← Mais simulados

Simulado: Analista Judiciário - Psicologia Organizacional - TRT 3a Região

Simulados, Provas e Questões - Analista Judiciário - Psicologia Organizacional - TRT 3a Região. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

4 resolveram
54% acertos
Médio
0 gabaritaram
1 ótimo
1 bom
2 regular
0 péssimo

Os autores do DO (Desenvolvimento Organizacional) adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional da organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas

O tipo de organização linha - "staff" é o resultado da combinação dos tipos de organização

A partir da Teoria das Relações Humanas, todo o acervo de teorias psicológicas acerca da motivação passou a ser aplicado dentro da empresa. Verificou-se que todo com- portamento humano é motivado e que a motivação, no sentido psicológico, é

É possível distinguir dois tipos de conhecimento no ambiente organizacional: o explícito e o tácito. Na visão de Spender (2001), tácito não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tácito, no local de trabalho, apresenta três componentes: consciente, automático e

Existem várias técnicas de seleção e treinamento. Aquelas relacionadas às tarefas do cargo, como um teste de digitação e a operação de uma empilhadeira, são classificados como

O modelo tarefa-pessoas revela que a liderança é um processo social

A teoria de Expectativa de Victor Vroom apresenta três conceitos: valência, expectativa e força. Valência é

Em uma organização, o processo de aprendizagem pode ocorrer nos três níveis: do indivíduo, do grupo e da organização. No nível do grupo, a aprendizagem pode vir a constituir um processo

O que tornou a Teoria de Maslow tão importante e instrutiva para a administração foi o seu reconhecimento da

Uma explicação completa dos quatro níveis de avaliação de treinamento pode ser encontrada no livro Evaluating training programs, de Donald Kirkpatrick (1998). A avaliação feita com um questionário que mede as impressões dos participantes sobre os programas de treinamento e desenvolvimento com relação a conteúdo, instrutores, materiais e recursos instrucionais, ambiente e instalações é denominada avaliação de

Escanear o futuro para antecipar uma nova onda de tendências, que permita incorporar práticas organizacionais que façam as pessoas trabalhar cada vez mais, melhor e mais rápido, é uma preocupação constante. Não por coincidência, as empresas interessadas em projetos de educação corporativa são as que realizam esforços intensos para mapear suas competências críticas e investem em gestão do conhecimento. Para o entendimento simplificado de competência, ela é resultante de três fatores básicos:

Coaching pode ser definido como um processo utilizado pela liderança quando se quer melhorar o comportamento no trabalho ou perfil do colaborador (BROCATO, 2003).

Em outras palavras, pode-se dizer que é uma forma de obter os resultados esperados desenvolvendo

David McClelland identificou e estudou três necessidades específicas, que se encaixam naquelas propostas por Maslow, ou que a elas acrescentam-se. Essas necessidades específicas são

A Administração por Objetivos (APO) é uma técnica de direção de esforços por meio do planejamento e controle administrativo fundamentada no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa

Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em níveis de

Os testes psicológicos podem ser divididos em psicométricos e de personalidade. Os testes psicométricos são aqueles que medem as

Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais; resistência generalizada à necessidade de mudança interna; dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; tendência a subestimar outros grupos, espe- cialmente concorrentes e clientes; mais recursos dispendi- dos para cuidar da própria organização do que no desem- penho da missão ou no atendimento dos clientes são sintomas de

Existem quatro fatores que condicionam o aparecimento dos chamados grupos informais: os interesses comuns; a interação provocada pela própria organização formal, os períodos de lazer e

Como técnica utilizada principalmente em programas de desenvolvimento gerencial, a avaliação 360 graus consiste em

Gostou desse conteúdo? Se puder comentar ou compartilhar ficaremos gratos. Veja outros similares desse mesmo assunto.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!