode ser dividida em: zona superficial, corpo da lesão, zona escura e zona translúcida.
( ) Com relação aos fatores etiológicos da doença periodontal, podem-se citar como fatores locais modificadores: traumatismo oclusal, bruxismo e deglutição atípica.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é

8 Questão 688546 | Física, Sargento da Aeronáutica Controle de Tráfego Aéreo, EEAR, Aeronáutica, Ensino Médio, 2019

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
No estudo da ondulatória, de acordo com o princípio de Huygens, cada ponto de uma frente de onda pode ser considerado como uma nova fonte de ondas secundárias. Portanto, pode-se afirmar corretamente que as novas fontes secundárias possibilitam que a onda formada ________________________________.

9 Questão 685412 | Odontologia, Primeiro Tenente Odontopediatria, CIAAR Aeronáutica, Aeronáutica, Ensino Médio, 2019

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre as lesões traumáticas em dentes decíduos e permanentes.
( ) Na intrusão de incisivos superiores, podem ocorrer lesões nos lábios inferiores e mento. Já na subluxação, extrusão e avulsão ocorrerão lesões nos lábios superiores.
( ) Na fratura cominutiva do alvéolo dental, ocorre esmagamento e compressão da cavidade alveolar e, geralmente, esse tipo de fratura é encontrada em casos de luxações intrusivas e laterais.
( ) A concussão é um impacto que não causa o rompimento da mucosa, geralmente ocasionando hemorragia submucosa, porém sem a presença de hemorragia no sulco gengival marginal.
( ) Os dentes mais afetados pelos traumatismos dentários são os dentes incisivos centrais superiores, seguidos pelos incisivos centrais inferiores, incisivos laterais superiores, incisivos laterais inferiores e caninos superiores e inferiores.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é

10 Questão 683314 | Eletrônica, Primeiro Tenente Engenharia Eletrônica, CIAAR Aeronáutica, Aeronáutica, Ensino Médio, 2019

As famílias lógicas diferem basicamente pelo componente principal utilizado por cada um em seus circuitos. As famílias Transistor-Transistor Logic (TTL) usam transistores bipolares como seu principal componente, enquanto as famílias CMOS usam os transistores unipolares MOSFET (transistor de efeito de campo construído segundo a técnica MOS - Metal Oxide Semicondutor) como seu elemento principal de circuito. Independentemente do tipo de componente utilizado, existem parâmetros que devem ser observados, e entre eles temos o FAN-IN e o FAN-OUT. 
A esse respeito, é correto afirmar que FAN-IN é o