Escriturário - Português - Interpretação de Textos - Banco do Brasil

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32 questões Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio

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1Questão 200405. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Julgue a correção gramatical dos fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.

Assim, a fuga à moeda nacional, no caso brasileiro, longe de enfraquecer as instituições financeiras domésticas, abriu-lhes novo e promissor campo de atividades.

2Questão 200468. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 O juro foi objeto de condenação pelos filósofos da civilização
greco-romana e pelas religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo e
o islamismo. E a doutrina canônica medieval embasada nos princípios do
4 evangelho mantinha a proibição do empréstimo a juros. Levantada a
proibição do juro, sobretudo após a Revolução Industrial do século XVIII,
quando ficou evidente que o capital financeiro é produtivo, a doutrina
7 moderna não mais discute a licitude do juro e, sim, o valor que a taxa pode
alcançar. Legitimado o juro, seja pela maior produtividade dos processos
capitalistas de produção, em face dos não-capitalistas, seja como preço
10 cobrado pela renúncia a um maior consumo potencial no presente, a usura
passa a ser o juro cobrado acima da taxa legal ou socialmente tolerável.

Julian M. Chacel. Internet: <http://www.caringi.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema nele tratado, julgue ositens a seguir.

De acordo com o texto, após a legitimação do juro, a usura passou a estar relacionada diretamente à rentabilidade dos processos não-capitalistas de produção.

3Questão 200595. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 Pai do Consenso de Washington, o economista
John Williamson afirmou que não há mais como se falar em
desenvolvimento sustentado sem considerar o
4 desenvolvimento social. A agenda mudou e o social ganhou
relevância, afirmou. Para ele, a preocupação social não
significa assistencialismo. Os governos terão de criar as
7 condições para que os mais pobres possam melhorar de vida
com esforço próprio, assinalou. Ele reconheceu que o
resultado das políticas implementadas pelos países da
10 América Latina com base no Consenso de Washington foi
decepcionante. Para Williamson, as reformas realizadas
foram insuficientes, porque acabaram ideologizadas.

Correio Braziliense, 29/8/2003, p. 8 (com adaptações).

Acerca do texto acima e de aspectos diversos relacionados ao
tema por ele enfocado, julgue os itens que se seguem.

A expressão "Para ele" (L.5) remete a John Williamson, tanto como as seguintes formas verbais: "afirmou" (L.2), "assinalou" (L.8) e "reconheceu" (L.8).

4Questão 200754. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 Pai do Consenso de Washington, o economista
John Williamson afirmou que não há mais como se falar em
desenvolvimento sustentado sem considerar o
4 desenvolvimento social. A agenda mudou e o social ganhou
relevância, afirmou. Para ele, a preocupação social não
significa assistencialismo. Os governos terão de criar as
7 condições para que os mais pobres possam melhorar de vida
com esforço próprio, assinalou. Ele reconheceu que o
resultado das políticas implementadas pelos países da
10 América Latina com base no Consenso de Washington foi
decepcionante. Para Williamson, as reformas realizadas
foram insuficientes, porque acabaram ideologizadas.

Correio Braziliense, 29/8/2003, p. 8 (com adaptações).

Acerca do texto acima e de aspectos diversos relacionados ao
tema por ele enfocado, julgue os itens que se seguem.

Pela estrutura sintática em que aparece, a segunda ocorrência da palavra "social" na linha 4 tem valor de substantivo.

5Questão 201034. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Texto I questões 1 e 2

Afinal, o que é ser cidadão?
1 Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à
propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter
direitos civis. É também participar no destino da sociedade,
4 votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e
políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais,
aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza
7 coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à
saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter
direitos civis, políticos e sociais.

Jaime Pinsky. História da cidadania. (Org. Contexto 2003).

Considerando o texto I e a atualidade brasileira, julgue os itens seguintes.

Constitui uma estrutura alternativa e também correta para o primeiro período do texto o trecho Ser cidadão é ter direito a vida, liberdade, propriedade, igualdade perante a lei: é, em resumo, ter direitos civis.

