Simulado: Analista do Seguro Social - Pedagogia - Trabalho na Escola - INSS

29 questões Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior

Responda as 29 questões do simulado abaixo (Analista do Seguro Social - Pedagogia - Trabalho na Escola - INSS). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 320046. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os itens que se seguem.

Planejar, facilitar e avaliar a aprendizagem são competências básicas do pedagogo empresarial.

2Questão 320175. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os itens que se seguem.

Nas empresas, pedagogos devem estimular a hetero e a autoeducação.

3Questão 320332. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.

Pelo seu caráter coletivo, um programa de formação críticoreflexivo deve sempre ser realizado por grupos de profissionais da instituição.

4Questão 320341. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.

A participação corporativa é considerada uma forma autoritária e a comunitária, liberal.

5Questão 320367. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.

A liderança coercitiva é caracterizada pela utilização prioritária da habilidade de influenciar por meio da possibilidade de uma punição.

6Questão 320540. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.

Em um programa cujo objetivo é desenvolver competências de saber fazer, deve-se priorizar o conhecimento explícito.

7Questão 321142. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.

A liderança exercida em decorrência de qualidades natas do líder é denominada liderança liberal.

8Questão 321429. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.

Um programa de formação embasado no modelo interativoreflexivo não deve prescindir de um mediador que possa colaborar no processo de desenvolvimento de competências.

9Questão 321679. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os itens que se seguem.

O pedagogo deve estimular a especialização profissional individual, em detrimento da totalidade do processo educativo na empresa.

10Questão 321916. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.

Na liderança democrática, a equipe tem total liberdade para tomar decisões e a intervenção do líder é mínima.

11Questão 322028. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

Como são instrumentos exclusivos de uma pesquisa tradicional, a observação clínica e os questionários estruturados devem ser abandonados pelo pesquisador participante.

12Questão 322183. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.

Quando as autoridades realizam consultas sobre um determinado assunto a grupos determinados, ocorre a denominada pseudoparticipação.

13Questão 322221. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.

Conselhos que estabelecem com muita precisão suas competências e os limites da participação popular exemplificam a participação democrática, pois são embasados no princípio básico da delegação de um poder de representação.

14Questão 322338. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

A análise de planos de desenvolvimento socioeconômicos de curto e de médio prazos da região a ser estudada é um dos objetivos do momento de aproximação.

15Questão 322568. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

A comunicação dos resultados da pesquisa aos intelectuais orgânicos torna-se desnecessária em função da restituição sistemática realizada por pesquisadores e pesquisados.

16Questão 322770. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.

Na liderança autocrática, o papel do líder e as funções que ele exerce, em todas as dimensões e etapas de um trabalho em equipe, especialmente na tomada de decisões, são primordiais para o bom desempenho do grupo.

17Questão 322811. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

A autenticidade, o antidogmatismo e a neutralidade caracterizam a pesquisa participante.

18Questão 322990. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.

O paradigma construtivista histórico-cultural é a orientação teórica que fundamenta um programa de promoção na perspectiva crítica-reflexiva.

19Questão 324585. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.

Nos anos 80 do século passado, os conselhos comunitários fundamentavam-se nos princípios de participação direta, em contraponto à participação representativa, típica dos conselhos populares.

20Questão 324636. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os itens que se seguem.

Para não se tornar apenas um instrutor na empresa, o pedagogo empresarial deve estabelecer, na realização de suas tarefas, a diferença entre educar e instruir.

21Questão 325383. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

A etapa de montagem institucional envolve a discussão do projeto, assim como de seu referencial teórico-metodológico, com a população a ser pesquisada.

22Questão 326467. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os itens que se seguem.

A atividade do pedagogo não pode ser influenciada pela busca da superação das situações de estresse vivenciadas na empresa, que fica a cargo da área de saúde do trabalhador.

23Questão 326486. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.

Em um programa que vise formar um profissional reflexivo, a experiência prática desse profissional é um fator relevante para a orientação metodológica.

24Questão 327170. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

De acordo com os pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

O método de alfabetização de Paulo Freire é considerado uma pesquisa participante, pois estimula que os envolvidos se conscientizem de sua situação e da possibilidade de transformá-la.

25Questão 327625. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.

Um líder democrático, no momento de fazer críticas ou elogios aos membros de sua equipe, limita-se a fazê-lo com base em fatos concretos.

26Questão 327816. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.

Por seu caráter de pluralidade, o orçamento participativo é considerado um exemplo da concepção revolucionária de participação.

27Questão 328027. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Acerca da educação continuada e do seu papel no desenvolvimento de competências profissionais, julgue os itens seguintes.

Na perspectiva da práxis, a meritocracia é a categoria privilegiada nos processos de formação continuada.

28Questão 329080. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os itens que se seguem.

O objetivo da aprendizagem nas instituições é melhorar a produtividade empresarial e não, a pessoal.

29Questão 329112. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE, Ensino Superior, 2008

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.

Os conselhos não devem ser utilizados como substitutos da democracia representativa nem da participação popular direta em relação ao Poder Executivo.