Simulado: Analista Redes - Português - Interpretação de Textos - SERPRO

13 questões Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior

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1Questão 99721. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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A partir do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.

Preservam-se as relações semânticas e a correção gramatical do texto bem como tornam-se mais claras as relações entre as palavras "tecnologia" (L.2) e "espaço" (L.2), ao se substituir o pronome "cujo" por de que o.

2Questão 99730. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas lingüísticas do
texto acima.

A expressão "um desconhecido relojoeiro do interior da Inglaterra" (L.4-5) e o pronome "Ele" (L.5) retomam o referente "John Harrison" (L.4).

3Questão 99920. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas lingüísticas do
texto acima.

O desenvolvimento das idéias do texto permite que se substitua "uma dezena de" (L.7) pela expressão cerca de dez, sem prejuízo para a correção gramatical e a coerência entre os argumentos.

4Questão 100672. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas lingüísticas do
texto acima.

A argumentação do texto mostra que a expressão "o mesmo princípio" (L.8) refere-se ao princípio científico de funcionamento do cronômetro marítimo.

5Questão 101137. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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A partir do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.

A idéia expressa por "uma tecnologia de linguagem" (L.2) é retomada, no desenvolvimento do texto, por "hipertexto" (L.9), "ele" (L.9) e "o" (L.10).

6Questão 101305. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas lingüísticas do
texto acima.

O emprego do modo subjuntivo em "inventasse" (L.2) e "permitisse" (L.2) demonstra ser o invento apenas uma hipótese, que as informações das orações seguintes, apoiadas no indicativo em "levou" (L.4) e "criou" (L.5), mostram como realizada.

7Questão 101704. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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A partir do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.

O trecho iniciado pela preposição "por" (L.11) fornece explicações para a qualidade de ubiqüidade do hipertexto, mencionada na oração que o antecede.

8Questão 101889. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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Tomando por base o texto acima, julgue os itens de 9 a 15.

Fazendo-se os devidos ajustes nas iniciais maiúsculas, é possível omitir a primeira ocorrência de "Até" (L.1), sem prejudicar a correção gramatical e a coerência textual; no entanto, a segunda ocorrência deve ser mantida para que sejam preservadas a correção gramatical e a coerência na argumentação do texto.

9Questão 102670. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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Tomando por base o texto acima, julgue os itens de 9 a 15.

Depreende-se da argumentação que o termo "ferramenta" (L.5) está empregado como um outro nome para designar "blog" (L.1).

10Questão 102750. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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A partir do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.

Depreende-se da argumentação do texto que a razão de a leitura do hipertexto ir além da "mera decodificação das palavras" (L.18) é ser ele composto também por um amálgama de "sons, gráficos e diagramas" (L.4).

11Questão 102966. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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A partir do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.

O uso da conjunção "ou" (L.15) mostra que, no texto, estar "inserido nas principais discussões em curso no mundo" (L.14-15) ou "adquirir apenas uma visão geral das grandes questões do ser humano na atualidade" (L.16-17) devem ser interpretadas como duas maneiras diferentes de se expressar lingüisticamente a mesma ação.

12Questão 103230. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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Tomando por base o texto acima, julgue os itens de 9 a 15.

O desenvolvimento das idéias do texto mostra que, se a condição expressa pela oração iniciada por "Se" (L.8) não se tivesse realizado, os escritores não procurariam "recuperar o tempo perdido" (L.12).

13Questão 103921. Português, Interpretação de Textos, Analista Redes, SERPRO, CESPE, Ensino Superior, 2008

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Tomando por base o texto acima, julgue os itens de 9 a 15.

A inserção da preposição a no complemento de "Sucedendo" (L.12), escrevendo-se ao movimento, preserva a coerência da argumentação e atende às regras da norma culta da língua portuguesa.