6Questão 201467. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Texto I questões 1 e 2

Afinal, o que é ser cidadão?
1 Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à
propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter
direitos civis. É também participar no destino da sociedade,
4 votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e
políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais,
aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza
7 coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à
saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter
direitos civis, políticos e sociais.

Jaime Pinsky. História da cidadania. (Org. Contexto 2003).

Ainda considerando o texto I e a atualidade brasileira, julgue os itens que se seguem.

Imediatamente antes de "aqueles" (L.6), a inserção da estrutura que são não causa prejuízo para a correção do texto.

7Questão 201480. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 Famílias e escolas deveriam educar os alunos para
lidar com perdas. Afinal, morrem não só pessoas, mas
também sonhos, projetos, possibilidades. A mídia deveria
4 dar destaque a pessoas altruístas. Contudo, como esperar
que se enfatize a solidariedade em um mundo regido pela
competitividade? Como falar de modéstia em tempos de
7 exibicionismo? Como valorizar a partilha, se tudo gira em
torno da lógica da acumulação?
As drogas não se transformaram na peste do século
10 só por culpa do narcotráfico. Elas são uma quimérica tábua
de salvação nessa sociedade que relativiza todos os valores
e carnavaliza até a tragédia humana. Não se culpe,
13 indagando onde você errou, como professor ou pai.
Pergunte-se pelos valores da sociedade em que vive. E o que
faz para mudá-los.

Frei Betto. Educação e fascínio da fama. In:
Correio Braziliense, 21/8/2003, p. 19 (com adaptações).

A respeito do texto acima e do quadro característico da
civilização contemporânea,julgue os itens subseqüentes.

A palavra "perdas" (R.2) está empregada no texto como um conceito genérico, podendo representar morte de pessoas, morte de sonhos, morte de projetos e morte de possibilidades.

8Questão 201542. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 Famílias e escolas deveriam educar os alunos para
lidar com perdas. Afinal, morrem não só pessoas, mas
também sonhos, projetos, possibilidades. A mídia deveria
4 dar destaque a pessoas altruístas. Contudo, como esperar
que se enfatize a solidariedade em um mundo regido pela
competitividade? Como falar de modéstia em tempos de
7 exibicionismo? Como valorizar a partilha, se tudo gira em
torno da lógica da acumulação?
As drogas não se transformaram na peste do século
10 só por culpa do narcotráfico. Elas são uma quimérica tábua
de salvação nessa sociedade que relativiza todos os valores
e carnavaliza até a tragédia humana. Não se culpe,
13 indagando onde você errou, como professor ou pai.
Pergunte-se pelos valores da sociedade em que vive. E o que
faz para mudá-los.

Frei Betto. Educação e fascínio da fama. In:
Correio Braziliense, 21/8/2003, p. 19 (com adaptações).

A respeito do texto acima e do quadro característico da
civilização contemporânea,julgue os itens subseqüentes.

Nas linhas 13 e 14, pelos mecanismos de coesão textual, o pronome em "Pergunte-se" refere-se gramaticalmente a "professor" ou a "pai".

9Questão 201751. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Julgue a correção gramatical dos fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.

O modo pelo qual à economia brasileira conviveu com o longo episódio inflacionário de 1960 à 1994 foi bastante peculiar. Em outros países que sofreram de mal similar, o público reagiu à corrosão do valor da moeda nacional fugindo para o dólar norte-americano.

10Questão 202357. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 O mundo das finanças nunca mais será o mesmo.
O fantástico desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos
mudou em definitivo o conceito de dinheiro. Os melhores
4 investimentos passaram a ser fruto da velocidade das transações,
da ausência de barreiras geográficas e do acesso à informação.
Quanto mais rápido e bem informado for o investidor, menor
7 será sua chance de perda. O tino para negócios foi substituído,
em larga escala, por máquinas velozes e precisas.

Magda David. Internet: <http://www.estadao.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema por ele tratado, julgue os itens
que se seguem.

Está correta a seguinte reescritura do último período do texto: Substituiu-se o tino para os negócios, em larga escala, por máquinas velozes e precisas.

