Oficial Técnico de Inteligência - Planejamento de Ensino - ABIN

Responda as 29 questões do simulado abaixo (Oficial Técnico de Inteligência - Planejamento de Ensino - ABIN). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

29 questões Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

1Questão 319261. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

A metodologia centrada na exposição verbal e na responsabilização do professor é própria da concepção tecnicista da educação.

2Questão 319460. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Independentemente do investimento tecnológico realizado, muitos procedimentos didáticos empregados na educação corporativa a distância remetem a cursos tradicionais, sem articulação entre teoria e prática.

3Questão 319663. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

A metodologia centrada na compreensão, reflexão e ação caracteriza a tendência educacional libertadora de Paulo Freire.

4Questão 319847. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

A concepção transformadora de avaliação, que se caracteriza pela progressividade e terminalidade, privilegia o processo, os conteúdos e a abrangência do processo educativo.

5Questão 320288. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

Ao propor uma metodologia com foco em estímulos externos e reforços ou em estímulos de situações esperadas, Skinner promoveu o tecnicismo na educação.

6Questão 320704. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Na educação corporativa a distância, a seleção de determinada tecnologia deve levar em conta, especialmente, sua adequação ao perfil dos empregados, às condições tecnológicas da empresa e ao projeto educacional.

7Questão 321076. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

Entende-se por autogestão a metodologia que propõe liberdade para que os estudantes aprendam os conteúdos a partir de interesses individuais ou coletivos; essa metodologia tem na pedagogia crítico-social dos conteúdos a sua principal manifestação.

8Questão 322063. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma equipe multidisciplinar docente propôs um planejamento curricular com base em ideias filosóficas, sociológicas, psicológicas, axiológicas e nas teorias do ensino para a fundamentação do currículo. As bases legais que orientam o sistema educacional do país não foram levadas em consideração. Nessa situação, as bases legais não foram enfatizadas porque não são necessárias para a formulação de um currículo.

9Questão 322180. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

A utilização de tecnologias em processos de formação e o debate a esse respeito se desvinculam da discussão sobre o papel do professor e sua mediação pedagógica no processo de aprendizagem.

10Questão 322250. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos devem abranger critérios para a seleção de outros elementos que constituem o plano de ensino, como, por exemplo, conteúdos, procedimentos, recursos e processos de avaliação.

11Questão 322271. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Todo objetivo de ensino requer uma ação definida; contudo, não é necessário determinar o prazo para que a ação seja executada.

12Questão 322579. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

Na abordagem tradicional, o conhecimento é considerado uma construção contínua, na qual a mudança de comportamento configura a construção de uma nova aprendizagem.

13Questão 322681. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

Apesar de permitir a avaliação da habilidade de estabelecer relações entre conceitos, fatos, processos e, ainda, de analisar informações, fatos ou fenômenos, a questão discursiva não possibilita a formulação de conclusões.

14Questão 323082. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

As questões discursivas geralmente apresentam uma situação-problema ou um estudo de caso. Nesse tipo de questão, o estudante deve responder com originalidade e organizar suas ideias de acordo com os padrões estabelecidos no comando.

15Questão 323191. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Paula, pedagoga há quinze anos, defende a ideia de que o currículo de um curso deve representar o patrimônio social e cultural do homem, formado pelos conhecimentos científicos e tecnológicos. Paula, ao elaborar o currículo desse curso, procura conciliar todos esses elementos. Nessas condições, o currículo deve ser trabalhado de forma interdisciplinar.

16Questão 323423. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

Os distratores, considerados independentes do problema formulado no enunciado, devem ter conteúdo lógico, de modo a evitar que os alunos que não sabem o conteúdo avaliado na questão ou aqueles que tentam adivinhar a resposta acertem os itens por sorte ou chute.

17Questão 324313. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

A aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de aprendizagem com o apoio dos recursos da Internet favorece a adoção de práticas inovadoras de educação nas corporações.

18Questão 325939. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

De acordo com a concepção cognitivista, a avaliação é realizada com o intuito de verificar a apreensão exata do conteúdo trabalhado em sala de aula, sendo o aluno avaliado pela quantidade de informações que consegue reproduzir por meio de instrumentos como provas ou exames.

19Questão 325952. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

Em uma avaliação mediadora, é função do professor interpretar o resultado das provas e, com base nessa interpretação, estabelecer estratégias pedagógicas que intervenham de forma positiva no processo de aprendizagem de seus alunos.

20Questão 326172. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

O comportamentalismo é identificado na avaliação quando o professor constata que o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos após a conclusão de uma etapa de estudos.

21Questão 326480. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.

A metodologia que se baseia nas ideias de Maria Montessori é fundamentada na solução de problemas e no aprender fazendo.

22Questão 326741. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos de ensino constituem exigência indispensável para o trabalho do professor, dada a necessária a padronização dos métodos de ensino, para a manutenção da harmonia escolar.

23Questão 327316. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

O uso de ferramentas tecnológicas interativas garante por si só o compartilhamento e a construção do sentimento de pertencimento entre os envolvidos em um processo de formação.

24Questão 327430. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.

A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem, bem como as implicações das fases de desenvolvimento dos alunos conforme a idade e os mecanismos psicológicos.

25Questão 327432. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

A construção do enunciado não deve permitir a antecipação da natureza das opções, pois a compreensão do objetivo da questão deve ocorrer apenas após a leitura de todas as opções.

26Questão 327953. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Ensinar com mídias será uma inovação se, simultaneamente, forem mudados os paradigmas convencionais de ensino, que mantêm o afastamento entre professores e estudantes.

27Questão 328217. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

Na elaboração de questões de múltipla escolha, deve-se evitar a indução do aluno ao erro por meio de controvérsias ou peguinhas; deve-se, também, evitar não favorecer o acerto por exclusão.

28Questão 328476. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Na elaboração dos objetivos, deve-se observar se a relação objetivo-conteúdo expressa finalidades sociais e pedagógicas.

29Questão 328934. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE, Ensino Superior, 2010

Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.

Os objetivos educacionais devem ser formulados com base em pelo menos três referências: a legislação educacional, os conteúdos básicos das ciências e as expectativas de formação cultural.