Oficial de Inteligência - Pedagogia - Planejamento de Ensino - ABIN

Responda as 42 questões do simulado abaixo (Oficial de Inteligência - Pedagogia - Planejamento de Ensino - ABIN). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

42 questões Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior

1 resolveram
33% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

1Questão 319490. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação em espaços não escolares vem confirmar um novo espaço de atuação do pedagogo, com uma visão redefinida de atuação desse profissional. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A pedagogia não escolar tem origem nos vínculos entre educação e economia e nas mudanças recentes advindas do capitalismo: em um mundo que assiste a intensas transformações tecnológicas em vários campos, como a informática, a microeletrônica, a bioenergética, entre outros, fazem-se necessários, no processo produtivo, novos sistemas de organização do trabalho, mudanças no perfil profissional e novas exigências de qualificação dos trabalhadores.

2Questão 319549. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Tendo como referência várias experiências relativas ao uso das mídias na educação, julgue os itens a seguir. O Projeto Minerva foi um serviço de radiodifusão educativa do Ministério da Educação que visava qualificar a mão de obra e preparar alunos para o vestibular. Foi implementado como solução, em curto prazo, para os problemas de desenvolvimento econômico do país.

3Questão 319759. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. Os recursos didáticos colaborativos na educação a distância surgem a partir da interligação de computadores em rede e permitem a integração dos conteúdos disponíveis em outras mídias, favorecendo a interatividade e a produção colaborativa; entretanto, esses recursos são pouco utilizados em cursos online, por incentivarem o plágio entre os cursistas.

4Questão 319797. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A EaD é considerada um sistema tecnológico de comunicação unidirecional para massas.

5Questão 320418. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito do planejamento na ação docente, julgue os itens a seguir. O planejamento independe do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.

6Questão 320792. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. A aquisição de conhecimento é percebida em mudanças de atitude e de pensamento.

7Questão 320815. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

A maioria dos municípios brasileiros não proporciona acesso à educação superior. Nesse sentido, a EaD surge como alternativa para preencher essa lacuna.

8Questão 321023. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. Os modelos de avaliação da aprendizagem na educação corporativa incluem o modelo de Kirkpatrick, o modelo de Hamblim, o modelo de Phillips, o modelo MAIS, o modelo de Fitz-enz e o modelo de produtividade.

9Questão 321027. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

A prática da EaD tem sido concretamente uma prática educativa, ou seja, de interação pedagógica, cujos objetivos, conteúdos e resultados se identificam com aqueles que constituem, nos diversos tempos e espaços, a educação como projeto e processo humanos, histórica e politicamente definidos na cultura das diferentes sociedades.

10Questão 321177. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. No que se refere à utilização de recurso didático tecnológico, a primeira ação consiste em delimitar o conteúdo que será ministrado e, em seguida, pesquisá-lo.

11Questão 321668. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. As estratégias específicas para otimizar a tecnologia educacional na educação a distância e orientar a elaboração de recursos didáticos são atividades interessantes, técnicas de grupo e análise do processo de avaliação cognitiva individual.

12Questão 321915. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A EaD é considerada uma prática educativa mediatizada.

13Questão 322147. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

No que se refere ao planejamento curricular, julgue os próximos itens. O planejamento diz respeito à função de formar progressivamente o currículo em diferentes etapas.

14Questão 322290. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. O Wordle é uma ferramenta de análise de textos que permite a conversão de texto livre ou da Web em uma nuvem de palavras, além da realização de um estudo de gestão das palavras.

15Questão 322354. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. Por ordem crescente de complexidade, a categoria análise precede a categoria avaliação.

16Questão 322397. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O modelo de resultados se refere à avaliação de resultados em educação corporativa e seu objetivo é avaliar programas individualmente na perspectiva de resultados.

17Questão 322772. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito da pedagogia e da didática, julgue os itens que se seguem. É papel da didática indicar princípios e diretrizes que regulem a ação docente.

18Questão 323032. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação em espaços não escolares vem confirmar um novo espaço de atuação do pedagogo, com uma visão redefinida de atuação desse profissional. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. No projeto de educação a distância, a avaliação deve conter duas dimensões: a que diz respeito ao processo de aprendizagem e a que se refere à avaliação das ferramentas aplicadas.

19Questão 323290. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito do planejamento na ação docente, julgue os itens a seguir. Planejar é, sobretudo, preencher formulários para o controle administrativo da ação educativa.

20Questão 323642. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito do planejamento na ação docente, julgue os itens a seguir. O planejamento de ensino deve ser rígido e absoluto.

