Simulado: Oficial de Inteligência - Pedagogia - Planejamento de Ensino - ABIN

42 questões | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 42 questões do simulado abaixo (Oficial de Inteligência - Pedagogia - Planejamento de Ensino - ABIN). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

4 resolveram
37% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
4 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 319490 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação em espaços não escolares vem confirmar um novo espaço de atuação do pedagogo, com uma visão redefinida de atuação desse profissional. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A pedagogia não escolar tem origem nos vínculos entre educação e economia e nas mudanças recentes advindas do capitalismo: em um mundo que assiste a intensas transformações tecnológicas em vários campos, como a informática, a microeletrônica, a bioenergética, entre outros, fazem-se necessários, no processo produtivo, novos sistemas de organização do trabalho, mudanças no perfil profissional e novas exigências de qualificação dos trabalhadores.

2 Questão 319549 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Tendo como referência várias experiências relativas ao uso das mídias na educação, julgue os itens a seguir. O Projeto Minerva foi um serviço de radiodifusão educativa do Ministério da Educação que visava qualificar a mão de obra e preparar alunos para o vestibular. Foi implementado como solução, em curto prazo, para os problemas de desenvolvimento econômico do país.

3 Questão 319759 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. Os recursos didáticos colaborativos na educação a distância surgem a partir da interligação de computadores em rede e permitem a integração dos conteúdos disponíveis em outras mídias, favorecendo a interatividade e a produção colaborativa; entretanto, esses recursos são pouco utilizados em cursos online, por incentivarem o plágio entre os cursistas.

4 Questão 319797 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A EaD é considerada um sistema tecnológico de comunicação unidirecional para massas.

5 Questão 320418 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito do planejamento na ação docente, julgue os itens a seguir. O planejamento independe do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.

6 Questão 320792 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. A aquisição de conhecimento é percebida em mudanças de atitude e de pensamento.

7 Questão 320815 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

A maioria dos municípios brasileiros não proporciona acesso à educação superior. Nesse sentido, a EaD surge como alternativa para preencher essa lacuna.

8 Questão 321023 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. Os modelos de avaliação da aprendizagem na educação corporativa incluem o modelo de Kirkpatrick, o modelo de Hamblim, o modelo de Phillips, o modelo MAIS, o modelo de Fitz-enz e o modelo de produtividade.

9 Questão 321027 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

A prática da EaD tem sido concretamente uma prática educativa, ou seja, de interação pedagógica, cujos objetivos, conteúdos e resultados se identificam com aqueles que constituem, nos diversos tempos e espaços, a educação como projeto e processo humanos, histórica e politicamente definidos na cultura das diferentes sociedades.

10 Questão 321177 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. No que se refere à utilização de recurso didático tecnológico, a primeira ação consiste em delimitar o conteúdo que será ministrado e, em seguida, pesquisá-lo.

11 Questão 321668 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. As estratégias específicas para otimizar a tecnologia educacional na educação a distância e orientar a elaboração de recursos didáticos são atividades interessantes, técnicas de grupo e análise do processo de avaliação cognitiva individual.

12 Questão 321915 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A EaD é considerada uma prática educativa mediatizada.

13 Questão 322147 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

No que se refere ao planejamento curricular, julgue os próximos itens. O planejamento diz respeito à função de formar progressivamente o currículo em diferentes etapas.

14 Questão 322290 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. O Wordle é uma ferramenta de análise de textos que permite a conversão de texto livre ou da Web em uma nuvem de palavras, além da realização de um estudo de gestão das palavras.

15 Questão 322354 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. Por ordem crescente de complexidade, a categoria análise precede a categoria avaliação.

16 Questão 322397 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O modelo de resultados se refere à avaliação de resultados em educação corporativa e seu objetivo é avaliar programas individualmente na perspectiva de resultados.

17 Questão 322772 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito da pedagogia e da didática, julgue os itens que se seguem. É papel da didática indicar princípios e diretrizes que regulem a ação docente.

18 Questão 323032 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação em espaços não escolares vem confirmar um novo espaço de atuação do pedagogo, com uma visão redefinida de atuação desse profissional. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. No projeto de educação a distância, a avaliação deve conter duas dimensões: a que diz respeito ao processo de aprendizagem e a que se refere à avaliação das ferramentas aplicadas.

