Questões de Farmácia - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Farmácia com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 52952 | Farmácia, Primeiro Tenente Farmacêutico Hospitalar, CIAAR, Ensino Superior, 2013

Sobre a Terapia Nutricional Parenteral, analise as afirmativas abaixo.

I. A nutrição parenteral pode ser administrada por via venosa central, utilizando-se as veias subclávia, cava superior e jugular interna.
II. Incompatibilidades químicas podem ser observadas na nutrição parenteral quando são aditivadas, na mesma seringa, o fosfato de potássio com o gluconato de cálcio para formar sal insolúvel.
III. A nutrição parenteral é recomendada aos pacientes hospitalizados por ser de fácil acesso quando administrada por sonda nasogástrica.
IV. A adição de solução de aminoácidos na nutrição parenteral altera o pH da mistura e diminui a estabilidade da emulsão lipídica.

Estão corretas apenas as afirmativas 

2 Questão 479866 | Farmácia, Farmacodinâmica, Perito Criminal, Polícia Civil PE, CESPE, Ensino Superior, 2016

Acerca dos receptores adrenérgicos, assinale a opção correta.

3 Questão 478719 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Analista de Farmácia, PM MG, 2017

O líquido cefalorraquidiano é normalmente colhido entre a terceira e a quarta ou entre a quarta e quinta vértebra lombar por meio de punção em três tubos. Embora não se trate de procedimento complicado, exige certas precauções, que compreendem a medida da pressão intracraniana e o emprego de técnica acurada para evitar a introdução de infecção ou a lesão no tecido neural. Em relação ao manuseio da amostra, marque a alternativa CORRETA:

4 Questão 479744 | Farmácia, Farmacocinética, Perito Criminal, Departamento de Polícia Federal, CESPE, 2018

O crescente aumento no consumo de medicamentos psicotrópicos tem influenciado o estabelecimento de farmacodependência, que pode manifestar-se tanto sob o uso de drogas prescritas, quanto no uso de drogas não prescritas. Acerca dessa condição clínica, julgue os seguintes itens. A cocaína é uma droga estimulante do sistema nervoso central e seu mecanismo de ação baseia-se no bloqueio dos receptores GABA-A.

5 Questão 478857 | Farmácia, Toxicologia, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, Ensino Superior, 2017

O tolueno é uma substância incolor com odor característico. Analise as afirmativas a respeito dessa substância.

I. A absorção do tolueno ocorre principalmente pela via cutânea.

II. A principal ação tóxica do tolueno ocorre no sistema nervoso central.

III. O cerebelo é a área do cérebro mais afetada pelo tolueno.

Assinale a alternativa correta.

6 Questão 476360 | Farmácia, Policial Civil Perito, Polícia Civil ES, CESPE, 2006

As drogas recebem diferentes classificações, dependendo da sua ação no organismo. Com relação à classificação das drogas, julgue os itens que se seguem.

Os anti-histamínicos são classificados como drogas de ação somática difusa.

7 Questão 477029 | Farmácia, Farmacocinética, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE, 2009

A concentração de um fármaco no sítio de ação e suas propriedades biológicas dependem, entre outros fatores, da sua estrutura química. Acerca dos fatores intrínsecos de um fármaco, que interferem na sua farmacocinética, assinale a opção correta.

8 Questão 475815 | Farmácia, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE, 2009

Com relação aos processos básicos de transmissão química, que envolvem a liberação de mediadores e a sua interação com os receptores situados nas células-alvo, julgue os itens a seguir.

I O princípio de Dale foi comprovado experimentalmente e é aceito até os dias de hoje.

II Os neurônios pós-ganglionares parassimpáticos são adrenérgicos e agem sobre os receptores muscarínicos situados nos órgãos-alvo.

III Os principais neurotransmissores do SNA são acetilcolina e noradrenalina, sendo que a acetilcolina se liga tanto aos receptores nicotínicos como aos muscarínicos.

IV O óxido nítrico e o neuropeptídio Y são exemplos de transmissores do tipo NANC.

Estão certos apenas os itens

9 Questão 477835 | Farmácia, Farmacocinética, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE, 2009

O uso de tabaco pelos adolescentes é um sério problema de saúde pública e, apesar dos esforços da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das campanhas nacionais, o consumo dessa erva ainda é grande. A respeito dos eventos farmacológicos observados no SNC dos indivíduos que utilizam o tabaco, assinale a opção correta.

10 Questão 477527 | Farmácia, Toxicologia, Perito Oficial Químico, Polícia Civil PB, CESPE, 2009

Entre os ensaios analíticos utilizados na confirmação da presença de substâncias tóxicas, está a espectrometria de massa. A respeito dessa técnica, assinale a opção correta.