Simulado: Professor - Pedagogia - Planejamento de Ensino - Prefeitura de Cajamar SP

52 questões Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior

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1Questão 319132. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Num contexto histórico caracterizado pelo processo de globalização social, cultural e econômica, é fundamental que a educação escolar esteja conectada com a contemporaneidade, não para apoiar as suas incoerências, mas para formar cidadãos capazes de enfrentar desafios complexos. Para desenvolver esta tarefa, faz-se necessário adotar uma prática pedagógica transdisciplinar, o que diz respeito à(ao):

2Questão 319270. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

As ações das crianças diante dos brinquedos dependem dos significados atribuídos por elas aos objetos e aos personagens durante a brincadeira. Dessa forma, a criança experimenta vários papéis e atitudes através do que é conhecido como jogo de:

3Questão 319338. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Uma das importantes contribuições das pesquisas de Ferreiro e Teberoski, in Curto, Morillo e Teixidó (2000), foi afirmar que a construção da escrita acompanha o desenvolvimento do pensamento-lógico matemático. Assim, é preciso compreender a produção da escrita desde a sua gênese. Uma conseqüência da contribuição dessas autoras para a prática da Educação Infantil foi orientá-la no sentido de

4Questão 319820. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Considerando a criança um agente ativo de seu processo de desenvolvimento, o educador infantil faz a mediação entre ela e seu meio, utilizando os diversos recursos básicos disponíveis.

Oliveira, 2002.

Nessa mediação, os recursos básicos utilizados pelo educador são o espaço:

5Questão 319894. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

A correção de atividades feitas pelos alunos é uma tarefa própria do ofício do professor. De acordo com a concepção de Curto, Morillo e Teixidó (2000), segundo a qual a correção de atividades escritas torna-se mais produtiva quando há:

6Questão 320080. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Dentre as atividades possíveis para uma turma de crianças de 2 anos, a educadora sugeriu uma visita ao MAM para verem a exposição de obras de Portinari. Essa atitude demonstra a(o):

7Questão 320099. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

A professora Letícia percebeu que a maioria de seus alunos tinha, no ambiente doméstico, pouco ou nenhum contato com livros e jornais. Planejou a criação de uma biblioteca de sala de aula como meio de incentivo à leitura. Durante o planejamento, tomou contato com alguns enunciados sobre o assunto.

I – A seleção dos livros deve seguir o mesmo critério adotado para os livros didáticos, quanto ao tipo de leitura a ser proposta para determinado ciclo ou idade.

II – Livros que contêm apenas gravuras são adequados a crianças da educação infantil, ao passo que, no ensino fundamental, devem-se escolher obras com escrita compatível com o nível de desenvolvimento.

 III – O professor realiza uma mediação subjetiva na indicação de livros e no estímulo à leitura, por isso, é importante que se aproprie do acervo para ser um interlocutor competente.

IV – A partir do momento em que a criança lê de forma autônoma, o professor não necessita mais ler livros em voz alta para a classe, pois esta prática pode gerar acomodação na busca individual pelos livros.

Letícia comparou esses enunciados com o pensamento de Chartier, Clesse e Hébrand (1996), concluindo que, de acordo com as proposições dos autores, é(são) correta(s) apenas o(s) enunciado(s):

8Questão 320163. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Considere a situação abaixo para reponder às questões de nos 21 e 22.

Numa classe de pré-adolescentes, houve uma intensa discussão sobre o problema da anorexia nervosa, doença que leva as pessoas a pararem de comer em função de padrões de beleza que determinam magreza absoluta. A professora desta classe, em diálogo com seus alunos, programou uma pesquisa sobre o tema.

Durante a pesquisa, os alunos tomaram contato com os Índices de Massa Corporal (IMC) das modelos da indústria da moda nas últimas décadas. Calcularam o IMC das modelos e seus próprios índices, elaboraram gráficos e tabelas, estudaram as diferentes décadas trabalhando o tempo histórico, redigiram textos sobre o assunto e publicaram um informativo. A este respeito foram feitas as afirmativas a seguir.

