Simulado: Sistema Constitucional de Remuneração - Exercícios com Gabarito

15 questões Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Responda as 15 questões do simulado abaixo (Sistema Constitucional de Remuneração - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

6 resolveram
59% acertos
Médio
0 gabaritaram
1 ótimo
4 bom
1 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 65904. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Com  relação à Administração Pública, julgue o item.

O  teto  remuneratório  aplicável  à  Administração   Pública  aplica‐se  às empresas públicas, às sociedades de economia mista e a suas subsidiárias, independentemente de receberem  recursos da União, dos estados, do Distrito  Federal e dos municípios para  pagamento  de  despesas  de  pessoal  ou  de  custeio  em  geral. 

2Questão 65905. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Sobre o exercício de mandato eletivo pelo servidor público, de acordo com o que está previsto na Constituição Federal, bem como sobre os direitos, deveres, proibições e responsabilidades do servidor público, previstos na Lei 8.112/90, e a respeito das regras deontológicas, dos principais deveres e das vedações aos servidores públicos, previstos no Código de Ética Profissional aprovado pelo Decreto 1.171/94, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

O servidor que for exonerado do cargo efetivo ou em comissão perceberá indenização relativa ao período das férias a que tiver direito. Caso o período seja incompleto, a indenização será percebida na proporção de um doze avos por mês de efetivo exercício, ou fração superior a quatorze dias.

3Questão 65906. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Acerca do regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue o item a seguir.

Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: indenizações, gratificações e adicionais, incorporando-se as duas últimas ao vencimento ou provento, nas condições indicadas em lei.

4Questão 65907. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Em relação ao direito administrativo, julgue o item seguinte.

A proibição estabelecida na Constituição Federal de 1988, acerca de acumulação remunerada de cargos públicos, não abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

5Questão 65908. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Considerando o Código de Conduta do Conselho da Justiça Federal de Primeiro e Segundo Graus, as regras para provimento de cargos públicos, direitos e vantagens bem como o regime disciplinar dos servidores públicos, julgue o item a seguir.

Embora possa autorizar consignação em folha de pagamento em favor de terceiro, servidor público federal está impedido de consignar parte de sua remuneração para amortizar despesas contraídas com o uso de cartão de crédito. 

6Questão 65909. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Acerca dos direitos e deveres e da remuneração de servidores públicos, julgue o item a seguir.

Servidores públicos que paralisem suas atividades por trinta e um dias consecutivos em razão de adesão a movimento grevista, mesmo com o cumprimento das devidas formalidades legais relativas à greve, poderão ser demitidos por abandono de cargo, desde que respeitados os princípios do devido processo legal e da ampla defesa.

7Questão 65910. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Acerca dos direitos e deveres e da remuneração de servidores públicos, julgue o item a seguir.

Em casos excepcionais, o reajuste da remuneração de servidores públicos poderá ser fixado por meio de decreto do presidente da República.

8Questão 65911. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Em cada um do item a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito da organização administrativa e dos atos administrativos.

Em razão de incorporações legais, determinado empregado público recebe uma remuneração que se aproxima do teto salarial constitucional. Nessa situação, conforme o entendimento do STF, a remuneração do servidor poderá ser superior ao teto constitucional se ele receber uma gratificação por cargo de chefia.

9Questão 65912. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Com base nas disposições da Lei n.º 8.112/1990, que trata do regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue o item a seguir.

Além do vencimento, poderão ser pagos ao servidor indenizações, gratificações e adicionais, vantagens que serão incorporadas ao seu vencimento.

10Questão 65913. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

De acordo com o Decreto n.º 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal) e com a Lei Federal n.º 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União), julgue o item a seguir.

 De acordo com a Lei Federal n.º 8.112/1990, vencimento e remuneração consistem na retribuição pecuniária pelo exercício do cargo.

11Questão 65914. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Pedro, servidor de um órgão da administração pública, foi informado por seu chefe da possibilidade de ser removido por ato de ofício para outra cidade, onde ele passaria a exercer suas funções.

Nessa situação hipotética, considerando as regras dispostas na Lei n.º 8.112/1990, julgue o item subsequente.

Se for removido, Pedro terá direito a receber ajuda de custo correspondente ao valor efetivamente gasto no deslocamento, seu e de sua família, que inclui despesa com passagem, bagagem e bens pessoais

12Questão 65915. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

A legislação estabelece, como limite máximo de remuneração dos servidores públicos, os valores percebidos como remuneração, em espécie, por ministros do Supremo Tribunal Federal, referentes a qualquer título.

13Questão 65916. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Julgue os itens subsequentes, acerca de direitos, pensão e aposentadoria de servidor.

Como regra, os proventos de pensões, por ocasião de sua concessão, poderão exceder a remuneração do servidor aposentado compulsoriamente.

14Questão 65917. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

O setor de gestão de pessoas constatou que havia indevidamente incorporado o pagamento de gratificações em favor de um grupo de servidores de determinado órgão público. As gratificações indevidas foram pagas nos últimos oito meses. Diante dessa situação hipotética, julgue o item abaixo.

Conforme jurisprudência do STF, é lícita a imediata interrupção dos pagamentos das gratificações indevidas e, no caso da devolução dos valores já pagos aos servidores, esta dependerá de instauração de processo administrativo, assegurados a ampla defesa e o contraditório.

15Questão 65918. Direito Administrativo, Sistema Constitucional de Remuneração, CESPE, Ensino Superior

Julgue o item que se segue , relativo à remuneração dos agentes públicos, conforme entendimento do STJ.

Ao servidor público federal que utilizar o veículo próprio no deslocamento para o trabalho não será devido o pagamento do auxílio-transporte.