11Questão 202444. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 O mundo das finanças nunca mais será o mesmo.
O fantástico desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos
mudou em definitivo o conceito de dinheiro. Os melhores
4 investimentos passaram a ser fruto da velocidade das transações,
da ausência de barreiras geográficas e do acesso à informação.
Quanto mais rápido e bem informado for o investidor, menor
7 será sua chance de perda. O tino para negócios foi substituído,
em larga escala, por máquinas velozes e precisas.

Magda David. Internet: <http://www.estadao.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema por ele tratado, julgue os itens
que se seguem.

O termo "em definitivo" (L.3) pode ser substituído, sem prejuízo para a correção gramatical do período, por definitivamente ou por de forma definitiva.

12Questão 202736. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

A expressão "Nesse contexto" (L.12) refere-se imediatamente ao período que inicia o terceiro parágrafo, mas também à totalidade das idéias do texto.

13Questão 202804. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Texto I questões 1 e 2

Afinal, o que é ser cidadão?
1 Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à
propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter
direitos civis. É também participar no destino da sociedade,
4 votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e
políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais,
aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza
7 coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à
saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter
direitos civis, políticos e sociais.

Jaime Pinsky. História da cidadania. (Org. Contexto 2003).

Considerando o texto I e a atualidade brasileira, julgue os itens seguintes.

Antes de "É" (L.3), está implícita a estrutura Seria cidadão.

14Questão 202832. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Texto VII questões 23 e 24

1 Uma das novas tendências brasileiras é a
demanda popular, mesmo nas camadas mais pobres, por
vaga nas universidades, especialmente nas públicas, livres
4 das pesadas mensalidades. Emparelha-se, para centenas de
milhares de jovens de escolas públicas, ao sonho da casa
própria. Mas, pela falta de recursos, essas instituições têm
7 cada vez menos condições de abrir novas vagas e garantir
a qualidade de ensino.
Como o Brasil convive simultaneamente com
10 diferentes décadas (ou mesmo séculos), enfrentam-se, lado
a lado, a fome mais primitiva, o trabalho escravo e infantil
e a pressão dos milhões de estudantes de escolas públicas
13 que correm atrás de um diploma de faculdade, exigido por
uma sociedade com forte impacto tecnológico.
Sinais desse movimento são algumas inovações
16 que serão lançadas ainda neste semestre em São Paulo e
compõem o novo perfil do Brasil. A prefeitura decidiu
fortalecer oscursinhos pré-vestibulares gratuitos e garantir
19 bolsas nos que são pagos. É algo que, até há pouco tempo,
ninguém poderia imaginar como papel de uma prefeitura,
encarregada, pela lei, do ensino fundamental. Percebeu-se
22 que, sem determinado tipo de habilitação e formação
escolar, o jovem, mesmo de classe média baixa, entra no
círculo da marginalidade.
25 Muitas empresas estão exigindo diploma de
ensino médio a trabalhadores para executarem atividades
que, no passado, ficavam nas mãos de analfabetos ou de
28 semi-analfabetos. Indústrias mais sofisticadas preferem
operários com cursos universitários.

Internet: <http://www.folhauol.com.br> (com adaptações).


Ainda com relação ao texto VII, julgue os seguintes itens.

Infere-se da última oração do texto que as indústrias estão se tornando mais sofisticadas porque empregam operários com cursos universitários.

15Questão 203082. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 O juro foi objeto de condenação pelos filósofos da civilização
greco-romana e pelas religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo e
o islamismo. E a doutrina canônica medieval embasada nos princípios do
4 evangelho mantinha a proibição do empréstimo a juros. Levantada a
proibição do juro, sobretudo após a Revolução Industrial do século XVIII,
quando ficou evidente que o capital financeiro é produtivo, a doutrina
7 moderna não mais discute a licitude do juro e, sim, o valor que a taxa pode
alcançar. Legitimado o juro, seja pela maior produtividade dos processos
capitalistas de produção, em face dos não-capitalistas, seja como preço
10 cobrado pela renúncia a um maior consumo potencial no presente, a usura
passa a ser o juro cobrado acima da taxa legal ou socialmente tolerável.

