Questões de Química - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Química com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 593853 | Química, Reações Químicas, Soldado Combatente, Bombeiro Militar AL, CESPE, Ensino Médio, 2017

Acerca dos diferentes tipos de ligações químicas e das substâncias formadas em reações químicas, julgue os próximos itens. O principal produto das reações de neutralização é a água.

2 Questão 654975 | Química, Policial Federal Papiloscopista, DPF, CESPE, 2004

Sabendo que o E0 para a semi-reação Eu3+ + e- 6 Eu2+ é igual a  -0,43 V, julgue os itens a seguir, considerando o texto de referência.

Os íons Eu2+ são capazes de reduzir espontaneamente os íons H+ presentes em uma solução aquosa a H2, na condição padrão.

3 Questão 591606 | Química, Policial Civil Papiloscopista, Polícia Civil PA, CESPE, 2006

A luz forense compreende a radiação ultravioleta (UV) com comprimentos de onda entre 200 nm e 400 nm. Considerando que um comprimento de onda de 500 nm corresponde à luz de cor verde, é correto afirmar que a luz forense citada possui uma freqüência que

4 Questão 592359 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil RR, CESPE, Ensino Médio, 2003

Julgue os itens que se seguem, acerca de drogas farmacológicas.

O paration, organofosforado utilizado como inseticida, pode provocar intoxicação em seres humanos por ser um agonista dos receptores de acetilcolina.

5 Questão 18330 | Química, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB, Ensino Fundamental, 2015

A camada da atmosfera terrestre na qual situam-se o oxigênio e o gás carbônico utilizados na respiração dos seres vivos, bem como as nuvens e os ventos, denomina-se:

6 Questão 594251 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil ES, CESPE, 2006

Com relação a conceitos de química, julgue os itens seguintes.

A rapidez de uma reação química pode ser aumentada quando um reagente sólido é triturado.

7 Questão 591551 | Química, Radioatividade, Soldado Bombeiro Militar de Manutenção, CBMDF DF, IDECAN, 2017

Em relação à radioatividade sobre o decaimento radioativo, é INCORRETO afirmar que

8 Questão 684818 | Química, Primeiro Tenente Engenharia Metalúrgica, CIAAR Aeronáutica, Aeronáutica, Ensino Médio, 2019

 De fato, os átomos estão em constante movimentação em materiais sólidos, mudando rapidamente as suas posições. Para um átomo fazer esse tipo de movimento, duas condições devem ser atendidas: (1) deve existir um sítio adjacente vazio e (2) o átomo deve possuir energia suficiente para quebrar as ligações atômicas que o unem aos seus átomos vizinhos e, então, causar alguma distorção na rede cristalina durante o deslocamento. 
Sobre, é correto afirmar que não é considerado um tipo de energia, capaz de causar essa movimentação

9 Questão 593395 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Civil RR, CESPE, Ensino Médio, 2003

A farmacologia pode ser definida como o estudo das substâncias que interagem com os organismos vivos por meio de processos químicos, especialmente pela ligação às moléculas regulatórias, que, na grande maioria das vezes, é representada por uma proteína cuja ativação ou inibição irá interferir no processo fisiológico normal. Além disso, faz parte da farmacologia estudar como um organismo metaboliza e excreta uma determinada droga. É interessante observar que praticamente todas as drogas, dependendo da dose utilizada, apresentam um efeito terapêutico e outro tóxico. A distância entre a concentração plasmática que tem efeito terapêutico e a que provoca efeitos tóxicos é conhecida como índice terapêutico, ou janela terapêutica.

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Uma droga é mais segura quando seu índice terapêutico é elevado, ou seja, os níveis plasmáticos responsáveis pelos efeitos terapêuticos são bem menores que os níveis plasmáticos relacionados aos efeitos tóxicos.

10 Questão 682237 | Química, Cadete do Exército 1° Dia, EsPCEx, Exército Brasileiro, Ensino Médio, 2019

Texto associado.

Um analista químico realizou um experimento em que utilizou 200 mL de uma solução de concentração 2 mol/L de ácido clorídrico (HCl) para reagir com uma certa massa de bicarbonato de sódio (também denominado de hidrogenocarbonato de sódio). Notou que nem todo o ácido reagiu com essa massa de bicarbonato de sódio, restando um excesso de ácido. Ao final do experimento, ele obteve um volume de 6,15 L de gás carbônico, medidos a 27 ºC e 1 atm. Esse gás carbônico é oriundo da decomposição do ácido carbônico produzido na reação.

Dados: R = 0,082 atm·L·mol-1·K-1

T (Kelvin) = t (Celsius) + 273

Esse analista fez as seguintes afirmativas:

I – A equação química balanceada que descreve corretamente a reação citada é: Na2CO3 + 2 HCl ? H2CO3 + 2 NaCl
II – Para a formação de 6,15 L de CO2, foram consumidos 21 g de bicarbonato de sódio.
III – É uma reação de oxidorredução e o ácido clorídrico é o agente oxidante.
IV – Se todo esse ácido clorídrico fosse consumido numa reação completa com bicarbonato de sódio suficiente, o volume de gás carbônico produzido seria de 9,84 L.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.