I – Trata-se de um exemplo de transversalidade, pois estabelece, na prática educativa, uma relação entre a aprendizagem de conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real.

II – A pesquisa foi realizada de forma interdisciplinar, pois questiona a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento, levando em conta sua inter-relação.

 III – Por se tratar de um procedimento didático, é um modelo de centro de interesse, que está na gênese da pedagogia de projetos.

O modo como a professora conduziu a pesquisa está relacionado à(s) afirmação(ões):

9Questão 320180. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:

10Questão 320313. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

A professora Laura organiza sua ação didática por meio de projetos de trabalho que, de acordo com a concepção de Hernández (1998), são caracterizados como um(a):

11Questão 321008. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Analise as afirmações abaixo.

I – Diferenciar é organizar as interações e as atividades, de modo a que cada aluno seja confrontado constantemente com as situações didáticas mais fecundas para ele.

II – A pedagogia diferenciada que proporciona os melhores resultados é a divisão em grupos de níveis ou cursos, cada um deles dotado de um currículo específico.

III – A diferenciação do ensino rompe com a indiferença às diferenças e neutraliza os mecanismos de fabricação do sucesso escolar.

IV – A diferenciação restrita visa a que todos atinjam o mesmo nível de domínio, através da adoção de caminhos que conduzam às mesmas competências.

No que diz respeito às pedagogias diferenciadas, são corretas, apenas, as afirmações:

12Questão 321123. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

De acordo com a Teoria de Henry Wallon, os estados afetivos no bebê são, invariavelmente, vividos como sensações corporais, e expressos sob a forma de emoções. Atento às necessidades expressas pela criança, principalmente pelo choro, o educador de creche deve:

I - cuidar e educar seguindo princípios de promoção da saúde;

II - respeitar as singularidades do bebê;

III - estabelecer um vínculo emocional com a criança;  

IV - tratar bebês de mesma idade da mesma forma.

Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(s):

13Questão 321226. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

As crianças, desde que nascem, podem participar de inúmeras práticas sociais em seu cotidiano. É dessa maneira que constroem conhecimento sobre a vida social. A proposta educacional da Educação Infantil deve

14Questão 321641. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Muitas vezes, no ensino fundamental, particularmente em sua etapa inicial, a História tem permanecido distante dos interesses do aluno. Para que o ensino da História seja parte atraente e significativa do cotidiano escolar, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem, em suas orientações didáticas:

15Questão 321989. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

Existem diferentes formas de expressão de afetos, sentimentos, idéias. A arte e o brincar abrem canais para que possamos dispor de muitas linguagens para nos expressar. Nessa história, percebe-se a presença da imaginação do pai e do filho fazendo parte da interação entre os dois. Com isso, é correto afirmar que a imaginação:

16Questão 322006. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Um aluno expressou um conceito errado em uma redação. Ao constatar o erro, seu professor, por aderir a uma concepção mediadora de avaliação, considerou que essa redação e as tarefas de aprendizagem, em geral, devem ser compreendidas como um(a):

17Questão 322206. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Ao ingressar pela primeira vez na escola, Ana estava ávida por aprender a escrever. Ao final do primeiro dia de aula, pegou uma folha em branco e registrou:

EOA
OO
PARIO

A professora se posicionou ao seu lado e pediu que lesse o que escreveu. A menina disse: "escola – sol – parquinho", referindo-se às novidades de seu dia.

18Questão 322449. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

A educação compensatória, baseada na teoria da privação cultural, teve grande influência na educação infantil e, ainda hoje, deixa suas marcas na educação pública, quando esta apresenta um(a):

19Questão 322518. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

No livro Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire, encontra-se o seguinte relatório de atividade de uma turma de crianças de 4 a 5 anos:

— Oba! Oba!

— Viva ! Viva !

— Será que é mesmo ovo de borboleta?

— É sim, Madalena! Olha ela ali do lado!

— É... e está morta.

— Coitada, pôs tanto ovo que morreu.......

— Vamos contar quantos tem?

— 230 ovos!.....

— Até cansei de contar....

— E o que será que vai sair daí?

— Borboleta, ora!

— Já direto?

— Não....

— Vamos estudar amanhã no livro, pra gente saber?

— Vamos.

Pelo relato acima, pode-se perceber que a prática do professor,

ao tratar de assuntos de Ciências, deve partir:

20Questão 322844. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Quem passa pela porta da sala de aula da professora Lívia e observa a classe acha que a indisciplina reina no lugar. Alguns alunos, de pé, circulam entre os grupos, dando palpites no trabalho alheio. Muitos falam ao mesmo tempo, parecendo negociar pontos de vista. Outros prendem papéis nos murais, enquanto poucos escrevem numa tabela. A professora percorre a sala, buscando a interação com os alunos.

Esta narrativa está fundamentada numa concepção de disciplina, segundo Aquino (1996), em que prevalece o olhar baseado numa perspectiva:

21Questão 322926. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

A supervisora da Escola "Sou esperto" levou para a professora da turma de crianças de 4 a 5 anos um minhocário, para que ela trabalhasse o assunto "Animais" com as crianças. Com base nas orientações do RCN, qual deve ser o procedimento da professora nessa situação?

22Questão 322995. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Em uma perspectiva cognitivista / construtivista da leitura, a compreensão do que se lê é produto da(o):

23Questão 323005. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

A partir do momento em que a criança descobre que nossa forma de escrever não é regida por princípios ideográficos é levada a inventar a escrita silábica. Tal escrita consiste em: letra

24Questão 323052. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Curto, Morillo e Teixidó (2000) enfatizam a leitura na escola como atividade de interpretação e compreensão de textos. Os autores afirmam que, para que isso seja possível, existem pressupostos necessários para a leitura, tais como o conhecimento

25Questão 323349. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Na instituição de Educação Infantil, a intervenção do professor é necessária para que as crianças possam ampliar suas capacidades de apropriação de conceitos, das diferentes linguagens e dos códigos sociais. Nesse contexto, cabe ao educador, predominantemente, um papel de:

26Questão 323356. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Hugo é uma criança em fase de alfabetização. O menino consegue ler textos que lhe são apresentados sem, contudo, compreender o que lê. A partir do caso descrito, considere as afirmações que se seguem.

I – Não é possível compreender se não há leitura de forma ativa, ou seja, antecipando interpretações, reconhecendo significados, dúvidas e incompreensões no processo de leitura.

II – Ler e escrever são tarefas interdependentes, o que supõe que uma criança que não compreender um texto também não compreenderá o que escreve.

III – Para favorecer a compreensão é preciso propor a leitura de textos cujo significado seja necessário desvendar com um objetivo claro e explícito.

IV – O ensino das estratégias de leitura compreensiva deve ser realizado em etapas posteriores à fase da alfabetização, que deve ficar circunscrita à decodificação dos códigos lingüísticos.

Sobre o processo de aquisição da leitura, são corretas, apenas, as afirmações:

27Questão 323822. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

As tarefas de leitura compartilhada são consideradas, segundo Solé (1998), como as melhores ocasiões para os alunos compreenderem e usarem estratégias úteis à compreensão de textos. Sobre esta forma de encaminhar atividades de leitura, é correto afirmar que:

28Questão 323828. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.

Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.

Ao propor aos alunos que elaborassem seus próprios textos, o professor se deparou com o problema dos erros ortográficos. Todas as opções abaixo são coerentes com uma concepção de produção de textos que visa à criação independente, EXCETO uma. Assinale-a.

29Questão 323858. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

Na história, o pai utilizou a arte para se expressar. Existem muitas formas de se expressar através das artes, e o desenho é uma delas. Na Educação Infantil, a criança cria e recria formas, por meio do desenho, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. Porém, é muito comum observar que muitas delas costumam imitar os desenhos dos colegas. Segundo o RCN, esse comportamento:

30Questão 324030. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Após um passeio ao Zoológico a professora propôs um problema para sua turma de crianças de 4 anos: "Em nosso passeio vimos dois macacos, três leões, uma girafa e dois elefantes. Quantos animais vimos ao todo?" Levando em conta a proposta de Smole, Diniz e Cândido (2000), para resolução de problemas na Educação Infantil, a professora, para facilitar o aprendizado, pode:

