Simulado: Oficial Técnico de Inteligência - Planejamento de Ensino - ABIN

29 questões | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 29 questões do simulado abaixo (Oficial Técnico de Inteligência - Planejamento de Ensino - ABIN). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

2 resolveram
41% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
2 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 319261 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

A metodologia centrada na exposição verbal e na responsabilização do professor é própria da concepção tecnicista da educação.

2 Questão 319460 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Independentemente do investimento tecnológico realizado, muitos procedimentos didáticos empregados na educação corporativa a distância remetem a cursos tradicionais, sem articulação entre teoria e prática.

3 Questão 319663 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

A metodologia centrada na compreensão, reflexão e ação caracteriza a tendência educacional libertadora de Paulo Freire.

4 Questão 319847 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

A concepção transformadora de avaliação, que se caracteriza pela progressividade e terminalidade, privilegia o processo, os conteúdos e a abrangência do processo educativo.

5 Questão 320288 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

Ao propor uma metodologia com foco em estímulos externos e reforços ou em estímulos de situações esperadas, Skinner promoveu o tecnicismo na educação.

6 Questão 320704 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Na educação corporativa a distância, a seleção de determinada tecnologia deve levar em conta, especialmente, sua adequação ao perfil dos empregados, às condições tecnológicas da empresa e ao projeto educacional.

7 Questão 321076 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

Entende-se por autogestão a metodologia que propõe liberdade para que os estudantes aprendam os conteúdos a partir de interesses individuais ou coletivos; essa metodologia tem na pedagogia crítico-social dos conteúdos a sua principal manifestação.

8 Questão 322063 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma equipe multidisciplinar docente propôs um planejamento curricular com base em ideias filosóficas, sociológicas, psicológicas, axiológicas e nas teorias do ensino para a fundamentação do currículo. As bases legais que orientam o sistema educacional do país não foram levadas em consideração. Nessa situação, as bases legais não foram enfatizadas porque não são necessárias para a formulação de um currículo.

9 Questão 322180 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

A utilização de tecnologias em processos de formação e o debate a esse respeito se desvinculam da discussão sobre o papel do professor e sua mediação pedagógica no processo de aprendizagem.

10 Questão 322250 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos devem abranger critérios para a seleção de outros elementos que constituem o plano de ensino, como, por exemplo, conteúdos, procedimentos, recursos e processos de avaliação.

11 Questão 322271 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Todo objetivo de ensino requer uma ação definida; contudo, não é necessário determinar o prazo para que a ação seja executada.

12 Questão 322579 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

Na abordagem tradicional, o conhecimento é considerado uma construção contínua, na qual a mudança de comportamento configura a construção de uma nova aprendizagem.

13 Questão 322681 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

Apesar de permitir a avaliação da habilidade de estabelecer relações entre conceitos, fatos, processos e, ainda, de analisar informações, fatos ou fenômenos, a questão discursiva não possibilita a formulação de conclusões.

14 Questão 323082 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

As questões discursivas geralmente apresentam uma situação-problema ou um estudo de caso. Nesse tipo de questão, o estudante deve responder com originalidade e organizar suas ideias de acordo com os padrões estabelecidos no comando.

15 Questão 323191 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Paula, pedagoga há quinze anos, defende a ideia de que o currículo de um curso deve representar o patrimônio social e cultural do homem, formado pelos conhecimentos científicos e tecnológicos. Paula, ao elaborar o currículo desse curso, procura conciliar todos esses elementos. Nessas condições, o currículo deve ser trabalhado de forma interdisciplinar.

16 Questão 323423 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

Os distratores, considerados independentes do problema formulado no enunciado, devem ter conteúdo lógico, de modo a evitar que os alunos que não sabem o conteúdo avaliado na questão ou aqueles que tentam adivinhar a resposta acertem os itens por sorte ou chute.

17 Questão 324313 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

A aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de aprendizagem com o apoio dos recursos da Internet favorece a adoção de práticas inovadoras de educação nas corporações.

18 Questão 325939 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

De acordo com a concepção cognitivista, a avaliação é realizada com o intuito de verificar a apreensão exata do conteúdo trabalhado em sala de aula, sendo o aluno avaliado pela quantidade de informações que consegue reproduzir por meio de instrumentos como provas ou exames.

19 Questão 325952 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

Em uma avaliação mediadora, é função do professor interpretar o resultado das provas e, com base nessa interpretação, estabelecer estratégias pedagógicas que intervenham de forma positiva no processo de aprendizagem de seus alunos.

20 Questão 326172 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

O comportamentalismo é identificado na avaliação quando o professor constata que o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos após a conclusão de uma etapa de estudos.

21 Questão 326480 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

A metodologia que se baseia nas ideias de Maria Montessori é fundamentada na solução de problemas e no aprender fazendo.

22 Questão 326741 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos de ensino constituem exigência indispensável para o trabalho do professor, dada a necessária a padronização dos métodos de ensino, para a manutenção da harmonia escolar.

23 Questão 327316 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

O uso de ferramentas tecnológicas interativas garante por si só o compartilhamento e a construção do sentimento de pertencimento entre os envolvidos em um processo de formação.

24 Questão 327430 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.

A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem, bem como as implicações das fases de desenvolvimento dos alunos conforme a idade e os mecanismos psicológicos.

25 Questão 327432 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

A construção do enunciado não deve permitir a antecipação da natureza das opções, pois a compreensão do objetivo da questão deve ocorrer apenas após a leitura de todas as opções.

26 Questão 327953 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Ensinar com mídias será uma inovação se, simultaneamente, forem mudados os paradigmas convencionais de ensino, que mantêm o afastamento entre professores e estudantes.

27 Questão 328217 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

Na elaboração de questões de múltipla escolha, deve-se evitar a indução do aluno ao erro por meio de controvérsias ou peguinhas; deve-se, também, evitar não favorecer o acerto por exclusão.

28 Questão 328476 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Na elaboração dos objetivos, deve-se observar se a relação objetivo-conteúdo expressa finalidades sociais e pedagógicas.

29 Questão 328934 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos educacionais devem ser formulados com base em pelo menos três referências: a legislação educacional, os conteúdos básicos das ciências e as expectativas de formação cultural.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!