Questões de Bombeiro Militar Oficial - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Bombeiro Militar Oficial com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 536027 | Engenharia Civil, Bombeiro Militar Oficial, CBMDF DF, CESPE, 2007

Controle tecnológico do concreto é um conceito importante para se garantirem a qualidade e a funcionalidade das estruturas de concreto armado. Em obras cuja concepção estrutural contemple a tecnologia do concreto armado, esse controle é imprescindível. Julgue os itens seguintes, relacionados a esse assunto.

No controle tecnológico do concreto, é previsto o ensaio de inchamento do agregado miúdo.

2 Questão 532869 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Bombeiro Militar Oficial, Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal DF, CESPE, 2007

Projetos de edificações devem conter detalhamentos da alvenaria, dos revestimentos e dos pisos. Acerca desses componentes e suas especificações, julgue os itens seguintes.

Ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento em material cerâmico com aplicação em paredes resistentes à lavagem constante.

3 Questão 364491 | Enfermagem, Doenças, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE, Ensino Médio, 2007

Uma mulher de 36 anos de idade que está no segundo trimestre de gestação deve ser orientada, pelo enfermeiro, quanto aos cuidados a serem tomados durante o pré-natal. A paciente é portadora de diabetes melito há 3 anos e faz uso diário de insulina.

Com relação a esse caso hipotético, julgue os próximos itens.

A gestante deve ser orientada a participar ativamente no planejamento de seus cuidados relacionados à diabete, a fim de manter o controle rigoroso durante o pré-natal.

4 Questão 531369 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Bombeiro Militar Oficial, CBMDF DF, CESPE, 2007

No dimensionamento de pilares, é preciso considerar as exigências das normas em relação à disposição das armaduras. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

O principal critério para a definição do número mínimo de barras da seção transversal baseia-se na existência de uma barra longitudinal de estribo poligonal.

5 Questão 361238 | Enfermagem, Saúde da Criança, Bombeiro Militar Oficial, CBMDF DF, CESPE, 2007

Uma criança com quatro anos de idade, internada para tratamento de glomerulonefrite aguda, apresenta edema importante, oligúria, hipertensão arterial e hematúria macroscópica. A mãe relata que, desde o nascimento, a criança apresenta quadros repetitivos de infecções respiratórias. A última infecção de garganta ocorreu há cerca de duas semanas. Evoluiu com queda do ritmo de filtração glomerular e elevação dos níveis séricos de uréia e creatinina. Os sinais vitais encontram-se estáveis.

 Diante dessa situação hipotética e considerando a assistência de enfermagem, julgue os itens seguintes.

A monitorização laboratorial de uréia, creatinina, sódio e potássio, bem como a monitorização clínica do peso, da diurese e da pressão arterial são cuidados fundamentais a serem instituídos.

6 Questão 556280 | Informática, Navegação, Bombeiro Militar Oficial, CBMDF DF, CESPE, 2007

Com relação a usabilidade de web sites, julgue os itens que se seguem.

Um guia de recomendações para sistemas na Web é um documento com recomendações tipicamente geradas e validadas a partir de observações empíricas ou da experiência prática do seu autor. A inspeção de um sistema para a Web pode ser conduzida usando-se guias de recomendações.

7 Questão 364494 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Bombeiro Militar Oficial, CBMDF DF, CESPE, 2007

Um enfermeiro, durante uma visita domiciliar, identificou fatores de risco importantes associados a quedas de um paciente de 78 anos de idade com doença de Parkinson. O paciente havia recebido alta recente de um hospital, após ter sofrido queda no banheiro que resultou em fratura na mão direita. Apresentava bradicinesia, tremor lento e ritmado do antebraço e das mãos, com movimentos de rotação, rigidez que comprometia pescoço, tronco e ombros. Caminhava com dificuldade e apresentava, freqüentemente, hipotensão postural e movimentos involuntários. O paciente não tinha filhos e, após a morte da esposa, há seis meses, vinha contando com a ajuda de uma diarista que permanecia em casa durante o período diurno, cinco vezes por semana. O enfermeiro observou que, embora a casa fosse térrea, existiam desníveis em alguns cômodos, havendo degraus para o acesso à cozinha e ao banheiro.

Considerando essa situação hipotética e aspectos do cuidado domiciliar, julgue os itens que se seguem.

Durante o processo de coleta de dados, além da avaliação dos fatores de risco, é importante que o enfermeiro avalie a capacidade do indivíduo de gerenciar as tarefas de autocuidado e verificar se o paciente tem seguido o tratamento medicamentoso.

8 Questão 360224 | Enfermagem, Bombeiro Militar Oficial, CBMDF DF, CESPE, 2007

A comissão de controle de infecção hospitalar de um hospital elabora e implementa normas e rotinas técnico-operacionais, visando prevenir infecções hospitalares. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Os princípios de assepsia cirúrgica devem ser atendidos pelos enfermeiros durante procedimentos invasivos, como inserção de cateteres urinários e tratamento de ferimentos expostos.

9 Questão 355808 | Contabilidade Pública, Tabela de Eventos, Bombeiro Militar Oficial, CBMDF DF, CESPE, 2007

Em relação ao plano de contas e à tabela de eventos da administração pública federal, julgue os itens seguintes.

A tabela de eventos substituiu a forma usual de apresentação de um plano de contas, no que diz respeito à correspondência entre as contas.

10 Questão 628915 | Ciência da Computação, Linguagens, Bombeiro Militar Oficial, CBMDF DF, CESPE, 2007

Com relação a servlets, julgue os seguintes itens.

No ciclo de vida típico de um servlet, uma instância de um servlet pode continuar a existir entre solicitações de serviço, mas um thread criado por um servlet não pode executar entre solicitações.