Questões de Químico Legal - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Químico Legal com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 383489 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, Superior, 2017

Analise as afirmativas abaixo que contém diversas funções metabólicas de determinadas organelas de eucariotos.

I. Ciclo do ácido cítrico, cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa, oxidação dos ácidos graxos, degradação dos aminoácidos.

II. Biossíntese de lipídeos e de esteróides.

III. Síntese de proteínas ligadas à membrana e síntese de proteínas de secreção.

IV. Replicação e transcrição do DNA, processamento do RNA.

V. Reações de oxidação catalisadas por aminoácidooxidases e catalase.

Assinale a alternativa que indica a associação correta entre as funções metabólicas apresentadas e as organelas.

2 Questão 385904 | Biologia, Genética, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Superior, 2017

Analise as afirmativas abaixo que contém informações referentes a alguns tipos de genes.

I. Encontram-se localizados no cromossomo em uma região que aparentemente contém o gene para uma característica ou doença.

II. Têm a tendência de serem transmitidos juntos, pela meiose. Estes genes não estão livres de experimentar a distribuição independente.

III. Genes que codificam um RNA ou uma proteína cuja função é controlar a expressão de outros genes. Esses genes podem regular a transcrição de outros genes através da ligação dos seus produtos a determinados sítios no DNA, geralmente a montante do gene alvo.

Assinale a alternativa cuja sequência se relaciona, correta e respectivamente, com as informações I, II e III da tabela.

3 Questão 480629 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Químico Legal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Durante os trabalhos periciais, em casos em que são encontradas manchas com suspeição de que se trate de sangue, as principais questões a serem respondidas pelos peritos estão relacionadas a saber se trata de sangue e, em caso positivo, se tal sangue é sangue humano. Abaixo está apresentada uma descrição de uma técnica relacionada a esse tipo de exame pericial. ?A primeira providência é saber se o material pesquisado é sangue. Podemos utilizar uma técnica muito simples. Após a técnica, e em caso positivo, observa-se a presença de cristais de forma rômbica, alongados, cor de chocolate, isolados ou em grupos, na forma de charutos ou rosetas, conforme as disposições em que se encontraram?.

Assinale a alternativa que contém a técnica à qual se refere a descrição acima.

4 Questão 385551 | Biologia, Genética, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Superior, 2017

Em relação à estrutura molecular do DNA (ácido desoxirribonucleico), segundo o modelo proposto por J. D. Watson e F. C. Crick, analise as afirmativas a seguir.

I. A molécula do DNA (ácido desoxirribonucleico) é formada por duas cadeias polinucleotídicas que se dispõem em espiral em torno de um mesmo eixo imaginário, correndo na mesma direção.

II. As pontes de hidrogênio ocorrem entre uma base grande (pirimídica) e uma base pequena (púrica).

III. As associações complementares ocorrem entre adenina e citosina e entre guanina e timina.

Assinale a alternativa correta.

5 Questão 480096 | Farmácia, Farmacotécnica, Químico Legal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

O luminol é uma substância fluorescente, de fórmula química C8H7N302, utilizada na pesquisa de cobre, ferro, peróxido e cianeto. Quando borrifado sobre uma superfície onde há partículas de sangue, o líquido reage com ____________ e produz um brilho verde-azulado quando ______________________, mesmo que o local tenha sido exaustivamente lavado.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do texto acima.

6 Questão 386810 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, Superior, 2017

O citoesqueleto tem importante papel nas células eucarióticas. Assinale a alternativa que não está relacionado às funções do citoesqueleto nas células.

7 Questão 383411 | Biologia, Práticas Laborais, Químico Legal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

A cadeia de custódia se aplica aos procedimentos de manipulação de materiais em laboratórios forenses. Assinale a alternativa incorreta a respeito da cadeia de custódia.

8 Questão 385485 | Biologia, Práticas Laborais, Químico Legal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Em relação à microscopia de fluorescência, analise as afirmativas abaixo.

I. O microscópio de fluorescência apresenta sistema de filtros, chamados filtros de excitação e filtros de barragem, os quais são requeridos para detectar o brilho do material contra o fundo negro.

II. O microscópio de fluorescência precisa de um sistema óptico que interaja pouco com a luz.

III. A microscopia de fluorescência tem ampla aplicação nas ciências biológicas por promover a identificação de compostos naturalmente fluorescentes, como a clorofila, dentre outros.

Assinale a alternativa correta.

9 Questão 387331 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, Superior, 2017

Em relação à microscopia de contraste de fase, analise as afirmativas abaixo.

I. O microscópio de contraste de fase apresenta sistemas de anéis metálicos, colocados estrategicamente no caminho da luz, um deles localiza-se na lente condensadora e outro, nas lentes objetivas.

II. Na área ambiental, a microscopia de contraste de fase é importante para a análise do conteúdo estomacal de animais.

III. A utilização do microscópio de contraste de fase não se limita à análise de material sem coloração.

Assinale a alternativa correta.

10 Questão 384570 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, Superior, 2017

 A migração de íons em um campo elétrico é uma das características do fenômeno da eletroforese. Sobre a PAGE (eletroforese em gel de poliacrilamida), analise as afirmativas abaixo.

I. A eletroforese separa moléculas de acordo com a carga e o tamanho, que migram por um gel (agarose ou acrilamida) através de um potencial elétrico.

II. Na eletroforese, a mobilidade das moléculas pequenas é igual à das grandes com a mesma densidade de carga. Sendo definida essa mobilidade por um potencial elétrico que surge, levando as proteínas do polo negativo para o positivo.

III. As separações moleculares baseiam-se em efeitos de peneiramento (tamanho e forma) e na mobilidade eletroforética (carga elétrica).

IV. O PH no gel deve ser baixo o suficiente de forma que praticamente todas as proteínas tenham carga líquida negativa e movam-se em direção ao eletrodo positivo quando a voltagem é aplicada.

Assinale a alternativa correta.