Questões de UFPR - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de UFPR com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 463671 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR, 2007

Sobre a imputabilidade penal, considere as seguintes afirmativas:

1. Os menores de 16 (dezesseis) anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial.

2. A embriaguez culposa, pelo álcool ou substância de efeitos análogos, exclui a imputabilidade penal.

3. A emoção ou a paixão não excluem a imputabilidade penal.

4. A pena pode ser reduzida se o sujeito ativo, em virtude de desenvolvimento mental incompleto ou retardado, não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato, ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Assinale a alternativa correta.

2 Questão 656180 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR, 2007

Sobre os métodos de coleta e diagnóstico de doenças parasitárias, é INCORRETO afirmar:

3 Questão 380614 | Biologia, Fisiologia Animal, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR, 2007

Numere os tipos de receptores sensoriais apresentados na coluna da direita relacionando-os com cada uma das modalidades sensoriais com que cada receptor se relaciona no processo de percepção do estímulo.

1. Audição                                               ( ) Proprioceptores

2. Sensação de frio/calor                          ( ) Fotorreceptores

 3. Visão                                                   ( ) Mecanorreceptores

4. Gustação                                               ( ) Termorreceptores

 5. Percepção da posição das articulações ( ) Quimiorreceptores

 

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

4 Questão 52808 | História, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, Ensino Médio, 2018

Leia o trecho abaixo, retirado de uma carta escrita entre 830 e 840 pelo aristocrata franco Eginhardo, em favor de camponeses:

Ao nosso mui querido amigo, o glorioso conde Hatton, Eginhardo, saudação eterna do Senhor. Um dos vossos servos, de nome Huno, veio à igreja dos santos mártires Marcelino e Pedro pedir mercê* pela falta que cometeu contraindo casamento sem o vosso consentimento [...]. Vimos, pois, solicitar a vossa bondade para que em nosso favor useis de indulgência em relação a este homem, se julgais que a sua falta pode ser perdoada. Desejo-vos boa saúde com a graça do Senhor. ((Cartas de Eginhardo. Tradução de Ricardo da Costa. Extratos de documentos medievais sobre o campesinato (sécs. V-XV). Disponível em: . Acesso em 11 de agosto de 2018.)

 *pedir mercê = pedir intercessão

No extrato acima, encontramos elementos da vida social e econômica do período medieval europeu (Alta Idade Média). Esse documento insere-se em qual sistema social, político e econômico predominante nesse contexto?

5 Questão 18215 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, Ensino Médio, 2014

As coordenadas a seguir são necessárias para o deslocamento do ponto 1 para o 5:

Ponto 1 – Lat.: 25º25’03,56” S e Long.: 49º15’37,15” W.Gr.
Ponto 2 – Lat.: 25º25’03,01” S e Long.: 49º15’32,03” W.Gr.
Ponto 3 – Lat.: 25º25’07,31” S e Long.: 49º15’33,77” W.Gr.
Ponto 4 – Lat.: 25º25’14,16” S e Long.: 49º15’24,17” W.Gr.
Ponto 5 – Lat.: 25º25’11,91” S e Long.: 49º15’23,01” W.Gr.

Com base nas coordenadas dos pontos de ligação entre 1 e 5 é correto afirmar que as direções a serem seguidas para realizar o trajeto são:

6 Questão 464019 | Direito Penal, Crimes Contra a Administração Pública, Policial Civil Investigador, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR, 2007

Sobre os crimes contra a administração pública, considere as seguintes afirmativas:

1. Pratica o crime de peculato o funcionário público que se apropria de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo.

2. Pratica o crime de concussão o funcionário público que, em razão de sua função, exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem indevida.

3. Pratica o crime de condescendência criminosa o funcionário público que retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

4. O funcionário público que, valendo-se da qualidade de funcionário, patrocina, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, está incurso no crime de advocacia administrativa.

Assinale a alternativa correta.

7 Questão 352125 | Artes, Elementos da linguagem visual, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR, 2007

Sobre o peso visual, assinale a alternativa INCORRETA.

8 Questão 440368 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR, 2007

De acordo com o disposto no artigo 144 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

9 Questão 528893 | Engenharia Civil, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR, 2007

Em se tratando de construções executadas empregando-se a técnica construtiva de alvenaria estrutural de blocos de concreto, assinale a alternativa INCORRETA.

10 Questão 533643 | Engenharia Civil, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR, 2007

De acordo com o Manual de Pavimentação do DNIT, revestimentos betuminosos por penetração direta são aqueles executados através do espalhamento e compactação de camadas de agregados com granulometria apropriada, sendo cada camada, após compressão, submetida a uma aplicação de material betuminoso, recebendo, ainda, a última camada, uma aplicação final de agregado. Qual dos revestimentos abaixo é um revestimento típico por penetração direta?