Questões de Polícia Civil MG - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Polícia Civil MG com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 387908 | História, História do Brasil, Policial Civil Agente, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG, 2006

Em vários países da América Latina, a primeira metade do século XX foi marcada por práticas políticas populistas. Líderes como Getúlio Vargas (1930-45/1951-54), no Brasil; Juan Domingo Perón (1946-55), na Argentina; e, Lázaro Cárdenas (1934-40), no México, chegaram ao poder apresentando discursos semelhantes que possuíam as seguintes características, EXCETO:

2 Questão 653954 | Química, Policial Civil Agente, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG, Ensino Médio, 2006

Graças a atraentes propriedades como grande versatilidade, baixo custo de processamento, resistência térmica, mecânica e química, além de transparência e brilho, o poliéster, mais conhecido como politeraftalato de etileno (PET) vem sendo utilizado, de forma crescente, nos mais diversificados segmentos. Construção civil, indústria têxtil, vasilhame para refrigerantes e medicina são alguns poucos exemplos dos segmentos que empregam esse polímero. Os reagentes utilizados na fabricação do PET são:

HOOCC6H4COOH e HOCH2CH2OH

             ( I )                          ( II )

Os nomes dos monômeros I e II são, respectivamente:

3 Questão 7132 | Medicina, Médico Legista, Policia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2013

Com relação à ação da eletricidade, NÃO é correto o que se afirma em:

4 Questão 57976 | Direito Constitucional, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2018

Sobre o regime constitucional atribuído à polícia civil e aos policiais civis, é CORRETO afirmar:

5 Questão 449209 | Direito Constitucional, Ministério Público, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Nossa Constituição Federal, ao dispor sobre a “Organização dos Poderes”, trata, no Capítulo IV, das funções essenciais à Justiça: o Ministério Público, a Advocacia Pública e a Defensoria Pública. Quanto ao Ministério Público, a única opção que está em conformidade com nossa Carta Magna é:

6 Questão 57992 | Direito Civil, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2018

Considere as seguintes afirmativas a respeito do direito de família:

I. A diversidade de sexos entre os companheiros não é requisito essencial para a configuração da união estável.
II. A pessoa casada, mas separada de fato, pode constituir união estável.
III. De acordo com jurisprudência pacificada no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, na união estável, na ausência de contrato de convivência, a partilha de bens exige prova do esforço comum.
IV. A pessoa divorciada, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha de bens do casal, não pode constituir união estável.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

7 Questão 430707 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Policial Civil Agente, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG, 2006

Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição. Assim está previsto como direito assegurado à mulher, exclusivamente:

8 Questão 7026 | Direito Constitucional, Delegado de Polícia, Polícia Civil MG, Ensino Superior, 2011

Quanto à aplicação das normas constitucionais no tempo e no espaço, pode-se considerar que

I. o princípio da recepção é observado no momento da revisão constitucional e da emenda à Constituição, enquanto que a conexão das normas constitucionais com as normas confitantes ocorre sempre que o conflito entre elas se estabeleça no caso concreto.
II. as disposições constitucionais passíveis de desconstitucionalização são aquelas de natureza formal que não dispõem sobre a natureza material, enquanto que na conexão as regras materiais terão sempre de ser mediatizadas pelas regras de conflito.
III. a revogação de normas constitucionais ocorre a partir da distinção entre inconstitucionalidade originária e inconstitucionalidade superveniente, devendo ser aplicada tanto em situações advindas da Constituição nova como também daquelas oriundas de uma revi- são constitucional.
IV. a derrogação do direito anterior se verifica sempre que a nova lei contiver disposições de caráter formal e material que versem sobre assuntos restritos à consagração de direitos e às limitações ao poder de governar.

Partindo de tais considerações, é CORRETO afirmar que

9 Questão 422067 | Direito Civil, Pessoas, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Considere as seguintes afirmativas a respeito do domicílio da pessoa natural:

I. Tem como regra geral o lugar onde a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo.

II. Considera-se também como domicílio da pessoa natural, quanto às rela-ções concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida.

III. Se houver exercício da profissão em lugares diversos, o local da contrata-ção constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.

IV. Muda-se o domicílio, transferindo a residência, com a intenção manifesta de o mudar. A prova da intenção resultará do que declarar a pessoa às municipalidades dos lugares, que deixa, e para onde vai, ou, se tais decla-rações não fizer, da própria mudança, com as circunstâncias que a acompanharem.

 Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

10 Questão 57990 | Direito Civil, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, Ensino Superior, 2018

Considere as seguintes afirmativas a respeito do direito das obrigações:

I. O credor de coisa certa não pode ser obrigado a receber outra, ainda que mais valiosa.
II. Não incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exequível.
III. Na obrigação de dar coisa incerta, antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, ainda que por força maior ou caso fortuito.
IV. Quando a obrigação é indivisível, os devedores são solidários, de sorte que a remissão de um aproveita a todos, extinguindo a dívida.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas: