Questões de Polícia Civil ES - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Polícia Civil ES com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 399911 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Perito Papiloscópio, Polícia Civil ES, CESPE, 2011

Com relação aos atos administrativos, julgue os itens que se seguem.

O poder legal conferido ao agente público para o desempenho específico das atribuições de seu cargo constitui um requisito do ato administrativo, ou seja, o requisito da competência.

2 Questão 461641 | Direito Penal, Crimes Contra a Liberdade Sexual, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE, 2011

Com relação à legislação especial, julgue os itens a seguir.

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça mais atualizada e ampla tem se firmado no sentido de que, nos casos de crimes contra a dignidade sexual, o consentimento da vítima menor de 14 anos de idade, ou sua experiência em relação ao sexo, não tem relevância jurídicopenal.

3 Questão 592591 | Química, Perito Criminal, Polícia Civil ES, CESPE, 2011

Praticamente dois terços de nosso planeta são cobertos por água. Essa substância é também a mais abundante no organismo humano. Sendo a água tão comum, tem-se a tendência de considerar triviais suas propriedades químicas e físicas. Entretanto, ela possui muitas propriedades não usuais e essenciais à vida na Terra. Uma das propriedades mais importantes da água é a sua capacidade de dissolver uma grande variedade de substâncias. Por essa razão, a água é encontrada na natureza com um vasto número de substâncias nela dissolvidas. Como exemplo dessas substâncias, podem-se citar materiais radioativos, matérias orgânicas, coloides e metais pesados, entre outros.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito de aspectos diversos de química.

Uma forma eficaz de identificar um coloide é analisar o diâmetro da molécula do dispersante.

4 Questão 379694 | Biologia, Bioquímica, Policial Civil Perito, Polícia Civil ES, CESPE, 2006

Considerando que as enzimas apresentam propriedades muito mais compatíveis com o meio intracelular que os catalisadores inorgânicos, julgue os seguintes itens.

Enzimas são metabólitos que podem ser diretamente adquiridos, por exemplo, por meio de dieta à base de carne bovina.

5 Questão 379817 | Biologia, Genética, Médico Legista, Polícia Civil ES, CESPE, 2006

A invenção da PCR (polimerase chaim reaction) ou reação em cadeia de polimerase por Mullis, em 1985, possibilitou a ampliação e reprodução de uma ínfima quantidade de fragmentos de moléculas de DNA e a análise química comparativa com o DNA colhido do suspeito de crime. Julgue os próximos itens, relacionados à genética forense. A análise de DNA mitocondrial auxilia o estabelecimento de linhagens populacionais de mesma origem, auxiliando na reconstrução familiar por diversas gerações. Fato similar ocorre com a análise do cromossoma Y. O DNA mitocondrial é transmitido do pai para filhos dos sexos masculino e feminino, já o cromossoma Y apenas é transmitido para o filho (sexo masculino).

6 Questão 439701 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais Objetivos Fundamentais Princípios das Relações Internacionais, Perito Criminal, Polícia Civil ES, CESPE, 2011

Acerca dos princípios constitucionais, julgue o item seguinte.

Não viola o princípio constitucional da separação dos poderes a apreciação, pelo Poder Judiciário, do ato administrativo discricionário tido por ilegal e abusivo.

7 Questão 460242 | Direito Penal, Crimes Contra a Saúde Pública, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE, 2011

Julgue os itens seguintes, referentes aos dispositivos aplicáveis ao tráfico ilícito e ao uso indevido de substâncias entorpecentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Cláudio, penalmente responsável, foi flagrado fazendo uso de um cigarro artesanal de maconha, sendo que em seu poder ainda foi encontrada quantidade significativa da mesma droga, acondicionada em pequenas trouxinhas, com preços distintos afixados em cada uma delas, bem como constatou-se que Cláudio, mesmo desempregado, trazia consigo anotações e valores que o ligavam, indubitavelmente, ao tráfico de drogas. Nessa situação hipotética, Cláudio responderá pelo crime de tráfico de entorpecentes e, mesmo que remanescente o crime de uso indevido de drogas, estarão excluídos os benefícios da lei atinente aos juizados especiais).

8 Questão 439642 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Perito Criminal, Polícia Civil ES, CESPE, 2011

Quanto aos direitos e às garantias fundamentais, julgue o próximo item.

Considerando o âmbito de abrangência dos direitos constitucionais à segurança e à propriedade, na hipótese de uma autoridade estadual competente, no exercício de suas funções institucionais, vier a utilizar propriedade particular para se evitar iminente perigo público, não será devida qualquer indenização ulterior ao respectivo proprietário pela utilização do bem, salvo se houver dano.

9 Questão 439708 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Perito Criminal, Polícia Civil ES, CESPE, 2011

Em relação à nacionalidade e à cidadania, julgue os itens subsecutivos.

Considere que João seja reconhecidamente analfabeto. Nessa situação, por não dispor de capacidade eleitoral ativa e passiva, João não pode votar ou ser candidato às eleições, salvo quando expressamente autorizado pela justiça eleitoral.

10 Questão 458886 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Perito em Telecomunicação, Polícia Civil ES, CESPE, 2010

Acerca dos crimes contra o patrimônio, e sua tipicidade, julgue os itens que se seguem. O uso de violência ou grave ameaça à pessoa é elementar dos tipos de roubo e de extorsão, razão pela qual o emprego de arma não é causa de aumento de pena desses particulares delitos, estando subsumido às formas simples dos crimes.