Simulado: Analista de Correios - Letras - Interpretação de Textos - Correios

28 questões Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio

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1Questão 107308. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

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Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.

A exclamação “e quanto!” (L.22) constitui uma manifestação informal de linguagem, associada ao discurso falado.

2Questão 107326. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

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Julgue o item abaixo, com relação à ordem dos termos linguísticos nesse fragmento de poema.

Se os versos do fragmento fossem reescritos na ordem sujeito- verbo-complemento verbal-adjunto adverbial, a versão correta seria: No palácio da Cachoeira/Joaquim Silvério começa/ a redigir sua carta/ com pena bem aparada.

3Questão 107353. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

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Ainda com relação a esse texto, julgue os itens a seguir.

No texto, que se caracteriza como expositivo-argumentativo, identificam-se a combinação de vocabulário abstrato com metáforas e o emprego de estruturas sintáticas repetidas.

4Questão 107356. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
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A respeito da reescritura do período “A despeito da sucessão de crises financeiras e cambiais que se abateram nos últimos 30 anos sobre os ex-periféricos (agora emergentes), a turma do Fundo Monetário continua a acreditar na fábula dos mercados eficientes”, entre as linhas 11 e 14 do texto, julgue os itens que se seguem.

A seguinte reescritura mantém a correção gramatical do período e a ênfase originalmente dada à “sucessão de crises financeiras e cambiais”: Ainda que os ex-periféricos (agora emergentes) tenham sofrido uma sucessão de crises financeiras e cambiais nos últimos 30 anos, a turma do FMI mantêm sua crença no mito dos mercados eficientes.

5Questão 107585. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

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Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no
texto.

A inserção do termo saltos imediatamente antes de “que ocorreram” (L.12) manteria a coerência textual e explicitaria as relações de coesão entre os elementos do texto.

6Questão 107664. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

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Julgue os itens subsequentes, relativos ao seguinte trecho do texto: “lembrar-se de alguma coisa é, de imediato, lembrar-se de si?” (L.11).

Estaria mantido o sentido do texto, mas alterada a estrutura conceitual do período, caso o trecho fosse assim reescrito: quando uma pessoa se lembra de alguma coisa, ela está, de imediato, lembrando-se de si?

7Questão 107702. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
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Com relação ao uso de vocábulos e expressões do texto, julgue os itens a seguir.

Se imediatamente antes de “emergentes” (L.5), “desenvolvidos” (L.5) e “ex-periféricos” (L.12-13) fossem inseridos os substantivos países ou mercados, não haveria prejuízo para a coerência do texto.

8Questão 107725. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 26 a 34

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A respeito do emprego e flexão de palavras no texto, julgue os itens que se seguem.

Dada a função acessória que desempenham nos sintagmas em que se inserem, os termos “excessiva” (L.10) e “ao vivo” (L.11) poderiam ser suprimidos da estrutura sintática, sem prejuízo para o sentido original e a coerência do texto.

9Questão 107759. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
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Com relação ao uso de vocábulos e expressões do texto, julgue os itens a seguir.

Caracterizam vocabulário técnico da área de economia, em que se situa a temática do texto, os seguintes vocábulos: “mercados” (L.7), “liquidez” (L.27), “rendimento” (L.28) e “investimentos” (L.29).

10Questão 108183. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 26 a 34

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Julgue os próximos itens, relacionados à ordem dos termos linguísticos no texto.

Em ‘Quando o carteiro chegou/e meu nome gritou’ (L.38-39), os sujeitos gramaticais ‘o carteiro’ e ‘meu nome’ estão antepostos a seus respectivos predicados verbais.

11Questão 108184. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

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Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no
texto.

O trecho “uma série de avanços (...) bens materiais e simbólicos” (L.6-9) constitui a tese que os autores visam comprovar por meio da argumentação formulada no texto, que pode ser classificado como dissertativo-argumentativo.

12Questão 108221. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
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A respeito da reescritura do período “A despeito da sucessão de crises financeiras e cambiais que se abateram nos últimos 30 anos sobre os ex-periféricos (agora emergentes), a turma do Fundo Monetário continua a acreditar na fábula dos mercados eficientes”, entre as linhas 11 e 14 do texto, julgue os itens que se seguem.

A seguinte reescritura mantém o sentido e a correção gramatical do período: Não obstante às crises financeiras e cambiais que se sucederam nos últimos 30 anos contra os ex- periféricos (agora emergentes), a fábula dos mercados eficientes continua sendo acreditada pelo FMI.

13Questão 108226. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Cinco curiosidades sobre Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

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Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.


O texto, de caráter informativo, é exemplo do gênero biografia.

14Questão 108741. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

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Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

Dadas as relações de coerência do texto, o termo “nova sociedade cosmopolita” (L.15) deve ser interpretado como sinônimo textual de “universo de redes” (L.14-15).

15Questão 108789. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

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Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

Nas relações de coesão do texto, o pronome “Elas” (L.12) refere-se a “essas tecnologias” (L.11), expressão que retoma, por sua vez, “tecnologias da informação e da comunicação” (L.9).

16Questão 109091. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

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Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.

Constituem exemplos de orações que não seguem a ordem sujeito-verbo-objeto: “como nos inclina a pensar a prevalência da forma pronominal” (L.10) e “uma vez que foi necessário levar em conta a noção de memória coletiva” (L.17-18).

17Questão 109114. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
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Com relação ao uso de vocábulos e expressões do texto, julgue os itens a seguir.

A expressão coloquial “Lá pelas tantas” (L.14-15), empregada, no texto, de forma indeterminada, com sentido temporal ou espacial, poderia ser substituída por A certa altura ou Em dado momento, sem prejuízo para a coesão do texto.

18Questão 109131. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
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A respeito da reescritura do período “A despeito da sucessão de crises financeiras e cambiais que se abateram nos últimos 30 anos sobre os ex-periféricos (agora emergentes), a turma do Fundo Monetário continua a acreditar na fábula dos mercados eficientes”, entre as linhas 11 e 14 do texto, julgue os itens que se seguem.

Identifica-se erro de concordância verbal e de regência na seguinte reescritura: Em que pese as sucessivas crises financeiras e cambiais que arremeteram, nos últimos 30 anos, os ex-periféricos (agora emergentes), os integrantes do grupo do FMI seguem persuadidos no conto dos mercados eficientes.

19Questão 109198. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
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A respeito da reescritura do período “A despeito da sucessão de crises financeiras e cambiais que se abateram nos últimos 30 anos sobre os ex-periféricos (agora emergentes), a turma do Fundo Monetário continua a acreditar na fábula dos mercados eficientes”, entre as linhas 11 e 14 do texto, julgue os itens que se seguem.

Ficariam mantidos o sentido e a correção gramatical do texto caso o trecho fosse assim reescrito: O FMI continua a propalar a novela dos mercados eficientes, embora uma sequência de crises financeiras e cambiais tenha abatido-se, nos últimos 30 anos, sobre os ex-periféricos (agora emergentes).

20Questão 109442. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

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Julgue os itens subsequentes, relativos ao seguinte trecho do texto: “lembrar-se de alguma coisa é, de imediato, lembrar-se de si?” L.11).

Ficariam mantidos o sentido e a correção gramatical caso o trecho fosse assim reescrito: se recordar de qualquer coisa é, imediatamente, recordar por causa de si?

21Questão 109584. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

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Julgue os itens subsequentes, relativos ao seguinte trecho do texto: “lembrar-se de alguma coisa é, de imediato, lembrar-se de si?” (L.11).

Mantêm-se o sentido e a correção gramatical do texto, acrescentando-se elemento enfático ao sentido original, caso o trecho seja assim reescrito: lembrar-se de algo não é, de imediato, lembrar-se de si mesmo?

22Questão 109843. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

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Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.

Nas relações de coesão do texto, o termo “Esse fato” (L.4) refere-se a “desenvolvimento científico e tecnológico” (L.1-2).

23Questão 109953. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

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Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.

Na linha 9, o pronome pessoal “ela” retoma, por coesão, o sentido de “Essa abordagem” (L.8).

24Questão 110017. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

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Julgue os itens subsequentes, relativos ao seguinte trecho do texto: “lembrar-se de alguma coisa é, de imediato, lembrar-se de si?” (L.11).

Mantém o sentido e a correção gramatical do texto a seguinte reescritura: lembrar algo é, de pronto, lembrar a si?

25Questão 110092. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 36 a 48
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Com relação ao uso de vocábulos e expressões do texto, julgue os itens a seguir.

A expressão “turma da bufunfa” (L.23), a forma verbal “se refestelam” (L.24) e o substantivo “bolhas” (L.29) são exemplos de expressões que conferem tom jocoso ao texto, por meio do qual o autor manifesta, de forma irônica, apreciação contemporizadora com relação às orientações do FMI aos mercados financeiros.

26Questão 110552. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

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Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a
seguir.

A expressão “pela qual” (L.11) poderia ser corretamente substituída por por que, o que conferiria mais clareza ao texto, já que evitaria repetição — “pela” (L.11) e “pelo” (L.12).

27Questão 110919. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

Texto para os itens de 49 a 62

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Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.

Se, na oração “De quem é a memória?” (L.3), o substantivo “memória” estivesse flexionado no plural, a concordância verbal não seria alterada, devido à possibilidade de o verbo ser concordar com o predicativo da oração.

28Questão 111063. Português, Interpretação de Textos, Analista de Correios, Correios, CESPE, Ensino Médio, 2011

Texto associado.

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Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima,
julgue os itens seguintes.

O uso de metáforas, tais como “rimou com a fé” (L.3), “concluiu-se em prantos” (L.4) e “encarnam a promessa” (L.12- 13), cria a possibilidade de significações imprecisas, tornando vagas e pouco objetivas as argumentações apresentadas no texto, cuja natureza é institucional.