Questões de Primeiro Tenente de Polícia Militar - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Primeiro Tenente de Polícia Militar com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 16201 | Atualidades, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que concerne à saúde pública no estado do Ceará, julgue os itens seguintes.

O Ceará consolidou-se como um polo de realização de transplantes, tendo nesse estado sido realizado, em 2013, o maior número desse tipo de cirurgia em toda sua história

2 Questão 16238 | Direito Constitucional, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Considerando a defesa do Estado e das instituições democráticas, os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e as funções essenciais à justiça, julgue os itens a seguir.

Ao bombeiro militar que comprove insuficiência de recursos é garantida assistência jurídica integral e gratuita por meio da defensoria pública.

3 Questão 16248 | Direito Processual Penal, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os itens subsequentes, relativos à ação penal, competência e prova no direito processual penal.

Tratando-se de crimes de ação pública condicionada à representação, o ofendido tem o direito de retratar-se da representação até o oferecimento da denúncia.

4 Questão 16228 | Direito Administrativo, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Considerando o disposto na Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens que se seguem, a respeito de licitação e de contratos administrativos.

A multa, uma das sanções aplicáveis pela administração pública em caso de inexecução total ou parcial de contrato administrativo, pode ser aplicada juntamente com qualquer outra sanção de natureza administrativa prevista na Lei de Licitações e Contratos.

5 Questão 16219 | Noções de Saúde, Noções de Primeiros Socorros, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação à classificação, aos sinais e aos sintomas das queimaduras, julgue os itens subsequentes.

As queimaduras profundas são menos dolorosas, visto que a destruição dos tecidos provoca também a eliminação das terminações nervosas sensitivas.

6 Questão 16193 | Informática, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação a redes, Internet e segurança, julgue os itens de 35 a 40.

Na criptografia simétrica são utilizadas duas chaves: uma para cifrar a mensagem e outra para decifrar a mensagem.

7 Questão 16240 | Direito Penal, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação ao conceito de crime, à lei penal no tempo e aos demais institutos previstos na parte geral do Código Penal, julgue os itens seguintes.

Constituem causas extintivas da punibilidade a retratação do agente nos casos admitidos em lei, a decadência, a perempção, a prescrição, o perdão judicial e a inimputabilidade

8 Questão 16237 | Direito Constitucional, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Após a invasão do quartel central de uma corporação do corpo de bombeiros de determinado estado por um grupo de bombeiros grevistas, o governador se manifestou, afirmando que a greve é inconstitucional e que os grevistas estariam praticando o crime de motim. Ao participar de um programa de rádio, um ex-bombeiro militar eleito deputado federal pelo referido estado atacou a honra do governador, com o objetivo de defender os bombeiros amotinados.

Nessa situação, o referido deputado federal estaria protegido pela inviolabilidade material e não responderia civil ou penalmente por sua manifestação no programa de rádio.

9 Questão 16212 | Química, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Texto associado.
Metais pirofóricos, como sódio (Na), zinco (Zn), magnésio (Mg), potássio (K), bário (Ba), cálcio (Ca), alumínio (Al), zircônio (Zr) e titânio (Ti), podem sofrer ignição instantânea ao entrarem em contato com umidade ou oxigênio e causar incêndios classificados como de classe D. Portanto esses metais devem ser estocados em atmosfera inerte ou em óleos minerais. O potássio, por exemplo, reage explosivamente com água, devido à liberação de hidrogênio. O bário, ao ser queimado, forma chamas coloridas de altíssimas temperaturas. As equações químicas não balanceadas, apresentadas a seguir, ilustram esses processos. K( s) + H2O( l) → KOH( aq) + H2(g) Ba(s) + O2(g) → BaO(s)
Para combater a classe de incêndios gerados por esses materiais, deve-se empregar um extintor de pó químico elaborado à base de cloreto de sódio (NaCl).

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir, utilizando, caso necessário, a tabela periódica inserida no final deste caderno de provas.

Entre os metais citados no texto, aquele que apresenta maior energia de ionização é o alumínio.

10 Questão 16220 | Noções de Saúde, Noções de Primeiros Socorros, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Os traumatismos cranioencefálicos podem ser a causa de lesões no sistema nervoso central e no periférico, com consequências que podem limitar as atividades usuais da vítima. A respeito da gravidade das lesões encefálicas, julgue os itens que se seguem.

A contusão cerebral — que pode ser aberta ou fechada, linear, deprimida ou composta, sem caracterizar fratura de crânio — provoca danos cerebrais graves e exige observação rigorosa pelo profissional especializado.