19 Questão 323290 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito do planejamento na ação docente, julgue os itens a seguir. Planejar é, sobretudo, preencher formulários para o controle administrativo da ação educativa.

20 Questão 323642 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito do planejamento na ação docente, julgue os itens a seguir. O planejamento de ensino deve ser rígido e absoluto.

21 Questão 323809 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. Comparar, criticar, diferenciar e examinar são verbos adequados para o alcance do nível de análise.

22 Questão 323835 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Iniciativas educacionais e culturais têm procurado minimizar a discrepância no acesso às tecnologias da informação e comunicação por meio da utilização das mídias nos processos educacionais.

23 Questão 324146 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A EaD é considerada uma modalidade básica de ensino.

24 Questão 324150 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A EaD é considerada um modelo pedagógico.

25 Questão 324235 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A EaD é considerada um sistema de comunicação bidirecional.

26 Questão 324676 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

Ambientes de aprendizagem interativa buscam promover a colaboração entre estudantes, professores, cientistas e educadores, funcionando, entre outras coisas, como fontes de informação, como ferramentas cognitivas e de colaboração, de apoio contextual e social.

27 Questão 324989 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito do planejamento na ação docente, julgue os itens a seguir. O planejamento é um processo de racionalização e organização da ação docente.

28 Questão 325521 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. No planejamento metodológico, é necessário selecionar e produzir previamente os recursos didáticos e materiais com potencial de utilização, integração e complementaridade, objetivando o atendimento aos diferentes estilos de aprendizagem.

29 Questão 325625 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O modelo de metodologia de ensino por competências apresenta-se como uma possibilidade de conciliar capacitação e qualificação técnica e conceitual com formação humana e interpessoal, envolvendo, por meio da gestão por competências, quatro dimensões fundamentais: interesses (saber-ser), atitudes (saber-agir), saberes (conhecimentos) e habilidades (saber-fazer).

30 Questão 325656 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito da pedagogia e da didática, julgue os itens que se seguem. Didática e metodologia de ensino são conceitos idênticos.

31 Questão 325754 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. Embora a utilização de recursos didáticos seja um fator que interfira na criatividade do estudante, o processo ensino-aprendizagem se desenvolve da mesma forma, independentemente de recursos ou métodos utilizados.

32 Questão 325905 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação em espaços não escolares vem confirmar um novo espaço de atuação do pedagogo, com uma visão redefinida de atuação desse profissional. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Nos processos de ensino a distância, as avaliações in loco devem ser realizadas em espaço definido antes de cada aplicação, podendo ocorrer em endereço diferente da sede da IES.

33 Questão 325930 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

A educação a distância (ou virtual) caracteriza-se por ser um método de ensino e aprendizado desprovido de momentos presenciais.

34 Questão 325946 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. Por ser central na mobilização do sujeito em sua tarefa, o recurso do saber fazer é o principal indicador e eixo orientador da avaliação de competências.

35 Questão 325977 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito da pedagogia e da didática, julgue os itens que se seguem. Controle e avaliação da aprendizagem são temas dos quais a didática não se ocupa.

36 Questão 326997 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

O uso de tecnologias é imprescindível para proporcionar aos estudantes a oportunidade de interagir e trabalhar juntos em problemas e projetos significativos.

37 Questão 327045 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. Em uma prática pedagógica no espaço não escolar, o uso do recurso didático só será viável e significativo se constituir elemento de apoio na construção do conhecimento corporativo.

38 Questão 327446 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito do planejamento na ação docente, julgue os itens a seguir. Faz parte do planejamento de ensino selecionar material didático, identificar tarefas a serem executadas pelo professor e pelos alunos e replanejar o trabalho docente conforme situações ocorridas nas aulas.

39 Questão 327474 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. De acordo com a abordagem humana crítica, o planejamento deve priorizar as técnicas e os equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida.

40 Questão 328102 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. A utilização de objetos de aprendizagem mediada por computador representa um novo modo de aprender e constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do educador.

41 Questão 328590 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A EaD é considerada um recurso de instrução.

42 Questão 328938 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. As novas tecnologias podem ser usadas como instrumento no processo ensino-aprendizagem, mas também podem ser inócuas na educação, se não forem repensados os demais elementos envolvidos nesse processo.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!