Questões de Bombeiro Militar CE - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Bombeiro Militar CE com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 16178 | Biologia, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

Com relação à fisiologia humana, julgue os itens de 114 a 117.

As veias pulmonares transportam o sangue rico em oxigênio ao coração que, por sua vez, bombeia o sangue para as artérias e os capilares sistêmicos. As artérias pulmonares transportam o sangue pobre em oxigênio aos pulmões.

2 Questão 16143 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

Com base no Código Disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do estado do Ceará (CBMCE), julgue os itens a seguir.

Expulsão, demissão, custódia disciplinar e repreensão são sanções disciplinares aplicáveis a membro do CBMCE.

3 Questão 42814 | Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

Texto associado.
     Os fogos de artifício podem causar acidentes como incêndios, lesões corporais e até mesmo a morte de quem os usa ou observa. O principal componente desses artefatos é a pólvora negra, composta por enxofre, salitre e carvão em cuja combustão ocorre uma reação química que libera muita energia e que, por gerar grande quantidade de gases, é também expansiva e explosiva. A equação química não balanceada apresentada abaixo é uma representação simplificada dessa combustão.

KNO3(s) + S(s) + C(s) → K2S(s) + N2(g) + CO2(g)

Com base nas informações acima e na tabela periódica, incluída no final deste caderno de provas, julgue os itens a seguir.
Para gerar 1 mol de K2S é necessário pelo menos 1 mol de S, 3 mols de CO2 e 2 mols de KNO3, considerando-se um rendimento de 100% para a reação.

4 Questão 16135 | Informática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

Acerca de segurança da informação e dos procedimentos de becape, julgue os próximos itens.

A instalação de antivírus no computador de um usuário que utiliza a máquina em ambiente organizacional é suficiente para impedir o acesso, por terceiros, a informações privativas do usuário.

5 Questão 16216 | Noções de Saúde, Noções de Primeiros Socorros, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os itens a seguir, relativos ao choque circulatório.

No início do desenvolvimento do choque hipovolêmico, o indivíduo pode relatar sintomas de fraqueza, náusea e vertigem associados aos sinais de aumento da pulsação, aumento da respiração e agressividade

6 Questão 16157 | Geografia, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

No que diz respeito a países do Norte desenvolvido, julgue os itens a seguir.

A crise europeia do início do século XXI favoreceu altos índices de desemprego em países como Portugal e Espanha.

7 Questão 42800 | Princípios, Normas e Atribuições Institucionais, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

De acordo com o disposto na Lei de Organização Básica (LOB) do CBMCE, julgue os itens subsequentes.

A LOB fixa o efetivo do CBMCE em cinco mil trezentos e dezesseis militares. 

8 Questão 16152 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue os próximos itens.

Em 1947, o presidente Eurico Gaspar Dutra criou o Conselho Nacional do Petróleo, lançou o slogan O Petróleo é Nosso e fundou a PETROBRAS, que controla toda a produção do petróleo brasileiro.

9 Questão 16194 | Atualidades, Primeiro Tenente de Polícia Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação aos efeitos da seca no estado do Ceará ao longo do ano de 2013, julgue os itens subsequentes.

A maior parte dos carros-pipas do estado do Ceará está sob a responsabilidade do Exército brasileiro, que cumpre importante papel no combate aos efeitos da seca.

10 Questão 42824 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE, Ensino Médio, 2014

     Nas próximas décadas, o clima brasileiro provavelmente será mais quente, com aumento gradativo e variável da temperatura média em todas as regiões do país (entre 1 ºC e 6 ºC até 2100), em comparação à média registrada no final do século XX. No mesmo período, está prevista a diminuição significativa da ocorrência de chuvas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. No entanto, haverá um aumento do número de precipitações nas regiões Sul e Sudeste. Entre essas conclusões, apresentadas no primeiro Relatório de Avaliação Nacional do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), constam, ainda, o aumento progressivo da temperatura da caatinga (entre 3,5 ºC e 4,5 ºC) e a diminuição da ocorrência de chuvas nesse bioma (entre 40% e 50%).

Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

O fenômeno descrito no texto poderá afetar a biodiversidade e aumentar na região Sul os casos de doenças, como a dengue.