Questões de Polícia Militar PB - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Polícia Militar PB com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 17794 | Direito Processual Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC, Ensino Médio, 2014

Assinale a alternativa INCORRETA. Ao receber o auto de prisão em flagrante, o juiz deverá fundamentadamente:

3 Questão 17788 | Direito Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC, Ensino Médio, 2014

Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa constitui o crime de_______________ .
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

4 Questão 17799 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC, Ensino Médio, 2014

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome de um importante líder e personagem do movimento social pela reforma agrária no Brasil que foi preso várias vezes e que recentemente divulgou a criação da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL).

5 Questão 17775 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC, Ensino Médio, 2014

A distribuição dos climas da Paraíba está relacionada com a localização, ou seja, quanto mais próximo do litoral, mais úmido será o clima, quanto mais longe, mais seco. Três tipos ocorrem na Paraíba:

I. Clima Tropical quente-úmido: domina o litoral, a região da mata e parte do agreste. Com chuvas abundantes e temperatura média anual de 26°C. Com essas características, esse tipo climático domina em todo o sertão.
II. Clima semiárido: Com chuvas de verão, predomina no Cariri, no Seridó, em grande parte da Borborema e do sertão. Sua principal característica não é a ausência de chuva, mas sua irregularidade.
III. Clima Tropical semiúmido: chuvas de verão-outono estendem-se pela região do litoral.

Estão corretas as afirmativas:

6 Questão 17510 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, Ensino Médio, 2008


Criada de direito em 1574, quando da constituição de capitania real, a Paraíba somente começou a existir de fato em 1585.

Analise as proposições a seguir:

I- O retardamento da conquista explica-se pela resistência dos índios potiguaras, aliados aos franceses traficantes de pau-brasil.

II- Nossa Senhora das Neves, terceira cidade do Brasil, por tratar- se de sede de capitania real, já nasceu cidade, desconhecendo o estágio de vila.

III- O primeiro capitão-mor da Paraíba foi Martim Leitão que instalou a fortaleza de Santa Catarina.

IV- A sesmaria que originou o latifúndio, monocultor, com a cana- de-açúcar no litoral e brejo, e o binômio pecuária-algodão, no sertão, responsabilizou-se pela ocupação da Paraíba.

Está(ão) CORRETA(S):

10 Questão 17512 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, Ensino Médio, 2008

Sobre a dominação holandesa na Paraíba, analise as proposições a seguir:

I- Tomada a capitania da Paraíba, os holandeses estabeleceram suas defesas militares na fortaleza de Santa Catarina que seria a praça forte com múltiplas funções: posto de vigilância; ponto de apoio para a defesa; arsenal de guerra; prisão militar; palco de torturas; execuções de traidores; caixa forte batava; refúgio flamengo; e sede do governo durante a ocupação.

II- A capital da Paraíba, até então Filipéia, passou a denominar-se Frederica. A administração holandesa foi implantada nesta cidade, de forma a garantir a dominação e o controle sobre a produção açucareira local.

III- A Companhia das Índias, após o retorno de Maurício de Nassau a sua pátria, executou uma política agressiva: confiscou fazendas e engenhos, perseguiu católicos e aumentou impostos.

Está(ão) CORRETA(S):