Questões de FGV - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de FGV com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 41148 | Direito Constitucional, Delegado de Polícia, Polícia Civil AP, FGV, Ensino Superior, 2010

Assinale a alternativa que apresente uma garantia judicial constante da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (pacto de San José da Costa Rica) que não possua correspondente expresso na Constituição de 1988.

2 Questão 219419 | Medicina Legal, Genética Forense, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV, Ensino Superior, 2011

Os iniciadores (primers), usados para amplificar por PCR os microssatélites (STR), são desenhados de modo a hibridar-se (anelar-se) com o DNA a ser amplificado.

Assinale a alternativa que indique o sítio da região polimórfica na qual os primers deverão se anelar.

3 Questão 41176 | Legislação Estadual, Delegado de Polícia, Polícia Civil AP, FGV, Ensino Superior, 2010

É atribuição do Conselho Superior da Polícia Civil do Estado do Amapá:

4 Questão 41894 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MA, FGV, Ensino Médio, 2012

                                                  A Segurança Pública no Brasil

Na última década, a questão da segurança pública passou a ser considerada problema fundamental e principal desafio ao estado de direito no Brasil. A segurança ganhou enorme visibilidade pública e jamais, em nossa história recente, esteve tão presente nos debates tanto de especialistas como do público em geral. 

Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições da administração da justiça criminal, a violência policial, a ineficiência preventiva de nossas instituições, a superpopulação nos presídios, as rebeliões, as fugas, a degradação das condições de internação de jovens em conflito com a lei, a corrupção, o aumento dos custos operacionais do sistema, os problemas relacionados à eficiência da investigação criminal e das perícias policiais e a morosidade judicial, entre tantos outros, representam desafios para o sucesso do processo de consolidação política da democracia no Brasil. 
                                                                                                                                  (http://www.observatoriodeseguranca.org/seguranca)

Entre as manchetes a seguir, aquela que não se insere em nenhuma das questões aludidas no segundo parágrafo do texto é

5 Questão 42991 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV, Ensino Médio, 2012

                          OAB: reforma do Código Penal é um retrocesso na democracia do país

      O anteprojeto de reforma do Código Penal, elaborado de modo açodado por uma comissão de juristas, atualmente em fase de tramitação no Senado Federal, vai representar um retrocesso para a democracia brasileira. A afirmação é do presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, que promove amanhã (31), na sede da entidade, a segunda etapa do seminário sobre a reforma do Código Penal. O Brasil possui a quarta população carcerária do mundo e um déficit de 200 mil vagas nos estabelecimentos prisionais.
      Segundo Damous, não há dúvida de que o Código Penal brasileiro, em vigor desde 1942 e inspirado no código da Itália fascista de Mussolini merece ser reformado. A questão é: como deve ser feita a reforma? Quais condutas merecem ser criminalizadas? Que políticas criminais e penitenciárias nosso país deve adotar? Com o desafio de unificar em um único código toda a legislação penal aprovada nas últimas décadas, a comissão não teve tempo de incorporar propostas da sociedade, tampouco de especialistas em Direito criminal.
      No anteprojeto a comissão de juristas - disse - chegou a aumentar penas e dificultar a concessão de benefícios aos que já estão presos, além de considerar, equivocadamente, que a prisão pode ser a solução para todos os males. No entanto, segundo ele, há algo de bom no atual debate: a proposta de reforma do Código Penal trouxe à tona para discussão temas considerados tabus e há muito evitados: aborto, eutanásia e prostituição.
      O presidente da OAB acentuou que são temas impregnados de preconceitos e que precisam ser discutidos de modo multidisciplinar. Todos estes temas serão analisados em evento que acontecerá na sede da OAB-RJ amanhã (31) e no próximo dia 7, sempre a partir de 9h30. A entrada é franca no auditório "Ministro Evandro Lins e Silva" e vão participar dos debates juristas, médicos, psicólogos e líderes sociais.

                                                                           (Jornal do Brasil. 30/10/2012)  

O título do texto funciona como 

6 Questão 43000 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV, Ensino Médio, 2012

“Quanto mais a pena for rápida e próxima do delito, tanto mais justa e útil ela será” (C. Beccaria).

Essas palavras apontam para uma crítica muito comum entre os brasileiros, que diz respeito à: 

7 Questão 41158 | Direito Administrativo, Delegado de Polícia, Polícia Civil AP, FGV, Ensino Superior, 2010

São hipóteses que representam o exercício do controle político do Poder Legislativo sobre a Administração Pública, exceto:

8 Questão 219621 | Medicina Legal, Genética Forense, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV, Ensino Superior, 2011

Os bancos de dados populacionais de STR revelaram que os alelos de alguns lócus são tão raros que se torna necessário estabelecer um valor de frequência mínima a fim de que o tratamento estatístico possa ter validade. Esse é o caso do lócus D13S317. Nesse caso, decidiu-se que a frequência mínima seria de 5 ocorrências por população.

De acordo com essa proposta, uma população composta por 100 indivíduos teria um valor de frequência mínima de:

9 Questão 41174 | Direito Processual Penal, Delegado de Polícia, Polícia Civil AP, FGV, Ensino Superior, 2010

Relativamente ao tema Jurisdição e Competência, analise as afirmativas a seguir:

I. A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução. Se, iniciada a execução no território nacional, a infração se consumar fora dele, a competência será determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o último ato de execução.
II. Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado.
III. Quando incerto o limite territorial entre duas ou mais jurisdições, ou quando incerta a jurisdição por ter sido a infração consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdições, ou tratando-se de infração continuada ou permanente, praticada em território de duas ou mais jurisdições, a competência firmar-se-á pela prevenção.

Assinale:

10 Questão 218792 | Medicina Legal, Genética Forense, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV, Ensino Superior, 2011

Para um marcador genético bi-alélico, assinale a alternativa que indica o número de genótipos possível.