Questões de EEAR - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de EEAR com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

2 Questão 53051 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Ensino Médio, 2017

Marque a alternativa em que o substantivo em destaque forma o plural com a terminação -ãos. 

3 Questão 239736 | Português, Sargento, EEAR, Aeronáutica, 2014

Leia:
"Eu também já fui brasileiro / moreno como vocês. / Ponteei viola, guiei forde / e aprendi na mesa dos bares / que o nacionalismo é uma virtude."
Em relação à oração a que pertence, é correto afirmar que

6 Questão 53056 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, Ensino Médio, 2017

Marque a alternativa incorreta quanto à classificação do termo em destaque. 

7 Questão 689152 | Engenharia de Software, Sargento da Aeronáutica Informática, EEAR, Aeronáutica, Ensino Médio, 2019

Levando em consideração os conceitos básicos de análise orientada a objetos (AOO) e a introdução à UML, assinale a alternativa correta.

8 Questão 18412 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB, Ensino Superior, 2013

Texto associado.
A GUERRA DO PLÁSTICO

     Só 5% do plástico produzido pela indústria petroquímica mundial desde os anos 1930 foi incinerado. O restante continua em algum lugar do planeta. Grande parte desse plástico se acumula em aterros sanitários e lixões. Outra parte cai nos bueiros, é arrastada pelos rios até os oceanos, onde se acumula em bizarras ilhas flutuantes. Espécies ameaçadas como as tartarugas marinhas confundem o plástico com algas e, ao comê-lo, morrem asfixiadas.
     Uma das maiores iniciativas para lidar com essa tragédia ambiental é a adoção dos plásticos biodegradáveis. Eles foram desenvolvidos a partir dos anos 1990 por gigantes da indústria petroquímica. Trata-se de plásticos que se decompõem sob a ação do sol, da umidade ou do ar, em prazos que variam de poucos meses até cinco anos. O tipo mais usado é o oxibiodegradável, que se decompõe em cerca de 18 meses. Em contato com o ar, ele se desmancha em bilhões de partículas invisíveis. Com a disseminação mundial do discurso de proteção à natureza, o uso dos biodegradáveis começou a crescer no comércio, especialmente como sacolas de supermercado. Mas alguns estudos recentes contestam a eficácia do plástico oxibiodegradável – justamente o mais usado por causa do curto tempo de decomposição. Joseph Greene, um pesquisador da Universidade da Califórnia, testou a decomposição desses produtos e concluiu que a biodegradação não é uma solução definitiva. Alguns plásticos foram absorvidos pelo meio ambiente, mas outros viraram pó, sem ser consumidos por bactérias e fungos.
     Para Sílvia Rolim, do Instituto Socioambiental dos Plásticos, a melhor forma de proteger o ambiente é produzir plásticos mais resistentes. Assim, eles seriam reutilizados ou reciclados. Está aí um debate que pode durar décadas.

(FERREIRA Thaís, Revista Época, janeiro, 2009-adaptado)
Assinale a alternativa correta em relação ao que se afirma no texto.

9 Questão 239995 | Português, Sargento, EEAR, Aeronáutica, 2014

Leia:
"Tudo nela era atenuado e passivo. O próprio rosto era mediano, nem bonito nem feio. Era o que chamamos uma pessoa simpática. Não dizia mal de ninguém, perdoava tudo. Não sabia odiar; pode ser até que não soubesse amar."
(Machado de Assis, Missa do galo)
Qual das classificações abaixo não se refere a nenhum dos pronomes destacados no texto?

10 Questão 239065 | Física, Sargento, EEAR, Aeronáutica, 2014

Um vagão de trem, de massa igual a 8.103 kg, está totalmente parado nos trilhos de uma linha ferroviária. Em um determinado instante uma locomotiva, que tinha uma velocidade inicial constante de 8 m/s, engata no vagão e juntos passam a se mover com uma velocidade constante de 6 m/s.
Considerando que todo o movimento ocorreu em um trecho retilíneo da ferrovia e sem qualquer atrito, determine o valor, em 103 kg, da massa da locomotiva.