Questões de Música - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Música com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 9802 | Música, Militar Músico, Bombeiro Militar DF, CESPE, Ensino Médio, 2011

O período da Renascença se caracteriza, na história da Europa ocidental, sobretudo pelo enorme interesse devotado ao saber e à cultura, particularmente a muitas ideias dos antigos gregos e romanos. Foi também uma idade de grandes descobertas e explorações, a época em que Vasco da Gama, Colombo, Cabral e outros estavam fazendo suas viagens de descobrimentos, enquanto notáveis avanços se processavam na ciência e na astronomia.
Idem, ibidem, p. 23.

Acerca da música no período a que se refere o texto acima, julgue os itens a seguir.

Entre os compositores mais importantes do período renascentista encontram-se Palestrina, Lassus, Scarlatti e Corelli.

2 Questão 9811 | Música, Militar Músico, Bombeiro Militar DF, CESPE, Ensino Médio, 2011

Considerando a oposição estilística verificada entre os períodos clássico e romântico, julgue os itens subsequentes.

O “baixo de Alberti”, importante figuração da escrita pianística, caracteriza a obra de compositores como Schumann, Chopin e Lizt.

3 Questão 9816 | Música, Militar Músico, Bombeiro Militar DF, CESPE, Ensino Médio, 2011

Nem todos os compositores do século XX usam técnicas radicais. Alguns têm continuado a compor segundo aquilo que é basicamente identificado como o apaixonado estilo romântico, embora injetando em suas obras certo grau de vitalidade rítmica e de dissonâncias que as definem, sem dúvida alguma, como pertencentes a este século [XX].
Idem, ibidem, p. 68.

Acerca da música do século XX, julgue os itens subsequentes.

Na obra A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky — uma das composições mais significativas da música moderna —, foram aplicadas inúmeras técnicas específicas do século XX, tais como a politonalidade e o dodecafonismo.

4 Questão 17035 | Música, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MG, CRSP PMMG, Ensino Médio, 2013

Marque a alternativa CORRETA..

5 Questão 9817 | Música, Militar Músico, Bombeiro Militar DF, CESPE, Ensino Médio, 2011

Nem todos os compositores do século XX usam técnicas radicais. Alguns têm continuado a compor segundo aquilo que é basicamente identificado como o apaixonado estilo romântico, embora injetando em suas obras certo grau de vitalidade rítmica e de dissonâncias que as definem, sem dúvida alguma, como pertencentes a este século [XX].

Idem, ibidem, p. 68.

Acerca da música do século XX, julgue os itens subsequentes.

Manifestações típicas do século XX tais como aleatoriedade, serialismo integral e concretismo exemplificam as “técnicas radicais” mencionadas no início do texto acima.

6 Questão 9815 | Música, Militar Músico, Bombeiro Militar DF, CESPE, Ensino Médio, 2011

Considerando a oposição estilística verificada entre os períodos clássico e romântico, julgue os itens subsequentes.

O estreitamento de laços entre a música, a pintura e a literatura deu origem à música programática no período romântico.

7 Questão 52906 | Música, Sargento Músico, CFN, MB, Ensino Médio, 2017

O período da história da música que vai do aparecimento da Ópera e do Oratório até a morte do compositor J. S. Bach é chamado de

8 Questão 9796 | Música, Militar Músico, Bombeiro Militar DF, CESPE, Ensino Médio, 2011

Ainda no século XII, Paris tornou-se um importantíssimo centro musical, desde que, em 1163, teve início a construção da catedral de Notre Dame. Aí, as partituras de organum, com um grupo de compositores pertencentes à escola de Notre Dame, alcançam admirável estágio de elaboração.
R. Bennett. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986, p. 15.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

No período estilístico mencionado no texto, destacam-se os nomes dos compositores Leonin e Perotin.

9 Questão 9814 | Música, Militar Músico, Bombeiro Militar DF, CESPE, Ensino Médio, 2011

Considerando a oposição estilística verificada entre os períodos clássico e romântico, julgue os itens subsequentes.

Nas estruturas formais de compositores como Haydn e Mozart, observa-se o emprego de frases e períodos simétricos, além de cadências harmônicas claras e bem definidas.

10 Questão 9835 | Música, Militar Músico, Bombeiro Militar DF, CESPE, Ensino Médio, 2011

Com relação a intervalos, escala geral, acordes, escalas e condução de vozes, julgue os itens seguintes.

A escala menor na forma melódica foi criada em função da necessidade de os graus terem entoações diferentes, o que possibilita harmonizações ou acordes diversos.