Questões de INCAB - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de INCAB com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 692297 | Raciocínio Lógico Matemático, Proposições Simples e Compostas, Soldado da Polícia Militar, PM SC, INCAB, Ensino Médio, 2019

Sabendo que das três afirmações a seguir, exatamente duas são verdadeiras, assinale a alternativa logicamente correta.


I. Se a prova final de matemática ocorreu em dezembro, então Aline fez a prova.

II. Se Aline não fez a prova, então a prova final de matemática não ocorreu em dezembro.

III. Aline não gosta de matemática.

2 Questão 694023 | Não definido, Soldado da Polícia Militar, PM SC, INCAB, Ensino Médio, 2019

As punições disciplinares a que estão sujeitos os policiais militares, segundo a classificação resultante do julgamento da transgressão, são as seguintes, em ordem de gravidade crescente:

3 Questão 687179 | Noções de Informática, Soldado da Polícia Militar, PM SC, INCAB, Ensino Médio, 2019

A ferramenta utilizada para realizar a busca de informações na Internet é o:

4 Questão 687234 | Não definido, Soldado da Polícia Militar, PM SC, INCAB, Ensino Médio, 2019

Dentre os períodos de afastamento total dos serviços a que os policiais militares têm direito, assinale a que está corretamente indicado a seguir.

5 Questão 692084 | Raciocínio Lógico Matemático, Equivalências e Negações Lógicas, Soldado da Polícia Militar, PM SC, INCAB, Ensino Médio, 2019

Ao se considerar verdadeira a proposição “toda uva tem semente”, assinale a alternativa logicamente correta.

6 Questão 690529 | Não definido, Soldado da Polícia Militar, PM SC, INCAB, Ensino Médio, 2019

O ato de exclusão a bem da disciplina será aplicada “ex-offício” ao Aspirante-a-Oficial ou às Praças com estabilidade assegurada. É competente para a prática de tal ato o:

7 Questão 688006 | Não definido, Soldado da Polícia Militar, PM SC, INCAB, Ensino Médio, 2019

Em relação às provas no processo penal, assinale a alternativa correta.

8 Questão 685118 | Português, Morfologia, Soldado da Polícia Militar, PM SC, INCAB, Ensino Médio, 2019

Texto associado.

 A solidão é a grande ameaça


      Quando eu era jovem, eu nunca tive o conceito de “redes”. Eu tinha o conceito de laços humanos, de comunidades, esse tipo de coisa, mas não redes. Qual é a diferença entre comunidade e rede? A comunidade precede você. Você nasce numa comunidade. Por outro lado, temos a rede.

      O que é uma rede? Ao contrário da comunidade, a rede é a que é feita e mantida viva por duas atividades diferentes. Uma é conectar e a outra é desconectar. E eu acho que a atratividade do novo tipo de amizade, o tipo de amizade do Facebook, como eu a chamo, está exatamente aí. Que é tão fácil de desconectar.

      É fácil conectar, fazer amigos. Mas o maior atrativo é a facilidade de se desconectar. Imagine que estamos falando não de amigos on-line, conexões on-line, compartilhamento on-line, mas sim de conexões off-line, conexões de verdade, frente a frente, corpo a corpo, olho no olho. Neste caso, romper relações é sempre um evento muito traumático. Você tem que encontrar desculpas, você tem que se explicar, você tem que mentir com frequência e, mesmo assim, você não se sente seguro, porque seu parceiro diz que você não tem direitos, que você é um porco etc. É difícil. Na internet, é tão fácil, você só pressiona delete e pronto. Em vez de 500 amigos, você terá 499, mas isso será apenas temporário, porque amanhã você terá outros 500, e isso corrói muito os laços humanos.

      Os laços humanos são uma mistura de bênção e maldição.

      Bênção porque é realmente muito prazeroso, é muito satisfatório ter outro parceiro em quem confiar e fazer algo por ele ou ela. É um tipo de experiência indisponível para a amizade no Facebook; então, é uma bênção... E eu acho que muito jovem não tem nem mesmo consciência do que eles realmente perderam, porque eles nunca vivenciaram esse tipo de situação.

      Por outro lado, há a maldição, pois quando você entra no laço, você espera ficar lá para sempre. Você jura, você faz um juramento: até que a morte nos separe, para sempre. O que isso significa? Significa que você empenha o seu futuro. Talvez amanhã, ou no mês que vem, ou no ano que vem, haja novas oportunidades. Agora você não consegue prevê-las, porque você ficará preso aos seus antigos compromissos, às suas antigas obrigações.

      Então, trata-se de uma situação muito ambivalente e, consequentemente, de um fenômeno curioso dessa pessoa solitária numa multidão de solitários. Estamos todos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo.

ZIGMUNT BAUMAN. Fronteiras.com/artigos/zygmunt-bauman-la-solidao-e-a-grande-ameaça. (Adaptado) 

Em “Neste caso, romper RELAÇÕES é sempre um evento muito traumático.”, substituindo a palavra destacada por um pronome oblíquo, sem deixar de respeitar as normas de colocação e uso do pronome e mantendo o sentido original, estaria correta a seguinte construção:

9 Questão 685236 | Não definido, Soldado da Polícia Militar, PM SC, INCAB, Ensino Médio, 2019

Eleonora, por não possuir condições financeiras para garantir a subsistência de seu filho recém-nascido, decide abandoná-lo em uma instituição pública destinada ao acolhimento de crianças sem lar. Assim, fingindo visitar a instituição, deixa seu bebê em um dos berços ali existentes, saindo do local de forma apressada. Poucos minutos depois, uma funcionária da instituição percebe o recém-nascido dormindo no berço, passando a dedicar-lhe os cuidados necessários. Considerando unicamente as informações contidas no enunciado, é correto afirmar que Eleonora:

10 Questão 690913 | Não definido, Soldado da Polícia Militar, PM SC, INCAB, Ensino Médio, 2019

Analise o caso concreto a seguir e marque a alternativa correta.
Governador do Estado X cometeu o crime de feminicídio durante o exercício do seu mandato. Nesse caso: