Questões de Ensino Superior - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Ensino Superior com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 5946 | Direito Constitucional, Oficial de Cartório, Polícia Civil RJ, FGV, Ensino Superior, 2009

A respeito da possibilidade de acumulação remunerada de cargos públicos prevista na Constituição, assinale a alternativa correta.

2 Questão 17406 | Conhecimentos Gerais, Atualidades, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SE, FUNCAB, Ensino Superior, 2014

Nos últimos dez anos, o Brasil teve reduzidas suas taxas de pobreza extrema. Contudo, alguns estados do país contam ainda com elevado número de miseráveis, assim considerados, oficialmente, aqueles que ganham até 70 reais mensais. O estado brasileiro que registra hoje o maior percentual de pessoas que se encontram em situação de extrema pobreza é:

3 Questão 555 | Direito Administrativo, Papiloscopista, Polícia Civil RJ, NCE, Ensino Superior

O Decreto-lei n.º 218/75 veicula o Estatuto dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro. Tendo em conta o disposto no referido diploma, aprecie as seguintes proposições:

I - De acordo com o estatuto, empenhar-se em atividades que prejudiquem o fiel desempenho da função policial constitui transgressão disciplinar, classificada como “ média”.
II - Na aplicação de penalidade serão levados em conta a repercussão do fato e os danos decorrentes da transgressão ao serviço público.
III - Serão consideradas circunstâncias agravantes, sopesadas na aplicação de penalidade, o fato de a transgressão ter sido praticada com premeditação ou com abuso de autoridade hierárquica ou funcional, ou ainda quando for verificada má conduta funcional.
IV - Constitui transgressão disciplinar classificada como “média” dar informações inexatas, alterá-las ou desfigurá-las.
V - Constitui transgressão disciplinar classificada como “ média” portar-se de modo inconveniente em lugar público ou acessível ao público.

Julgando as assertivas acima, assinale:

4 Questão 16993 | Direito Processual Penal Militar, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar MG, CRSP PMMG, Ensino Superior, 2014

Em conformidade com as disposições do Código de Processo Penal Militar (CPPM), marque a alternativa CORRETA:

6 Questão 4747 | Português, Investigador Policial, Polícia Civil SP, Ensino Superior, 2009

Texto associado.
As questões de números 1, 2, 3, 4 e 5 referem-se ao texto abaixo.

“Intensas erupções solares e tempestades
geomagnéticas ejetam grandes quantidades de íons –
partículas eletricamente carregadas – ao espaço.
Quando essas partículas atingem o campo magnético
da Terra, causam o belo espetáculo atmosférico das
auroras polares, mas derrubam a comunicação com
os satélites”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das frases.

_____________ a testemunha não compareceu ao distrito policial?
- Não sei o ______, talvez seja ___________ esteja sendo ameaçada.

7 Questão 4739 | Português, Investigador Policial, Polícia Civil SP, Ensino Superior, 2009

Texto associado.
De acordo com língua culta escrita, assinale a
A regência verbal e nominal está de acordo com a língua culta escrita em:

9 Questão 43319 | Raciocínio Lógico, Aspirante do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar SC, CONSULPLAN, Ensino Superior, 2015

José, João e Josué são sobrinhos de Dona Josélia e sempre a visitam. Se José vem visitá‐la, então ela fará pudim. Se João vem visitá‐la, então ela fará pudim e se Josué vem visitá‐la ela não fará pudim. Dona Josélia fez pudim. Nesse sentido, é correto afirmar que:

10 Questão 2311 | Raciocínio Lógico, Policial Rodoviário Federal, PRF, FUNRIO, Ensino Superior

Em uma reunião de agentes da Polícia Rodoviária Federal, verificou-se que a presença por Estado correspondia a 46 % do Rio de Janeiro, 34 % de Minas Gerais e 20 % do Espírito Santo. Alguns agentes do Rio de Janeiro se ausentaram antes do final da reunião, alterando o percentual de agentes presentes do Rio de Janeiro para 40 %. O percentual referente ao número de agentes que se retirou em relação ao total inicialmente presente na reunião é de