31Questão 324225. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Lúcia e Renata estão planejando criar uma creche. Já têm a casa, é só adaptar. Na hora de separar as salas por faixa etária, destinaram a menor sala para os bebês recém-saídos do berçário. A idéia é colocar os menores nos espaços mais reduzidos, pois fica mais fácil controlá-los. Como Lúcia e Renata, muitos gestores de creche tomam essa iniciativa que:

32Questão 324691. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Um aluno escreveu o convite para as festividades de final de ano da seguinte maneira: VENU TODUS NA FETA DI FINAU VAI TEM ANIMASAO E DANSA E MUTA MUZICA E ALEGRE

Diante do texto do aluno, algumas observações foram feitas por professores.

I – "É preciso corrigir o que o aluno escreveu, introduzindo no papel as letras omitidas, alterando as trocadas e fazendo o traçado correto das letras."

II – "Melhor será enviar o convite para a família como está, pois este aluno está buscando a coerente representação fonética da língua falada."

III – "Julgo produtivo que o aluno compare seu texto com outro igual, mas escrito corretamente, identifique as diferenças e faça a reescritura de seu texto como resultado da comparação."

Considerando que o aluno produziu um texto informativo, assinale a opção que apresenta o(s) procedimento(s) didático(s) apropriado(s), em uma concepção de ensino que leve em conta a função social da escrita.

33Questão 324744. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Após a proposição de uma atividade, um aluno perguntou ao professor: "Vai ser para nota?". Diante da negativa do professor, o aluno comentou: "Ah, então eu não vou fazer..." Falas como a desse aluno revelam uma concepção de avaliação com a qual os discentes se habituaram. Trata-se da "Pedagogia do exame" (Luckesi, 1995), que tem como conseqüências:

34Questão 324848. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Dentre as descrições abaixo, assinale aquela que corresponde a uma transposição didática que leve a aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível.

35Questão 325078. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Valéria quer matricular na creche seu bebê de 5 meses e está com muitas dúvidas a esse respeito, pois, efetivamente, poderia deixá-lo mais um tempo em casa com a sua mãe. Se você fosse conversar com ela sobre esse assunto, qual informação seria a correta?

36Questão 325155. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Uma criança escreveu em seu caderno: "ameninacomedoce", o que enseja as seguintes afirmações:

I – a aprendizagem da leitura e da escrita pressupõe fazer correspondências entre os sons da linguagem e os signos ou conjuntos de signos gráficos;

 II – a criança que se inicia no processo de aquisição da linguagem escrita ainda não possui uma consciência metalingüística, razão pela qual faz aglutinações;

III – algumas crianças têm dificuldades de discriminar a segmentação entre as palavras, o que é claramente percebível na linguagem falada, ao fazer a transposição para a escrita.

É (São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

37Questão 325314. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Uma professora escreveu no alto de uma ficha: "Verificação bimestral". Uma colega da mesma escola, ao ver a ficha, perguntou se não seria melhor se registrasse "Avaliação da aprendizagem".

Na contraposição entre verificação e avaliação, há na segunda concepção a busca por uma construção efetiva da aprendizagem porque a avaliação:

38Questão 325333. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

No âmbito da Saúde na Educação, existe uma área muito pouco explorada pelos profissionais da educação: a sexualidade infantil. Por inúmeros motivos, em especial pelo desconhecimento do assunto, tal temática tem-se revelado um dos maiores obstáculos ao trabalho do educador no espaço das instituições de Educação Infantil. No que diz respeito ao trabalho realizado sobre essa temática, é correto afirmar que o educador deve:

39Questão 325496. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

O Brasil é mundialmente conhecido pela sua extensão de terra e por ser dividido em regiões que apresentam diferenças muito grandes entre si. Por este motivo, as brincadeiras e os jogos infantis também são diferentes de uma região para outra. Sabendo que as brincadeiras auxiliam o desenvolvimento integral das crianças, pode-se afirmar que, em comparação às crianças de áreas urbanas, as crianças de áreas rurais:

