Simulado: Especialista em Regulação - Trânsito e Serviço de Transporte - ANTT

21 questões Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio

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1Questão 329420. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

As informações das concessionárias ferroviárias que propiciam o acompanhamento econômico-financeiro, a análise dos custos dos serviços prestados e o estabelecimento de bases para a fixação de tarifas e sua revisão e avaliação sempre que necessário constam do:

2Questão 329500. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

Quando um monopólio natural "forte" regulamentado tem seus preços fixados como iguais ao custo marginal, ocorre:

3Questão 329518. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

A exploração da faixa de domínio das ferrovias, a exploração de projetos imobiliários, a prestação de serviços de consultoria, a venda de materiais/sucatas e o ressarcimento de seguros contratados são atividades:

4Questão 329612. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

Quanto à prestação de garantia da empresa concessionária pelo concedente de uma receita periódica mínima proveniente da exploração, é correto afirmar que o concedente:

5Questão 329698. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

Em um programa de operação e exploração de rodovias federais brasileiras, a qualidade do serviço prestado pela Concessionária é mensurada pela ANTT através de quatro índices de desempenho.

Com relação ao índice de condição da rodovia IC, é correto afirmar que:

6Questão 329763. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

A modalidade de fiscalização operacional dos serviços ferroviários de cada concessionária é realizada:

7Questão 329779. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

A existência de um mercado ativo de compra e venda de veículos usados é um fator que, com referência a contratos de permissão para prestação de serviços de transporte rodoviário de passageiros, atua no sentido de:

8Questão 329825. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

Uma das funções dos dormentes na superestrutura ferroviária é:

9Questão 329866. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

Na discretização segundo intervalos de tempo, das receitas e custos de um fluxo de caixa:

10Questão 329939. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

As tendências contraditórias de concentração e dispersão geográfica das atividades econômicas revelam a existência de forças centrípetas e centrífugas moldando o desenvolvimento dos sistemas territoriais. A essas forças subjazem fatores tais como:

(I) tamanho de mercado;

(II) disponibilidade de mão-de-obra qualificada;

(III) maior disponibilidade de recursos naturais;

(IV) mais consolidada organização sindical;

(V) economias de aglomeração;

(VI) preços mais baixos dos fatores de produção;

(VII) maior densidade da rede de transportes.

Entre eles, são conducentes à concentração das atividades no território:

11Questão 329974. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

A diferença fundamental entre as técnicas de preferência revelada (PR) e de preferência declarada (PD) reside no fato de que:

12Questão 329984. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

O Índice de Herfindahl-Hirschmann (IHH) avalia o grau de concentração econômica pelo somatório dos quadrados das parcelas de mercado absorvidas por cada uma das empresas presentes. Se o número de empresas que disputam o mercado é n, então o inverso do IHH pode assumir valores:

13Questão 329995. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

Se a nota do Critério de Avaliação do Desempenho fosse igual a 40 pontos, o desempenho econômico e operacional da empresa concessionária seria considerado:

14Questão 330047. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

O financiamento dos serviços de transporte público interestadual de pessoas, por via rodoviária, é garantido no Brasil por meio de cálculo de tarifas com base em uma planilha de custos-padrão por assento-quilômetro oferecido e um coeficiente de ocupação médio admitido para toda a rede de serviços. Assim, se o critério de escolha do vencedor das licitações pelo direito de operar uma determinada linha for o máximo valor proposto pela outorga do serviço, as fontes de recursos disponíveis para que o permissionário honre os pagamentos ao Poder Concedente são provenientes de excedentes de eficiência relativos a:

15Questão 330269. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

Para evitar que houvesse a formação de grupos monopolistas após a transferência das malhas ferroviárias da RFFSA para a iniciativa privada, a participação societária de cada grupo econômico no capital das empresas ou consórcios candidatos à exploração ficou limitada a:

16Questão 330545. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

O não cumprimento, por uma concessionária ferroviária, da meta de produção de um determinado exercício, caracteriza uma inadimplência:

17Questão 330703. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

A fragmentação vertical da indústria de serviços de transporte ferroviário, separando a provisão de infra-estrutura da produção do serviço, resulta:

18Questão 330767. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

Considere as definições abaixo, de uso corrente em avaliação de desempenho:

(I) capacidade da firma em alcançar o produto máximo, dado um conjunto de insumos;

(II) medida do grau com que uma firma otimiza o tamanho de suas operações;

(III) capacidade da firma em produzir um volume particular de produto, a custo mínimo, dado o vetor de preço dos insumos.

As definições I, II e III correspondem, respectivamente, aos conceitos de:

19Questão 330788. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

Nas ferrovias, o orçamento das despesas com atividades relacionadas à expansão dos serviços é chamado, tradicionalmente, de orçamento:

20Questão 330870. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

Para o fenômeno de "exudação" em um pavimento betuminoso, a medida corretiva é:

21Questão 330905. Trânsito e Serviço de Transporte, Especialista em Regulação, ANTT, NCE, Médio, 2005

Com a finalidade de assegurar as projeções de desempenho das malhas ferroviárias da RFFSA transferidas para os operadores privados, foram fixadas metas operacionais a serem atingidas para os seguintes indicadores: