Simulado: Analista de Correios - Letras - Interpretação de Textos - Correios

12 questões Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior

Responda as 12 questões do simulado abaixo (Analista de Correios - Letras - Interpretação de Textos - Correios). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

9 resolveram
62% acertos
Médio
0 gabaritaram
1 ótimo
6 bom
2 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 107775. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.

Ao empregar o futuro do presente do indicativo em “favorecerá” (L.17) e “reforçará” (L.18), o autor faz uma previsão de duas características que distinguirão da sociedade atual a “nova sociedade” (L.15).

2Questão 107907. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

A tese defendida no texto apoia-se em argumentos fundamentados no papel que a ciência e a tecnologia têm desempenhado desde o “século XIX” (L.1).

3Questão 107955. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.  

No trecho “O ciberespaço (...) milhares” (L.11-14), caracteristicamente descritivo, é apresentada uma das características mais marcantes da sociedade ocidental no final do século XX.

4Questão 108000. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

Com o emprego da primeira pessoa do plural, a partir da linha 9, o entrevistado estabelece a distinção argumentativa entre as pessoas da era da informação e da tecnologia — nós — e as pessoas contrárias às linhas férreas — “Elas” (L.5).

5Questão 108134. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Cinco curiosidades sobre Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

Imagem 016.jpg

Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.

A locução verbal “havia imprimido” (L.11-12) pode ser substituída por imprimira, sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto.

6Questão 108338. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

Na argumentação formulada como resposta à indagação proposta no início do fragmento de texto acima, o entrevistado recorre à estratégia de se posicionar a respeito da pergunta feita, tal como se percebe no emprego da expressão “Não acredito” (L.9).

7Questão 109532. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

Na constituição da informatividade do texto, está a ideia de que a tecnologia perpassa o século XX, destacando-se, nas suas “duas últimas décadas” (L.10), como uma forma de solucionar o que se chama de crise ‘de civilização’ (L.14).

8Questão 109594. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.

É coerente com a classificação apresentada por Pierre Lévy, mencionada nas linhas de 14 a 18, concluir que a próxima etapa a ser atingida pela sociedade terá de ultrapassar a cultura escrita.

9Questão 109604. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 006.jpg
Imagem 007.jpg

Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no
texto.

A organização dos argumentos no texto permite subentender que os “marcos históricos” (L.17-18) se caracterizaram, ao longo da história da humanidade, pela “rapidez” (L.19) e “amplitude das mudanças e transformações” (L.19-20).

10Questão 109786. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.

A argumentação do texto desenvolve-se a partir de uma afirmação — “estabeleceram-se as condições e o cenário para a convergência entre a informática, a eletrônica e a comunicação” (L.3-4) — que decorre de uma causa — “Com o extraordinário desenvolvimento científico e tecnológico experimentado na segunda metade do século XX” (L.1-2).

11Questão 110205. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 003.jpg
Imagem 004.jpg

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

Nos dois últimos períodos sintáticos do texto, são formulados argumentos que indicam o modo como deve ser solucionado o problema apresentado no questionamento feito às linhas de 16 a 20.

12Questão 110529. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Superior, 2011

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens que se seguem.

O trecho “Quem disser (...) cavalos” (L.3-6) apresenta, em forma narrativa, um episódio histórico que, comparado com o que ocorre atualmente, serve como argumento em favor da ideia de que será impossível “nos desligarmos dessa dependência tecnológica” (L.9-10).