40Questão 325574. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

A hora da roda é um momento muito importante no cotidiano da Educação Infantil. Normalmente acontece antes de serem iniciadas as atividades do dia. Nessa hora, os componentes do grupo falam, dão suas opiniões, discordam ou concordam sobre vários assuntos. Nesse momento, o papel da educadora é:

41Questão 325699. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Segundo Verba e Isambert, in Bondioli e Mantovani (1998), a corrente interacionista e as pesquisas relativas às trocas feitas pelas crianças na creche mostram que as interações entre elas traduzem informações diversas e constituem experiências novas. Nesse sentido, organizar as crianças de forma a misturar faixas etárias diferentes, especialmente com relação às de 1 a 3 anos (ou mais), pode ser considerada como:

42Questão 326163. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Em uma sala de crianças entre 4 e 5 anos, cada uma tem uma ficha com seu próprio nome escrito e, diariamente, a professora propõe alguma brincadeira com os nomes das crianças, tendo em vista o reconhecimento dos mesmos. Além disso, as letras de canções conhecidas, poemas e histórias estão afixados nos murais. Ao ler histórias para os alunos, a professora mostra a capa do livro que será lido. Assinale a opção que apresenta uma forma correta de proceder para estimular a reflexão das crianças acerca da leitura.

43Questão 326204. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Alice, educadora de uma escola que atende a alunos de classe média, já deveria ter trabalhado as profissões com sua turma de 5 anos usando os cartazes e páginas do livro dedicadas a esse assunto, mas não teve tempo. Um dia, na hora da saída, observou que as crianças corriam para o pipoqueiro, tontos com o cheirinho gostoso da pipoca fresquinha. Daí surgiu uma idéia: no dia seguinte, começou a conversa na roda falando do cheirinho da pipoca e perguntou se as crianças gostariam de saber um pouco sobre o trabalho do pipoqueiro, sugerindo uma entrevista com ele. A partir dessa entrevista, ela trabalharia as profissões. Sobre esse procedimento didático, é correto afirmar que:

44Questão 326861. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.

Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.

O trabalho realizado por este professor relaciona-se às afirmações que se seguem. Todas estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a.

45Questão 327267. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, no Art 12º, estabelece que as escolas têm a incumbência de "elaborar e executar sua proposta pedagógica". Para que essa proposta vise à construção de uma "felicidadania", segundo a concepção de Rios (2002), faz-se necessário:

46Questão 327436. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

A professora Renata busca, através de práticas de avaliação, um processo formativo. Uma avaliação nesta perspectiva oferece ao professor:

47Questão 327548. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Ao analisar as causas do fracasso escolar, Perrenoud (2001) identifica o currículo como um mecanismo que fabrica o insucesso quando o(a):

48Questão 328304. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

A instituição de educação infantil exerce, também, uma função educativa junto aos pais, discutindo, informando, encaminhando os mais diversos assuntos, para que família e instituição, em colaboração mútua, possam promover uma educação integral da criança.

Patrícia Corsino

Para Bondioli e Mantovani (1998), a família deve ser considerada pela creche como:

49Questão 328425. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Janaína acabou de lançar para a sua turma a noção de animais mamíferos. Apresentou alguns cartazes e passou aos exercícios do livro de Ciências. Precisou fazer tudo bem rápido porque a orientação é dar mais importância aos conteúdos relativos à preparação para a alfabetização. Sobre essa prática, bastante comum em nossas escolas de Educação Infantil, é correto afirmar que:

50Questão 328545. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Muitas teorias e experiências têm contribuído para se pensar acerca do atendimento e do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. Um deles diz respeito à autonomia. Em relação às atividades com bebês, é possível afirmar que estes precisam de:

51Questão 328878. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Numa classe, os alunos, após medirem-se uns aos outros, criaram, em grupos, gráficos representando as diferentes alturas encontradas. Em seguida, compararam os gráficos criados com outros obtidos em revistas e jornais. Essa atividade corresponde ao bloco de conteúdos "tratamento da informação", presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática, porque:

52Questão 329026. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO, Ensino Superior, 2007

Em relação à organização dos conteúdos, o que recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática, no período inicial do ensino fundamental?