Questões de Oficial da Polícia Militar - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Oficial da Polícia Militar com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 17564 | Biologia, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar MT, UNEMAT, Ensino Superior, 2012

Os seres humanos podem ser atingidos por inúmeras doenças causadas por parasitas.

Sobre algumas doenças parasitárias, assinale a alternativa correta.

2 Questão 17260 | Informática, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET, Ensino Superior, 2014

A Internet é uma rede mundial pública de computadores, que conecta equipamentos em todo o mundo. As Intranets são redes privadas, que utilizam as tecnologias da Internet. Quanto aos conceitos de Intranet e Internet, analise as afirmativas a seguir:

I. Podem ser implementadas como modelo multicamada, que combina servidores públicos e internos, permitindo a comunicação entre os empregados da empresa e seus clientes.

II. Podem ser implementadas como modelo interno, constituído de servidores de informação internos para acessos dos empregados a informações tecnológicas e treinamento.

III. Um dos objetivos na criação de uma Intranet dentro de uma empresa é criar uma fonte única de informação baseada em Web.

Está(ão) CORRETA(S)

3 Questão 17456 | História, História do Brasil, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA, Ensino Superior, 2012

A formação do governo estadual no Pará, após a aclamação da República, se baseou na atuação dos chamados republicanos históricos. As demais personalidades da vida política no início da República no Pará eram identificados pelo partido da situação como “adesistas”. Considerando a relação entre estes dois pólos políticos, é correto afirmar que ela: 

4 Questão 17011 | Português, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar MG, CRSP PMMG, Ensino Superior, 2014

Texto associado.
Fidelidade ou lealdade?

IVAN MARTINS


    Nos últimos dias, ando apaixonado pela palavra “lealdade”. Deve ser por causa de um livro que estou terminando, um romance sobre antigos amigos e amantes que voltam a se encontrar e precisavam acertar suas diferenças. Eles já não se gostam, mas confiam um no outro. Eles deixaram de se amar, mas ainda se protegem mutuamente. Isso é lealdade, em uma de suas formas mais bonitas. Lealdade ao que fomos e sentimos.
    Ao ler o romance, me ocorreu que amar é fácil. Tão fácil que pode ser inevitável. A gente ama quem não merece, ama quem não quer nosso amor, ama a despeito de nós mesmos. Tem a ver com hormônios, aparência e sensações que não somos capazes de controlar. A lealdade não. Ela não é espontânea e nem barata. Resulta de uma decisão consciente e pode custar caro. Ela é uma forma de nobreza e tem a ver com sacrifício. Não é uma obrigação, é uma escolha que mistura, necessariamente, ideias e sentimentos. Na lealdade talvez se manifeste o melhor de nós. (...)
    A lealdade está amparada em valores, não apenas em sentimentos. É fácil cuidar de alguém quando se está apaixonado. Mais fácil que respirar, na verdade. Mas o que se faz quando os sentimentos desaparecem – somem com eles todas as responsabilidades em relação ao outro? Sim, ao menos que as pessoas sejam movidas por algo mais que a mera atração. Se não partilham nada além do desejo, nada resta depois do romance. Mas, se houver cumplicidades maiores, então se manifesta a lealdade. (...)
    O romantismo, embora a gente não o veja sempre assim, é uma forma exacerbada de egoísmo. Meu amor, minha paixão, minha vida. Minha família, inclusive. Tem a ver com desejo, posse e exclusividade, que tornam a infidelidade insuportável, a perda intolerável. As pessoas matam por isso todos os dias. Porque amam. É um sentimento que não exige elevação moral e pode colocar à mostra o pior de nós mesmos, embora pareça apenas lindo. (...)
    Talvez devêssemos pensar de forma mais generosa. Talvez precisemos nos apaixonar por ideias, nos ligar por compromissos, cultivar sonhos e aspirações que estejam além dos nossos interesses pessoais. Correr riscos maiores que o de ser traído ou demitido. O idealismo, que tem sido uma força de mudança na conduta humana, precisa ser resgatado. Não apenas para salvar o planeta e a sociedade, mas para nos dar, pessoalmente, alguma forma de esperança. A fidelidade nos leva até a esquina. A lealdade talvez nos conduza mais longe, bem mais longe.


Disponível em: Acesso em 16/07/2014.
Marque a alternativa cujo sinal indicativo de crase seja OBRIGATÓRIO, preenchendo CORRETAMENTE a lacuna:

5 Questão 16851 | Direito Processual Penal, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca da prisão, do inquérito policial (IP) e da ação penal, julgue os itens que se seguem.

Se, no cumprimento de um mandado de prisão de um indivíduo, houver perseguição a este, o agente policial poderá prendê-lo ainda que, devido à perseguição, ambos extrapolem o território de jurisdição do juiz responsável pela expedição da ordem.

6 Questão 7767 | Direito Penal Militar, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar MG, Ensino Superior, 2013

Um grupo de militares federais, todos da ativa, desarmados, resolveram paralisar os serviços administrativos de uma determinada Unidade, praticando desobediência contra ordem de superiores. O mentor dessa empreitada criminosa, conforme ficou comprovado nos autos da investigação policial militar, foi um Cabo. Do grupo, ainda faziam parte 01 (um) Tenente, 06 (seis) Subtenentes e 05 (cinco) Sargentos. Considerando a dosimetria da pena que os juízes de direito militares devem observar em relação à participação de cada militar na conduta infracional, certo é que:

7 Questão 16799 | Conhecimentos Gerais, Atualidades, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

No novo mapa da riqueza no Brasil, as cidades médias avançam e as capitais perdem espaço. Apesar dessa tendência, a riqueza continua concentrada no país. A renda gerada por apenas seis municípios — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus — responde por um quarto de toda a riqueza no país.

Com base no fragmento de texto acima e nos diversos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Brasil, Rússia, Índia e China, países do chamado BRICs, apresentam realidade econômica equivalente, caracterizada por ampla capacidade de produção e de participação no mercado mundial.

8 Questão 17284 | Direito Penal, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET, Ensino Superior, 2014

“Considera-se em ______ quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se”.

Assinale a alternativa que corresponde ao instituto previsto no Código Penal brasileiro com a respectiva classificação.

9 Questão 17937 | Direito Constitucional, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar DF, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca das normas constitucionais e do poder constituinte, julgue os próximos itens.

Por necessitarem de leis integrativas para produzirem os seus efeitos, as normas constitucionais de eficácia limitada não revogam de imediato a legislação infraconstitucional precedente incompatível com o seu conteúdo.

10 Questão 17276 | Direito Administrativo, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET, Ensino Superior, 2014

Analise as afirmativas abaixo:

I. Pela aplicação do princípio da impessoalidade, o ato administrativo praticado por funcionário irregularmente investido no cargo ou função é válido.

II. A presunção de legitimidade dos atos administrativos é “juris et de jure”.

III. Pela aplicação do princípio da especialidade, a Assembleia Geral de acionistas das sociedades de economia mista não pode alterar os objetivos de sua constituição.

IV. Cabe à Administração Pública, no exercício do poder vinculado, antes da edição do ato, apreciar os aspectos concernentes à oportunidade, conveniência, interesse público e equidade.

V. A concessão de alvará de licença é ato de polícia discricionário.

Estão CORRETAS apenas