Analista Pedagógico - Pedagogia - Planejamento de Ensino - SESI SP

Responda as 24 questões do simulado abaixo (Analista Pedagógico - Pedagogia - Planejamento de Ensino - SESI SP). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

24 questões Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior

1 resolveram
33% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo

1Questão 319416. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Segundo Parra, a contagem tem sido objeto de revalorização, considerando seu papel nas aprendizagens numéricas, inclusive como meio de favorecimento da passagem para o cálculo. À luz dessa afirmação, assinale a opção correta.

2Questão 319913. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Assinale a opção incorreta quanto aos princípios norteadores para o ensino da ortografia segundo Artur Gomes de Morais.

3Questão 320250. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

De acordo com Emília Ferreiro, a escrita infantil evolui de forma regular, podendo sinalizar-se a distinção entre três períodos. Para a autora, nesse processo de evolução da escrita, não se inclui

4Questão 320756. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Com relação à resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta, segundo a concepção de Schliemann.

5Questão 321517. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Segundo Libâneo, há diferentes entendimentos em relação à educação ambiental. Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.

6Questão 321806. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Assinale a opção correta acerca do desenvolvimento da conservação de quantidade, segundo Figueiredo Lima.

7Questão 322781. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Muito freqüentemente os professores ensinam as crianças a contar, ler e escrever numerais, por acreditarem que, assim, estão ensinando conceitos numéricos. A esse respeito, assinale a opção correta.

8Questão 323035. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, e o modo de avaliar está atrelado à concepção de ensino dos atores que estão envolvidos nesse processo. A partir dessa premissa, assinale a opção correta.

9Questão 323048. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Segundo Constance Kamii, os três princípios fundamentais no ensino do número são

10Questão 323394. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

No que se refere a situações de escrita, Délia Lerner propõe que

11Questão 324010. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Assinale a opção correspondente às quatro atividades relativas ao trabalho didático com numeração escrita, segundo Cecília Parra.

12Questão 324386. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

No início da alfabetização, as crianças percebem que a escrita é um sistema de representação gráfica arbitrário e que as letras estão ordenadas de modo linear, diferentemente do desenho. A partir desse momento, as crianças vão levantando hipóteses e testando-as de modo sucessivo e evolutivo. A esse respeito, assinale a opção correta.

13Questão 324533. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Com relação ao processo de avaliação no ensino de ciências, assinale a opção correta.

14Questão 324663. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

A alfabetização científica

15Questão 324921. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Durante muito tempo, a brincadeira foi considerada futilidade, cuja única finalidade seria a distração, o recreio, concepção que se associava à de criança. Foi preciso que houvesse uma mudança profunda no conceito de criança para que se pudesse associar uma visão positiva às atividades espontâneas. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

16Questão 325005. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

As diversas imagens que a televisão transmite fornecem às crianças conteúdo para suas brincadeiras, nas quais as crianças atuam como personagens das situações apresentadas na televisão. A esse respeito, assinale a opção correta.

17Questão 325641. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Acerca da idéia de Cecília Parra sobre cálculo mental, assinale a opção correta.

18Questão 326173. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Acerca da ortografia segundo Artur Gomes de Morais, assinale a opção correta.

19Questão 326313. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Com referência ao ensino inicial da leitura, assinale a opção correta conforme Isabel Solé.

20Questão 326419. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

A partir das discussões propostas por Emília Ferreiro sobre a escrita como sistema de representação, é correto afirmar que a escrita

21Questão 326857. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Segundo Sírio Possenti, a escola

22Questão 327156. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Com relação ao ensino de geografia segundo Ana Maria Simões Coelho, assinale a opção correta.

23Questão 328857. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Conforme Délia Lerner, o desafio da leitura e da escrita na escola consiste em

24Questão 328948. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE, Ensino Superior, 2008

Uma brincadeira, considerada comportamento que não se origina de nenhuma obrigação, senão do que é livremente consentido, busca somente o prazer que a atividade proporciona. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.