Julian M. Chacel. Internet: <http://www.caringi.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema nele tratado, julgue ositens a seguir.

A expressão "Legitimado o juro" (L.8) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituída por qualquer uma das expressões: Assim que o juro vem a ser considerado legítimo, Desde que o juro torna-se legítimo ou Com a legitimação do juro.

16Questão 203203. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 Um atentado suicida com um caminhão contendo
cerca de 230 quilos de explosivos na sede da Organização
das Nações Unidas (ONU) em Bagdá matou pelo menos
4 20 pessoas, entre elas, o chefe da missão da ONU no Iraque,
o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Ao menos cem pessoas
ficaram feridas. Vieira de Mello era considerado um dos
7 maiores especialistas em regiões de conflito. Era alto
comissário da ONU para Direitos Humanos e assumira
provisoriamente o cargo de representante especial no Iraque.
10 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o ataque
e disse que Vieira de Mello foi vítima da insanidade do
terrorismo.

Folha de S. Paulo, 20/8/2003, capa (com adaptações).

A partir desse último texto, julgue os seguintes itens.

Seriam mantidas a correção gramatical e o sentido original do texto se a forma de gerúndio "contendo" (L.1) fosse substituída por que contém.

17Questão 203420. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de um arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.

18Questão 203614. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

Com 17.000 metros quadrados, o CCBB/RJ transformou-se em pólo multimídia e fórum de debates, pois integra muitos espaços em um só, onde a arte está permanentemente em cartaz.

19Questão 203774. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

A substituição de "fortalecidos" (L.16) por fortalecida preservaria a correção gramatical, mas alteraria as relações entre as idéias do texto.

20Questão 203831. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Julgue a correção gramatical dos fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.

Esses ativos eram em parte criados pelo sistema financeiro, mas mesmo aqueles criados pelo governo eram comercializados pelas instituições financeiras que lhes ofereciam ao público ou usavam como lastro para sua captação de recursos.

21Questão 204018. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

Inaugurado como sede da Associação Comercial, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 20, passou à pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua Sede.

22Questão 204051. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do salão de entrada pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.

23Questão 204104. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Julgue a correção gramatical dos fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.

No caso brasileiro, a fuga se deu em favor de ativos financeiros indexados, criados principalmente pelo governo, mas também, ainda que em grau significativamente menor, pelo setor privado.

24Questão 204191. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Texto VII questões 23 e 24

1 Uma das novas tendências brasileiras é a
demanda popular, mesmo nas camadas mais pobres, por
vaga nas universidades, especialmente nas públicas, livres
4 das pesadas mensalidades. Emparelha-se, para centenas de
milhares de jovens de escolas públicas, ao sonho da casa
própria. Mas, pela falta de recursos, essas instituições têm
7 cada vez menos condições de abrir novas vagas e garantir
a qualidade de ensino.
Como o Brasil convive simultaneamente com
10 diferentes décadas (ou mesmo séculos), enfrentam-se, lado
a lado, a fome mais primitiva, o trabalho escravo e infantil
e a pressão dos milhões de estudantes de escolas públicas
13 que correm atrás de um diploma de faculdade, exigido por
uma sociedade com forte impacto tecnológico.
Sinais desse movimento são algumas inovações
16 que serão lançadas ainda neste semestre em São Paulo e
compõem o novo perfil do Brasil. A prefeitura decidiu
fortalecer oscursinhos pré-vestibulares gratuitos e garantir
19 bolsas nos que são pagos. É algo que, até há pouco tempo,
ninguém poderia imaginar como papel de uma prefeitura,
encarregada, pela lei, do ensino fundamental. Percebeu-se
22 que, sem determinado tipo de habilitação e formação
escolar, o jovem, mesmo de classe média baixa, entra no
círculo da marginalidade.
25 Muitas empresas estão exigindo diploma de
ensino médio a trabalhadores para executarem atividades
que, no passado, ficavam nas mãos de analfabetos ou de
28 semi-analfabetos. Indústrias mais sofisticadas preferem
operários com cursos universitários.

Internet: <http://www.folhauol.com.br> (com adaptações).


Ainda com relação ao texto VII, julgue os seguintes itens.

Mantêm-se o sentido original do texto e a correção gramatical, se a expressão temporal "até há pouco tempo" (L.19) for substituída por até pouco tempo atrás.

25Questão 204230. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 O mundo das finanças nunca mais será o mesmo.
O fantástico desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos
mudou em definitivo o conceito de dinheiro. Os melhores
4 investimentos passaram a ser fruto da velocidade das transações,
da ausência de barreiras geográficas e do acesso à informação.
Quanto mais rápido e bem informado for o investidor, menor
7 será sua chance de perda. O tino para negócios foi substituído,
em larga escala, por máquinas velozes e precisas.

Magda David. Internet: <http://www.estadao.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema por ele tratado, julgue os itens
que se seguem.

A palavra "fruto" (L.4) está empregada em sentido conotativo e corresponde à idéia de resultado.

26Questão 204273. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 O portal bb.com.br alcançou a marca de
5,3 milhões de clientes habilitados a realizar transações
via Internet. A média mensal de transações para o
4 segmento pessoa física foi de 36,3 milhões, crescimento
de 36%. Para as 500 mil empresas cadastradas, o banco
fornece o gerenciador financeiro, responsável pela
7 média de 35 milhões de transações por mês.
O BB oferece sítios especializados para seus diversos
públicos. Destaque para www.agronegocios-e.com.br e
10 www.licitacoes-e.com.br.

Folha de S. Paulo, 21/8/2003, p. C8 (com adaptações).

A partir do texto acima e levando em conta o atual estágio
de desenvolvimento da economia mundial, julgue os itens
subseqüentes.

Pelos sentidos e pelas marcas de coesão textual, o primeiro período pode ser deslocado para o fim do texto sem prejudicar a argumentação textual.

27Questão 204540. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Texto VII questões 23 e 24

1 Uma das novas tendências brasileiras é a
demanda popular, mesmo nas camadas mais pobres, por
vaga nas universidades, especialmente nas públicas, livres
4 das pesadas mensalidades. Emparelha-se, para centenas de
milhares de jovens de escolas públicas, ao sonho da casa
própria. Mas, pela falta de recursos, essas instituições têm
7 cada vez menos condições de abrir novas vagas e garantir
a qualidade de ensino.
Como o Brasil convive simultaneamente com
10 diferentes décadas (ou mesmo séculos), enfrentam-se, lado
a lado, a fome mais primitiva, o trabalho escravo e infantil
e a pressão dos milhões de estudantes de escolas públicas
13 que correm atrás de um diploma de faculdade, exigido por
uma sociedade com forte impacto tecnológico.
Sinais desse movimento são algumas inovações
16 que serão lançadas ainda neste semestre em São Paulo e
compõem o novo perfil do Brasil. A prefeitura decidiu
fortalecer oscursinhos pré-vestibulares gratuitos e garantir
19 bolsas nos que são pagos. É algo que, até há pouco tempo,
ninguém poderia imaginar como papel de uma prefeitura,
encarregada, pela lei, do ensino fundamental. Percebeu-se
22 que, sem determinado tipo de habilitação e formação
escolar, o jovem, mesmo de classe média baixa, entra no
círculo da marginalidade.
25 Muitas empresas estão exigindo diploma de
ensino médio a trabalhadores para executarem atividades
que, no passado, ficavam nas mãos de analfabetos ou de
28 semi-analfabetos. Indústrias mais sofisticadas preferem
operários com cursos universitários.

Internet: <http://www.folhauol.com.br> (com adaptações).

Julgue os itens a seguir, relativos ao texto VII e ao tema nele
abordado.

Na linha 10, as expressões "diferentes décadas" e "séculos" não se referem exatamente a um marco temporal, mas a desigualdades sociais, que marcaram época.

28Questão 204596. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 O juro foi objeto de condenação pelos filósofos da civilização
greco-romana e pelas religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo e
o islamismo. E a doutrina canônica medieval embasada nos princípios do
4 evangelho mantinha a proibição do empréstimo a juros. Levantada a
proibição do juro, sobretudo após a Revolução Industrial do século XVIII,
quando ficou evidente que o capital financeiro é produtivo, a doutrina
7 moderna não mais discute a licitude do juro e, sim, o valor que a taxa pode
alcançar. Legitimado o juro, seja pela maior produtividade dos processos
capitalistas de produção, em face dos não-capitalistas, seja como preço
10 cobrado pela renúncia a um maior consumo potencial no presente, a usura
passa a ser o juro cobrado acima da taxa legal ou socialmente tolerável.

Julian M. Chacel. Internet: <http://www.caringi.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema nele tratado, julgue ositens a seguir.

Conclui-se do texto que o capital financeiro tornou-se produtivo porque existia a proibição de cobrança dos juros.

29Questão 204786. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Texto VII questões 23 e 24

1 Uma das novas tendências brasileiras é a
demanda popular, mesmo nas camadas mais pobres, por
vaga nas universidades, especialmente nas públicas, livres
4 das pesadas mensalidades. Emparelha-se, para centenas de
milhares de jovens de escolas públicas, ao sonho da casa
própria. Mas, pela falta de recursos, essas instituições têm
7 cada vez menos condições de abrir novas vagas e garantir
a qualidade de ensino.
Como o Brasil convive simultaneamente com
10 diferentes décadas (ou mesmo séculos), enfrentam-se, lado
a lado, a fome mais primitiva, o trabalho escravo e infantil
e a pressão dos milhões de estudantes de escolas públicas
13 que correm atrás de um diploma de faculdade, exigido por
uma sociedade com forte impacto tecnológico.
Sinais desse movimento são algumas inovações
16 que serão lançadas ainda neste semestre em São Paulo e
compõem o novo perfil do Brasil. A prefeitura decidiu
fortalecer oscursinhos pré-vestibulares gratuitos e garantir
19 bolsas nos que são pagos. É algo que, até há pouco tempo,
ninguém poderia imaginar como papel de uma prefeitura,
encarregada, pela lei, do ensino fundamental. Percebeu-se
22 que, sem determinado tipo de habilitação e formação
escolar, o jovem, mesmo de classe média baixa, entra no
círculo da marginalidade.
25 Muitas empresas estão exigindo diploma de
ensino médio a trabalhadores para executarem atividades
que, no passado, ficavam nas mãos de analfabetos ou de
28 semi-analfabetos. Indústrias mais sofisticadas preferem
operários com cursos universitários.

Internet: <http://www.folhauol.com.br> (com adaptações).


Ainda com relação ao texto VII, julgue os seguintes itens.

Subentende-se a palavra cursinhos antes da expressão "que são pagos" (L.19).

30Questão 204869. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

A nova função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março, ainda em atividade.

31Questão 204876. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

No final da década de 80, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil, decidiu-se pela preservação do prédio ao transformá-lo em um centro cultural.

32Questão 205745. Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE, Ensino Médio, 2003

Texto associado.

1 O juro foi objeto de condenação pelos filósofos da civilização
greco-romana e pelas religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo e
o islamismo. E a doutrina canônica medieval embasada nos princípios do
4 evangelho mantinha a proibição do empréstimo a juros. Levantada a
proibição do juro, sobretudo após a Revolução Industrial do século XVIII,
quando ficou evidente que o capital financeiro é produtivo, a doutrina
7 moderna não mais discute a licitude do juro e, sim, o valor que a taxa pode
alcançar. Legitimado o juro, seja pela maior produtividade dos processos
capitalistas de produção, em face dos não-capitalistas, seja como preço
10 cobrado pela renúncia a um maior consumo potencial no presente, a usura
passa a ser o juro cobrado acima da taxa legal ou socialmente tolerável.

Julian M. Chacel. Internet: <http://www.caringi.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema nele tratado, julgue ositens a seguir.

O texto mostra que a discussão acerca da legitimidade e da legalidade do juro foi substituída, ao longo da história, pela discussão do valor justo da taxa.