Questões de Polícia Militar PR - Exercícios para Concursos Militares com Gabarito

Questões de Polícia Militar PR com Gabarito. Exercícios para Concursos Militares com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 52807 | História, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, Ensino Médio, 2018

Leia o trecho abaixo, escrito por Agostinho de Hipona (354-430) em 410, sobre a devastação de Roma:

Não, irmãos, não nego o que ocorreu em Roma. Coisas horríveis nos são anunciadas: devastação, incêndios, rapinas, mortes e tormentos de homens. É verdade. Ouvimos muitos relatos, gememos e muito choramos por tudo isso, não podemos consolarnos ante tantas desgraças que se abateram sobre a cidade.
(Santo Agostinho. Sermão sobre a devastação de Roma. Tradução de Jean Lauand. Disponível em: . Acesso em 11 de agosto de 2018.)

Considerando os conhecimentos sobre a história do Império Romano (27 a.C. – 476 d.C.) e as informações do trecho acima, assinale a alternativa que situa o contexto histórico em que ocorreram os problemas relatados sobre Roma e a sua consequência para o Império, entre os séculos IV e V.

2 Questão 52847 | Filosofia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, Ensino Médio, 2018

Quando se conquistam Estados habituados a reger-se por leis próprias e em liberdade, há três modos de manter a sua posse: primeiro, arruiná-los; segundo, ir habitá-los; terceiro, deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando um governo de poucos, que se conserve amigos. [...] Quem se torna senhor de uma cidade tradicionalmente livre e não a destrói será destruído por ela. Tais cidades têm sempre por bandeira, nas rebeliões, a liberdade e suas antigas leis, que não esquecem nunca, nem com o correr do tempo, nem por influência dos benefícios recebidos. Por muito que se faça, quaisquer que sejam as precauções tomadas, se não se promovem o dissídio e a desagregação dos habitantes, não deixam eles de se lembrar daqueles princípios e, em toda oportunidade, em qualquer situação, a eles recorrem [...]. Assim, para conservar uma república conquistada, o caminho mais seguro é destruí-la ou habitá-la pessoalmente.
(MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 21-22.)

Com base nessa passagem, extraída da obra O Príncipe, de Maquiavel, assinale a alternativa correta.

3 Questão 52830 | Português, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, Ensino Médio, 2018

O texto a seguir é referência para a questão.

‘Ferrugem’: um ótimo nacional encara o cyberbullying


Um celular perdido, um vídeo viralizado, e Tati, de 16 anos, se vê no meio de um furacão que abalaria qualquer um – e muito mais uma menina a quem ainda falta o equipamento emocional para lidar com uma situação tão drástica de exposição da intimidade e de ostracismo social. Os amigos e amigas vão caindo fora; com os pais, ela não consegue falar. Renet, o garoto com quem ela começava a engatar um flerte quando tudo começou, dá as costas a ela. E Tati, interpretada pela ótima novata Tiffanny Dopke, de fisionomia suave e jeitinho cativante, sucumbe à pressão.
‘Ferrugem’, do diretor Aly Muritiba, é um dos pontos altos de uma safra surpreendentemente boa do cinema nacional nos últimos meses (completada ainda por ‘Aos Teus Olhos’, ‘As Boas Maneiras’, ‘O Animal Cordial’ e ‘Benzinho’). Da agitação e cacofonia dessa primeira parte do filme, Muritiba vai, na segunda metade, para um estilo oposto: com atenção e reflexão, acompanha o sofrimento de Renet (o também muito bom Giovanni de Lorenzi) com as consequências do episódio que afetou Tati. Aqui, duas visões morais muito distintas se opõem: a do pai (Enrique Diaz), que quer poupar Renet, e a da mãe (a calorosa Clarissa Kiste), que quer obrigá-lo a enfrentar os fatos.
Maduro, lúcido, muito bem escrito e filmado, ‘Ferrugem’ está na comissão de frente dos possíveis indicados do Brasil ao Oscar do ano que vem.

(Disponível em: . Acesso em 31/08/2018.)

As expressões ‘equipamento emocional’ e ‘ostracismo social’, no segundo parágrafo, podem ser interpretadas, segundo o contexto de ocorrência, respectivamente, como:

4 Questão 52852 | Geografia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, Ensino Médio, 2018

- O meio rural brasileiro protagoniza, desde longa data, uma série de questões, algumas das quais contadas em “verso e prosa”, como no clássico Urupês, em que Monteiro Lobato tece uma crítica social ao “Brasil agrário” por meio do imortalizado Jeca Tatu, um personagem indolente, desleixado, ingênuo e desprovido de educação. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

5 Questão 52838 | Inglês, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, Ensino Médio, 2018

Texto associado.
O texto a seguir é referência para a questão.

Ancient dreams of intelligent machines: 3,000 years of robots


    The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork. Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher’s death in 1650. This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.
    According to the tale, a distraught Descartes had a clockwork Francine made: a walking, talking simulacrum. When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them, the horrified crew threw it overboard.
    The story is probably apocryphal. But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes’s case, death itself. But this very unnaturalness terrifies and repulses others. In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance. Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.

(Disponível em: .)
In the sentence “This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever …”, the underlined word refers to the:

6 Questão 9040 | História, Soldado Bombeiro Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA, Ensino Médio, 2013

Assinale a alternativa que apresenta de que forma ocorreu o processo de emancipação do Brasil.

7 Questão 9052 | Informática, Soldado Bombeiro Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA, Ensino Médio, 2013

Sobre a utilização do Windows Explorer, assinale a alternativa INCORRETA. (Obs.: O caractere + é utilizado apenas para interpretação.) Considere o Sistema Operacional Windows 7 Professional (instalação padrão Português – Brasil).

8 Questão 9041 | História, Soldado Bombeiro Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA, Ensino Médio, 2013

A história das Forças Armadas do Brasil também é marcada pela sua participação em confitos internacionais, tais como os descritos a seguir. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

9 Questão 18097 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA, Ensino Médio, 2013

Desde 1648, as Forças Armadas do Brasil têm sido invocadas a lutar em defesa da soberania brasileira e para suprimir rebeliões civis. A respeito da organização das Forças Armadas do Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

10 Questão 9029 | Eca, Direito da Criança e do Adolescente, Soldado Bombeiro Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA, Ensino Médio, 2013

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos:

I. reconhecida idoneidade moral.

II. idade superior a vinte e um anos.

III. residir no município.

IV. quitação eleitoral.