Professor de Ensino Fundamental - Pedagogia - Planejamento de Ensino - SME SP

Responda as 28 questões do simulado abaixo (Professor de Ensino Fundamental - Pedagogia - Planejamento de Ensino - SME SP). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

28 questões Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo

1Questão 319017. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

No ensino de leitura em língua inglesa, a leitura de elementos não-verbais (fotografias, tabelas, gráficos, mapas etc.) é

2Questão 319203. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

No ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve

3Questão 319719. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Considere este trecho de uma aula de inglês de 8ª série.

Professor: Então. Vocês vão ouvir o diálogo na fita e prestar atenção a três coisas. Vocês vão tentar entender quem ligou para quem, a que horas é o jogo e o local em que as duas pessoas vão se encontrar. Eu vou escrever as perguntas na lousa. Tá bem? Então, vamos ouvir a fita e responder essas três questões. Vocês não precisam entender tudo, tá? Tentem pegar essas informações que eu pedi. Prontos? Eu vou tocar a fita. [Professor toca a fita.]

A instrução do professor é

4Questão 319927. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Uma função educativa importante do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola básica é

5Questão 321175. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Considere a entrevista abaixo.

Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.

Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque

6Questão 321410. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

O modelo interacional de leitura centra-se

7Questão 322000. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Considere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa.

Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm

As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura:

8Questão 323174. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

A promoção da crítica nas atividades de leitura deve ser preocupação do professor.
Qual ação abaixo opõe-se a esse procedimento?

9Questão 323202. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Mediante a insistência de um aluno pela resposta certa em uma atividade de leitura, a professora lhe explica que não há resposta certa e o incentiva a construir sentidos sobre o texto lido. Esse procedimento revela que a professora

10Questão 323220. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Discutir o desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis na agricultura, na diminuição do lixo e no controle da poluição requer um ensino que

11Questão 323458. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Segundo as teorias críticas, a aprendizagem de língua inglesa pode ampliar a consciência do aluno sobre o fenômeno lingüístico. Verifica-se esse processo quando o aluno

12Questão 323957. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

No desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto

13Questão 324168. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Segundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar

14Questão 324197. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Um dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser

15Questão 324249. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Segundo as concepções atuais de leitura, os textos

16Questão 324331. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Escrever textos em duplas, no desenvolvimento da habilidade de escrita, é um procedimento

17Questão 325636. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

No ensino fundamental os conteúdos relacionados à saúde devem enfatizar

18Questão 326194. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Considere as características abaixo.

I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.

Aplicam-se ao construtivismo educacional as características

19Questão 326806. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Com relação ao uso de imagens pelo professor de Ciências foram feitas as afirmações abaixo.

I. Neste nível deve-se explorar diversos tipos de imagens, como fotografias, esquemas e mapas.
II. A produção de imagens pelos alunos é importante para desenvolver a sua competência leitora.
III. As imagens devem ser apresentadas apenas depois do entendimento do texto.

É correto o que se afirma APENAS em

20Questão 327174. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Ao desenvolver a produção oral em língua inglesa, o professor deverá levar em conta uma questão relacionada à pronúncia:

21Questão 327588. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Atualmente recomenda-se conhecer as características do letramento da comunidade a que pertence a escola.
Qual afirmação abaixo NÃO reflete essa orientação?

22Questão 327834. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

No ensino de língua inglesa, a noção de "tarefas" (tasks) constitui relevante orientação didático-pedagógica atualmente. As tarefas

23Questão 327856. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

O ensino de língua inglesa favorece e recomenda o trabalho com temas transversais, porque estes

24Questão 328118. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

Na aula de língua inglesa, como também em outras disciplinas, é importante proporcionar aos alunos contato com diferentes gêneros textuais em seus suportes originais. Essa orientação visa a permitir que os estudantes

25Questão 328198. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

A apreciação de costumes e valores de outras culturas pode ser realizada no ensino de língua inglesa?

A resposta correta da pergunta acima é:

26Questão 328265. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

O ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico:

27Questão 328784. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

O atual Plano de Educação para a Ciência, do MEC, é uma iniciativa que tem, dentre seus objetivos:

– Incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das Ciências;
– Implantar as oficinas de Ciências, Cultura e Arte em instituições de ensino e científicas, como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores.

Estes objetivos permitem identificar um movimento para um ensino de ciências que prioriza

28Questão 329094. Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC, Ensino Superior, 2007

A abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como