Simulado: Professor - Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem

32 questões | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior

Responda as 32 questões do simulado abaixo (Professor - Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

32 resolveram
44% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
12 bom
20 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 319127 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Para favorecer as práticas de escrita, algumas condições são consideradas essenciais. Uma delas é:

2 Questão 319369 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

O trabalho com música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam a capacidade de:

3 Questão 320102 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "Metodologia e Organização didática":

4 Questão 320766 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Assinale a alternativa correta. Segundo Gladis T. T. Perlin (do livro "A Surdez"):

5 Questão 320811 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Qual das alternativas abaixo não corresponde, segundo Paulo Freire a uma das exigências necessárias à prática educativa?

6 Questão 321092 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

A afirmação abaixo está:

Somente a partir da conscientização de que a escola é, em grande parte, responsável pelas limitações ou progressos dos alunos com necessidades especiais é que será possível uma reflexão que conduza a uma reavaliação do que lhes é ensinado e como lhes é ensinado nos centros educacionais regulares.

7 Questão 321329 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

A linguagem musical tem estrutura e características próprias, devendo ser considerada como, exceto:

8 Questão 321713 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Cobrir parte dos materiais escritos de uso comum:

9 Questão 321770 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Para Gadotti, citando Melchior, a autonomia da escola pode ser vista sob cinco perspectivas. Refere-se à capacidade de estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos:

10 Questão 321789 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Para Telma Weisz:

11 Questão 321926 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Dos itens abaixo, assinale a alternativa correta:

I- Na medida em que os sentimentos e emoções são aspectos presentes na vida de todos os seres humanos, sua abordagem na escola faz com que o currículo torne-se mais contextualizado no cotidiano das pessoas, trazendo um novo sentido para a escola.

II- Ao trabalhar sentimentos, emoções e valores, perpassando os conteúdos tradicionais de matemática, língua, história, ciências e artes, estes passam a ter um novo significado, deixando de ser encarados como a "finalidade" da educação, e passando a ser compreendidos como um importante "meio"! para as pessoas conhecerem a si mesmas e o mundo em que vivem.

12 Questão 321946 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Para Perrenoud, a desigualdade só se torna um problema social se for denunciada como um escândalo ou, no mínimo, como uma injustiça. Isso só acontece se, ao menos, três condições são reunidas. Não é uma delas:

13 Questão 322073 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Assinale a alternativa correta. Segundo Perrenoud:

14 Questão 322508 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Favorece o trabalho com as comunidades surdas:

15 Questão 322822 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Dos itens abaixo, constituem elementos de apoio:

I- Os familiares.

II- Os recursos ambientais.

III- Os princípios.

IV- Os valores.

16 Questão 322841 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

O intérprete em sala de aula é bem-vindo por um lado, já que favorece a interlocução entre todos, e incomoda por outro, já que há uma desconfiança a cerca de seus reais propósitos e do lugar que ele efetivamente deverá ocupar na sala de aula. A afirmação:

17 Questão 323520 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

A língua de sinais deve ser:

18 Questão 323732 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

É condição essencial para favorecer as práticas de escrita:

19 Questão 323869 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Para Nídia Regina Limeira de Sá, escola inclusiva é sinônimo de escola:

20 Questão 323883 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Para Regina Scarpa a tarefa do professor é:

21 Questão 323901 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

A classificação de "pervasivo", para apoio, corresponde à classificação de:

22 Questão 324837 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

A afirmação abaixo, para Perrenoud:

"Todas as crianças de seis anos que entram na primeira série da escola obrigatória estão igualmente desejosas e são capazes de aprender a ler e a escrever em um ano".

23 Questão 325205 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Qual das alternativas abaixo traduz a concepção do processo pedagógico para Paulo Freire?

24 Questão 325380 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Ainda para Gadotti citando Melchior, a Autonomia Pedagógica:

25 Questão 325707 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Perlin delineia três tipos de ouvintismo. Não é um deles:

26 Questão 326168 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Dos itens abaixo:

I- As adaptações na temporalidade dizem respeito à alteração no tempo previsto para a realização das atividades.

II- As adaptações na temporalidade não dizem respeito à alteração no tempo previsto para a realização dos conteúdos.

III- As adaptações na temporalidade dizem respeito ao período para alcançar determinados objetivos

27 Questão 326206 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Para Carlos Sánchez, democratização:

28 Questão 327347 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Para Piaget, o "ser social" de mais alto nível é justamente aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes de forma:

29 Questão 327980 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Com relação ao uso das novas tecnologias na educação, segundo Perrenoud:

30 Questão 328036 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Assinale a alternativa incorreta. Para Stephen Perreault a educação da criança com deficiência visual deveria se desenvolver sempre:

31 Questão 328522 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Para Perlin, a identidade surda de quem nasceu ouvinte e com o tempo tornou-se surdo, pode ser chamada de:

32 Questão 329049 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO, Superior, 2006

Assinale a alternativa correta. Para Paulo Freire:

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!