Questões de Bombeiro Militar ES - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Bombeiro Militar ES com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 42852 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar ES, CESPE, Ensino Médio, 2011

       Sobreviventes da gripe H1N1 têm a chave para nova vacina

      Conforme relatos de cientistas, as pessoas que se recuperaram da gripe H1N1, a qual se tornou pandemia em 2009 e ficou conhecida como gripe suína, desenvolveram anticorpos incomuns que as protegem de diferentes cepas de gripe.
      Os especialistas surpreenderam-se ao descobrir que a imunidade dos pacientes a novas gripes poderia impulsionar as pesquisas para a produção de uma vacina universal contra uma série de cepas que existiram por décadas, destacou o estudo publicado no Journal of Experimental Medicine.
      Cientistas dos Estados Unidos examinaram nove pacientes que haviam adoecido no ano anterior e descobriram neles anticorpos que, testados em ratos, os protegeram de uma dose letal de, pelo menos, outras três cepas de gripe, inclusive da aviária.

               Internet:(com adaptações).

Com base nas informações acima e nos conhecimentos a elas correlatos, julgue o item seguinte.

Caso se conseguisse isolar os anticorpos contra a gripe presentes no organismo dos pacientes que participaram do referido estudo, uma vacina muito eficiente contra essa doença poderia ser fabricada.

2 Questão 42834 | Geografia, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar ES, CESPE, Ensino Médio, 2011

      O grupo de pesquisa Population Reference Bureau projetou, para 2012, a população mundial de 7 bilhões de pessoas, desde que mantida a média global atual de 267 nascimentos e 108 mortes a cada minuto. Ainda que, em alguns países, as taxas de natalidade tenham-se reduzido, a expectativa de vida continua crescendo no cenário mundial.

Considerando as informações acima, julgue o item seguinte.

Dada a menor proporção de pessoas em idade economicamente ativa, os governos têm buscado elevar a idade mínima de aposentadoria e gerar oportunidades de trabalho para os mais idosos, de forma a reduzir o peso social de uma população mais velha.

3 Questão 16254 | Matemática, Oficial Bombeiro Militar Combatente, Bombeiro Militar ES, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.
João, Pedro e Claudio receberam o prêmio do jogo de loteria. Do total do prêmio, João terá direito a 1/3, Pedro, a 1/4 e Cláudio receberá R$ 125.000,00. Considerando essa situação hipotética julgue os itens seguintes:
João deverá receber quantia superior a R$ 98.000,00.

4 Questão 42856 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar ES, CESPE, Ensino Médio, 2011

       Seis espécies de aves australianas são declaradas extintas
                 Espécies poderiam ter sido facilmente salvas


      Uma equipe de ornitólogos da Charles Darwin University, no norte da Austrália, declarou a extinção de seis espécies de aves nativas. Segundo o professor de conhecimentos tropicais, Stephen Garnett, esses animais poderiam, facilmente, ter sido salvos.
      “Infelizmente, não há sinal de mais nenhum indivíduo”, lamenta Garnett. As espécies foram dizimadas após a chegada dos colonizadores europeus à Austrália. Seus hábitats foram desmatados ou contaminados por espécies exóticas invasoras. O controle do manejo de gado e de coelhos para o abate poderia ter salvado essas aves do fim.

                 John Platt. Internet: (com adaptações).

Com base na situação descrita acima e em conhecimentos a ela correlatos, julgue o próximo item.

Quando uma espécie é extinta, sua função ecológica é desempenhada por outra espécie cujos hábitos sejam iguais aos dela.

5 Questão 42843 | Física, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar ES, CESPE, Ensino Médio, 2011

Na hidrostática, um resultado notável conhecido como Teorema de Stevin estabelece que a pressão ph em um ponto situado à profundidade h, dentro de um líquido em equilíbrio, é a soma da pressão sobre a superfície livre (pressão atmosférica, P0) e do peso da coluna líquida que se situa logo acima desse ponto. Matematicamente, esse teorema pode ser expresso pela equação Ph = P0 + dgh em que d é a densidade do líquido em equilíbrio e g = 10,0 m/s2 é a aceleração da gravidade. Considerando essas informações e os princípios relacionados à hidrostática, julgue o item seguinte.

É possível deduzir a expressão do empuxo a partir da equação básica da hidrostática.

6 Questão 42859 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar ES, CESPE, Ensino Médio, 2011

Um dos assuntos do debate da atualidade tem sido a clonagem humana, que foi tema, inclusive, de folhetim exibido na tevê.

Acerca desse tema científico e de seus vários desdobramentos, julgue o próximo item.

No processo de clonagem, não se utilizam células de tecidos diferenciados.

7 Questão 42833 | Geografia, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar ES, CESPE, Ensino Médio, 2011

      O grupo de pesquisa Population Reference Bureau projetou, para 2012, a população mundial de 7 bilhões de pessoas, desde que mantida a média global atual de 267 nascimentos e 108 mortes a cada minuto. Ainda que, em alguns países, as taxas de natalidade tenham-se reduzido, a expectativa de vida continua crescendo no cenário mundial.

Considerando as informações acima, julgue o item seguinte.

A redução da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida nos países desenvolvidos são motivos de crescente preocupação dos governos desses países, visto que, diante dessa realidade, o número de adultos economicamente ativos em relação ao de idosos inativos irá declinar rapidamente.

8 Questão 16252 | Português, Oficial Bombeiro Militar Combatente, Bombeiro Militar ES, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.
Os itens a seguir apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os no que se refere à correção gramatical e ortográfica.
A generosidade de final de ano nos leva a doar mais, tornando mais poupudas as caixinhas para o gari e para a empregada doméstica.

9 Questão 42845 | Física, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar ES, CESPE, Ensino Médio, 2011

Uma haste fina, rígida, de massa desprezível e com 0,50 m de comprimento tem uma de suas extremidades fixada sobre uma mesa horizontal e pode girar livremente (sem tocar a superfície da mesa) em torno do ponto fixo. Considere que, na outra extremidade da haste, esteja preso um objeto de massa m = 4,0 kg, apoiado sobre a superfície da mesa e, inicialmente, em repouso. Suponha que, entre o objeto e a mesa, exista atrito, com coeficiente μ = 0,1, e que, em certo momento, o objeto receba um impulso de 2,0 kg m/s, perpendicular à direção sobre a qual se estende a haste e paralelamente à superfície da mesa, comece a girar e pare após certo instante. Com base nessa situação, julgue o item que se segue. Considere a aceleração da gravidade g = 10,0 m/s2 e π = 3,14

Durante todo o movimento do referido objeto, a aceleração centrípeta é constante.

10 Questão 42841 | Física, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar ES, CESPE, Ensino Médio, 2011

Na hidrostática, um resultado notável conhecido como Teorema de Stevin estabelece que a pressão ph em um ponto situado à profundidade h, dentro de um líquido em equilíbrio, é a soma da pressão sobre a superfície livre (pressão atmosférica, P0) e do peso da coluna líquida que se situa logo acima desse ponto. Matematicamente, esse teorema pode ser expresso pela equação Ph = P0 + dgh em que d é a densidade do líquido em equilíbrio e g = 10,0 m/s2 é a aceleração da gravidade. Considerando essas informações e os princípios relacionados à hidrostática, julgue o item seguinte.

É nula a pressão hidrostática no interior de líquidos cuja superfície livre esteja sob vácuo, independentemente da profundidade