21Questão 323809. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue os itens seguintes. Comparar, criticar, diferenciar e examinar são verbos adequados para o alcance do nível de análise.

22Questão 323835. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Iniciativas educacionais e culturais têm procurado minimizar a discrepância no acesso às tecnologias da informação e comunicação por meio da utilização das mídias nos processos educacionais.

23Questão 324146. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A EaD é considerada uma modalidade básica de ensino.

24Questão 324150. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A EaD é considerada um modelo pedagógico.

25Questão 324235. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A EaD é considerada um sistema de comunicação bidirecional.

26Questão 324676. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

Ambientes de aprendizagem interativa buscam promover a colaboração entre estudantes, professores, cientistas e educadores, funcionando, entre outras coisas, como fontes de informação, como ferramentas cognitivas e de colaboração, de apoio contextual e social.

27Questão 324989. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito do planejamento na ação docente, julgue os itens a seguir. O planejamento é um processo de racionalização e organização da ação docente.

28Questão 325521. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Os recursos didáticos, em qualquer mídia, devem estar em consonância com a fundamentação filosófica e pedagógica definida no projeto pedagógico do curso proposto, de modo que o planejamento pode ser organizado de inúmeras formas. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos. No planejamento metodológico, é necessário selecionar e produzir previamente os recursos didáticos e materiais com potencial de utilização, integração e complementaridade, objetivando o atendimento aos diferentes estilos de aprendizagem.

29Questão 325625. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O modelo de metodologia de ensino por competências apresenta-se como uma possibilidade de conciliar capacitação e qualificação técnica e conceitual com formação humana e interpessoal, envolvendo, por meio da gestão por competências, quatro dimensões fundamentais: interesses (saber-ser), atitudes (saber-agir), saberes (conhecimentos) e habilidades (saber-fazer).

30Questão 325656. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito da pedagogia e da didática, julgue os itens que se seguem. Didática e metodologia de ensino são conceitos idênticos.

31Questão 325754. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. Embora a utilização de recursos didáticos seja um fator que interfira na criatividade do estudante, o processo ensino-aprendizagem se desenvolve da mesma forma, independentemente de recursos ou métodos utilizados.

32Questão 325905. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação em espaços não escolares vem confirmar um novo espaço de atuação do pedagogo, com uma visão redefinida de atuação desse profissional. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Nos processos de ensino a distância, as avaliações in loco devem ser realizadas em espaço definido antes de cada aplicação, podendo ocorrer em endereço diferente da sede da IES.

33Questão 325930. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

A educação a distância (ou virtual) caracteriza-se por ser um método de ensino e aprendizado desprovido de momentos presenciais.

34Questão 325946. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. Por ser central na mobilização do sujeito em sua tarefa, o recurso do saber fazer é o principal indicador e eixo orientador da avaliação de competências.

35Questão 325977. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito da pedagogia e da didática, julgue os itens que se seguem. Controle e avaliação da aprendizagem são temas dos quais a didática não se ocupa.

36Questão 326997. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.

Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

O uso de tecnologias é imprescindível para proporcionar aos estudantes a oportunidade de interagir e trabalhar juntos em problemas e projetos significativos.

37Questão 327045. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. Em uma prática pedagógica no espaço não escolar, o uso do recurso didático só será viável e significativo se constituir elemento de apoio na construção do conhecimento corporativo.

38Questão 327446. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A respeito do planejamento na ação docente, julgue os itens a seguir. Faz parte do planejamento de ensino selecionar material didático, identificar tarefas a serem executadas pelo professor e pelos alunos e replanejar o trabalho docente conforme situações ocorridas nas aulas.

39Questão 327474. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. De acordo com a abordagem humana crítica, o planejamento deve priorizar as técnicas e os equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida.

40Questão 328102. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

Devido à necessidade de organizar os recursos metodológicos e a avaliação, o pedagogo busca planejar coerentemente os objetivos de formação. A esse respeito, julgue os itens seguintes. A utilização de objetos de aprendizagem mediada por computador representa um novo modo de aprender e constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do educador.

41Questão 328590. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A EaD é considerada um recurso de instrução.

42Questão 328938. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2004

A educação é uma prática humana social que constrói e modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, e que dá uma configuração à existência humana individual e grupal. Assim, o pedagogo, como profissional da educação, pode atuar e intervir em diferentes espaços educativos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. As novas tecnologias podem ser usadas como instrumento no processo ensino-aprendizagem, mas também podem ser inócuas na educação, se não forem repensados os demais elementos envolvidos nesse processo.