Questões de História e Geografia de Estados e Municípios - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de História e Geografia de Estados e Municípios com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 18163 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB, Ensino Médio, 2014

A agropecuária é hoje uma das principais atividades econômicas do estado de Rondônia. Porém, antes dos anos 1970, quando teve iniciou o ciclo da agropecuária na região, a economia desta se baseava:

2 Questão 17410 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SE, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

A economia de Sergipe reúne aspectos semelhantes a de outros Estados do Nordeste. Em relação à situação econômica de Sergipe durante o período imperial é correto afirmar que:

3 Questão 238667 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, PM RR, UERR, 2012

Analise as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:

I - A lenda de Macunaima é oriunda do grupo étnico Karib, a cujo tronco pertencem os Macuxi.
II - O Pico da Neblina e o Parque Nacional do Pico da Neblina ficam situados no interior da terra indígena Ianomãmi.
III - A Terra Indígena Ianomãmi foi homologada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
IV - A Terra Indígena Raposa Serra do Sol e Terra Indígena São Marcos concentram a grande maioria da população indígena Macuxi.

4 Questão 43271 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB, Ensino Médio, 2014

Rondônia é um estado da Região Norte que possui grandes semelhanças climáticas com os demais estados da região. Entre as características do clima de Rondônia, pede-se destacar:

5 Questão 240425 | História e Geografia de Estados e Municípios, Acre, Soldado da Polícia Militar, PM AC, FUNCAB, 2012

A partir da década de 1970, foram constantes os conflitos pela posse da terra no Acre. Foram diversos os motivos para os conflitos, principalmente entre diferentes setores econômicos. Uma política do Governo Federal que serviu de importante fator na indução dos conflitos foi:

6 Questão 239221 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, PM RO, FUNCAB, 2014

Em fins do século XIX e início do século XX se deu o primeiro grande surto da exploração da borracha na Amazônia brasileira. Os seringais do Alto Madeira contaram principalmente com o trabalho de:

7 Questão 41428 | História e Geografia de Estados e Municípios, Papiloscopista e Técnico em Perícia, Polícia Civil PB, CESPE, Ensino Médio, 2009

Texto associado.
        A Paraíba está situada na porção leste da região Nordeste. Seu território abriga o ponto extremo leste da América do Sul. Seu relevo comporta planície, planalto e depressões. Com 1.197 metros de altitude, o pico do Jabre, na serra do Teixeira, é  o ponto mais elevado do território do estado. Quanto à vegetação, veem-se mangues, pequena área de floresta tropical e caatinga. O clima comporta, basicamente, dois tipos: tropical e semiárido. Entre suas principais cidades, estão a capital João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Sousa, Guarabira, Cajazeiras, Sapé e Cabedelo.
        A ocupação e a colonização da Paraíba tiveram início no mesmo século em que começou a colonização do Brasil. A fundação da Vila de Felipéia de Nossa Senhora das Neves ocorreu em 1585. A cana-de-açúcar esteve na origem da colonização do território paraibano, vinda de Pernambuco. O desenvolvimento da economia açucareira atraiu a atenção de outros europeus que tentaram se fixar na região. Na mesma  época, na região em torno da atual Campina Grande, desenvolvia- se a pecuária. No século XIX, a Paraíba envolveu-se nas lutas pela independência do Brasil. Em 1874, uma revolta, verdadeira insurreição popular contra a pobreza, a fome, os impostos elevados e o descaso pela população sertaneja, sacudiu a província. Na Primeira República (1889-1930), a economia manteve-se atrelada a uma agricultura estagnada e, sob o ponto de vista político, o Estado continuou submetido ao poder das oligarquias. Em 1930, a Paraíba teve importante papel na  Revolução que levou Getúlio Vargas ao poder nacional.
Relativamente à vegetação do estado da Paraíba, a caatinga

8 Questão 41601 | História e Geografia de Estados e Municípios, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RO, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Assinale a alternativa correta sobre a geomorfologia de Rondônia.

9 Questão 16633 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB, Ensino Médio, 2012

A redefinição dos limites territoriais entre os estados do Acre e do Amazonas foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal em 2008. As análises jurídicas, com base nas demarcações da Linha Cunha Gomes e referendadas pelo IBGE, aumentaram o espaço territorial do estado do Acre, principalmente em alguns municípios. Entre as duplas de municípios a seguir, a que possui limites territoriais que foram demarcados pela Linha Cunha Gomes é:

10 Questão 43273 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB, Ensino Médio, 2014

O estado de Rondônia possui fronteira com um país sul-americano e divisas com três estados brasileiros. Os três estados brasileiros que possuem divisas com Rondônia são: