Simulado: Analista de Correios - Letras - Interpretação de Textos - Correios

12 questões | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior

Responda as 12 questões do simulado abaixo (Analista de Correios - Letras - Interpretação de Textos - Correios). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

9 resolveram
62% acertos
Médio
0 gabaritaram
1 ótimo
6 bom
2 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 107775 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.

Ao empregar o futuro do presente do indicativo em “favorecerá” (L.17) e “reforçará” (L.18), o autor faz uma previsão de duas características que distinguirão da sociedade atual a “nova sociedade” (L.15).

2 Questão 107907 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

A tese defendida no texto apoia-se em argumentos fundamentados no papel que a ciência e a tecnologia têm desempenhado desde o “século XIX” (L.1).

3 Questão 107955 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.  

No trecho “O ciberespaço (...) milhares” (L.11-14), caracteristicamente descritivo, é apresentada uma das características mais marcantes da sociedade ocidental no final do século XX.

4 Questão 108000 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

Com o emprego da primeira pessoa do plural, a partir da linha 9, o entrevistado estabelece a distinção argumentativa entre as pessoas da era da informação e da tecnologia — nós — e as pessoas contrárias às linhas férreas — “Elas” (L.5).

5 Questão 108134 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Cinco curiosidades sobre Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

Imagem 016.jpg

Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.

A locução verbal “havia imprimido” (L.11-12) pode ser substituída por imprimira, sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto.

6 Questão 108338 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

Na argumentação formulada como resposta à indagação proposta no início do fragmento de texto acima, o entrevistado recorre à estratégia de se posicionar a respeito da pergunta feita, tal como se percebe no emprego da expressão “Não acredito” (L.9).

7 Questão 109532 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

Na constituição da informatividade do texto, está a ideia de que a tecnologia perpassa o século XX, destacando-se, nas suas “duas últimas décadas” (L.10), como uma forma de solucionar o que se chama de crise ‘de civilização’ (L.14).

8 Questão 109594 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.

É coerente com a classificação apresentada por Pierre Lévy, mencionada nas linhas de 14 a 18, concluir que a próxima etapa a ser atingida pela sociedade terá de ultrapassar a cultura escrita.

9 Questão 109604 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 006.jpg
Imagem 007.jpg

Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no
texto.

A organização dos argumentos no texto permite subentender que os “marcos históricos” (L.17-18) se caracterizaram, ao longo da história da humanidade, pela “rapidez” (L.19) e “amplitude das mudanças e transformações” (L.19-20).

10 Questão 109786 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.

A argumentação do texto desenvolve-se a partir de uma afirmação — “estabeleceram-se as condições e o cenário para a convergência entre a informática, a eletrônica e a comunicação” (L.3-4) — que decorre de uma causa — “Com o extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico experimentado na segunda metade do século XX” (L.1-2).

11 Questão 110205 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

Nos dois últimos períodos sintáticos do texto, são formulados argumentos que indicam o modo como deve ser solucionado o problema apresentado no questionamento feito às linhas de 16 a 20.

12 Questão 110529 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

O trecho “Quem disser (...) cavalos” (L.3-6) apresenta, em forma narrativa, um episódio histórico que, comparado com o que ocorre atualmente, serve como argumento em favor da ideia de que será impossível “nos desligarmos dessa dependência tecnológica” (L.9-10).

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!