Questões de História - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de História com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 52796 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, EB, Ensino Médio, 2018

Durante a Idade Moderna, ocorreu o fortalecimento gradual dos governos das monarquias nacionais em grande parte da Europa. Desse processo resultou o absolutismo monárquico. Dentre os argumentos usados para se justificar tal condição, havia um que definia o poder absoluto como condição necessária para a manutenção da paz e do progresso. Assinale a alternativa abaixo que apresenta o responsável por tal pensamento.

2 Questão 389560 | História, Soldado de Primeira Classe, PM MG, 2007

Assinale abaixo a alternativa que apresenta características do governo Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2002).

3 Questão 388345 | História, Soldado de Primeira Classe, PM MG, 2008

Leia com atenção o texto abaixo.

”Fui vencido pela reação e, assim, deixo o governo. (...) Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis levantam-se contra mim e me intrigam ou me infamam. (...) Se permanecesse não manteria a confiança e a tranqüilidade ora quebradas, indispensáveis ao exercício da minha autoridade. (...) A mim não falta a coragem da renúncia”.

O trecho acima foi retirado da carta-renúncia de Jânio Quadros. Visivelmente, ele se inspirou em outra carta famosa, a carta testamento. Quem foi o autor desta última?

4 Questão 195202 | História, Constituições brasileira, Aluno Oficial CFO, PM SP, VUNESP, 2014

A relativa liberdade de expressão que existiu entre 1964 e 1968 explica-se menos pelo caráter “envergonhado” da ditadura e mais pela base social do golpe de Estado e pela natureza do próprio regime por ele implantado. Tendo forte apoio nas classes médias e produto de uma conspiração que envolveu setores liberais (ancorados na imprensa e nos partidos conservadores), os quatro primeiros anos dos militares no poder foram marcados pela combinação de repressão seletiva e construção de uma ordem institucional autoritária e centralista.

(NAPOLITANO, Marcos. 1964. História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014)

Um dos marcos desse período que confirma a tese do autor é

5 Questão 389023 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro, 2011

Foi uma característica do Principado Romano:

6 Questão 388841 | História, História do Brasil, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro, 2011

Sobre o processo político da segunda fase de Getúlio Vargas e do Governo JK, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Apesar das amplas liberdades consagradas na Constituição vigente, o direito de greve sofreu considerável restrição, dependendo de autorização judicial para configurar-se como legal.

II. Uma característica importante do período pós-1950, quando da segunda fase de Vargas no poder, foi o retraimento do nacionalismo e do populismo.

III. Durante a década de 1950, parte das atitudes oposicionistas advinha de comandantes militares, cuja ideologia era o anticomunismo de inspiração norte-americana.

7 Questão 390409 | História, História Geral, Bombeiro Militar, Corpo de Bombeiro Militar MG, 2018

Em 1948, o governo da África do Sul (país mais industrializado do continente africano até aquele momento) instituiu um sistema legal de segregação racial conhecido como Apartheid, que durou até o período de 1989-1992. O fato que levou ao fim do Apartheid sul-africano foi a(o)

8 Questão 199819 | História, Segunda Guerra Mundial, Aluno Oficial CFO, PM SP, VUNESP, 2013

O episódio considerado por muitos historiadores como o " prelúdio da Segunda Guerra Mundial" e que opôs a esquerda à direita fascista foi

9 Questão 42730 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA, Ensino Médio, 2012

O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão. Uma das formas de resistência dos escravos era a fuga e a consequente formação de núcleos de povoamento livres da opressão dos senhores. Esses núcleos eram os(as)

10 Questão 388640 | História, História do Brasil, Soldado Combatente, PM ES, CESPE, 2006

Considerando os itens seguintes, adaptados de Luciano Figueiredo (Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 2, n.º 23, ago./2007, p. 21), que constituem partes sucessivas de um texto, julgue-os quanto aos seus aspectos gramaticais. Entre o ideal do príncipe perfeito e as necessidades de caixa, Portugal não vacilou em escolher a segunda opção.