Simulado: Enfermeiro - Enfermagem - Administração em Enfermagem - FEAES PR

32 questões Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior

Responda as 32 questões do simulado abaixo (Enfermeiro - Enfermagem - Administração em Enfermagem - FEAES PR). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

3 resolveram
29% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
3 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 358913. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

A qualidade da assistência de enfermagem prestada aos clientes e a segurança dos profissionais que atuam nas instituições de saúde fazem parte também da responsabilidade do serviço de educação continuada. A direção de enfermagem em conjunto com a educação continuada utiliza ferramentas que norteiam o levantamento das necessidades, facilitando a tomada de decisões. A avaliação do processo assistencial em enfermagem constitui-se instrumento essencial para:

I. Avaliar a assistência prestada pela enfermagem.

II. Redimensionar o quadro pessoal.

III. Reconhecer as deficiências para implantação de planos de melhoria.

IV. Promover análise financeira.

V. Desenvolver programa de educação voltada aos trabalhadores.

Está(ão) CORRETA(S):

2Questão 359480. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

O enfermeiro, segundo a Organização Mundial da Saúde, é o profissional com maior potencial para assegurar uma assistência de qualidade com custos racionais. Respondendo por 40% a 50% do faturamento das organizações hospitalares, o enfermeiro pode contribuir com seu trabalho na redução dos custos sem a perda da qualidade desejada. A auditoria da conta paciente averigua a conformidade entre a assistência prestada e os itens cobrados. A ocorrência de distorções dos itens cobrados é prática rotineira do enfermeiro auditor na avaliação do prontuário do paciente e é denominada de glosa. Considera-se glosa corretamente como:

3Questão 360085. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

Em relação à utilização de indicadores na auditoria dos serviços de enfermagem, afirma-se:

I. Os indicadores proporcionam visualização de tendências e de resultados dos fatores a serem auditados.

II. Há uma diversidade de indicadores de acordo com a literatura e todos com o mesmo grau de importância.

III. O conhecimento das variáveis relacionadas a cada indicador deve ser considerado quando da análise deste.

IV. São necessários um grande número de indicadores para uma adequada e criteriosa auditoria.

Está(ão) CORRETA(S):

4Questão 360204. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

O desempenho humano tem relação direta com a produtividade das organizações de trabalho; sendo, portanto, um grande desafio para diretores, gestores e gerentes. No que diz respeito às técnicas e aos métodos de avaliação do desempenho profissional em enfermagem, é possível empregar escalas de gradação. Sobre o Efeito Halo, resultado de uma escala de gradação na avaliação de desempenho, é CORRETO afirmar:

5Questão 360443. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

O processo de avaliação de desempenho dos profissionais de enfermagem é uma ferramenta gerencial de grande importância para os enfermeiros, pois trata de um recurso para promover crescimento profissional e pessoal. Porém, é preciso clareza nos objetivos de avaliação, sistematização do processo e metodologia segundo a política de recursos humanos da organização. Assinale a alternativa que melhor define a principal finalidade da avaliação de desempenho profissional.

6Questão 360472. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

Biossegurança é uma ação educativa, e como tal pode ser representada por um sistema ensinoaprendizagem. Dessa forma, pode-se entendê-la como um processo de aquisição de conteúdos e habilidades, com vistas a preservar a saúde do homem e do meio ambiente. Os principais riscos ambientais encontrados no Centro de Material e Esterilização são físicos, químicos, biológicos e mecânicos. Com a finalidade de reduzir os riscos, devem-se utilizar medidas de prevenção e controle, como:

I. Treinamento com a finalidade de instruir o funcionário sobre os modos de operação, os riscos associados aos equipamentos e uso adequado de equipamento de proteção individual (EPI).

II. Controle de saúde por meio de exames médicos periódicos e a limitação do tempo de exposição do funcionário à fonte do risco.

III. Implementação de protocolos de registro, avaliação, aconselhamento, tratamento e acompanhamento de exposições ocupacionais que envolvam patógenos de transmissão sanguínea.

IV. Utilização facultativa de equipamento de proteção individual, a depender do risco a que o profissional está exposto

Está(ão) CORRETA(S):

7Questão 360879. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

“Investimento na capacitação dos recursos humanos, sobretudo na aplicação técnica, não se traduz obrigatoriamente na mudança de comportamento humano e, consequentemente, na melhoria prestada à assistência à saúde”. (NISHIO; BAPTISTA, 2009, p. 20). Essa definição diz respeito à (ao):

8Questão 361030. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

Na gestão do processo de trabalho, o enfermeiro faz uso de diversos meios e instrumentos gerenciais e/ou assistenciais, os quais têm por objetivos:

I. Estabelecer diretrizes do serviço de enfermagem, bem como colaborar no alcance dos objetivos da instituição de saúde.

II. Auxiliar na identificação dos problemas organizacionais do serviço de enfermagem visando a um processo de tomada de decisão baseado em evidências.

III. Dar maior visibilidade ao trabalho da enfermagem.

IV. Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde.

V. Planejar e implementar programas de educação continuada visando o desenvolvimento dos trabalhadores.

Estão CORRETOS os objetivos indicados:

9Questão 361298. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

A prestação de cuidados de enfermagem aos pacientes hospitalizados implica no uso de materiais e equipamentos; os quais devem ser registrados no prontuário do paciente. A apropriação desses materiais e equipamentos na conta paciente objetiva o encaminhando da planilha de gastos ao plano de saúde ou SUS para o ressarcimento dos valores à instituição de saúde. Sobre o exposto, assinale a alternativa correta:

10Questão 361584. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

A avaliação da qualidade da assistência de enfermagem é importante ferramenta gerencial que fornece subsídios para a tomada de decisão e constitui-se como instrumento essencial para:

I. Avaliar a assistência prestada pela enfermagem.

II. O redimensionamento do quadro de pessoal, tendo como foco a redução do quantitativo de pessoal.

III. O reconhecimento de deficiências e formulação de planos de melhoria.

IV. A análise financeira e a redução de glosas

V. O desenvolvimento do programa de educação permanente aos trabalhadores.

Está(ão) CORRETA(S):

11Questão 361703. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

Para a avaliação da qualidade institucional utiliza-se o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, que é composto de seções e subseções. Nas subseções, existem os padrões definidos em três níveis. Para o centro cirúrgico são definidos os padrões de segurança, organização, qualidade e produtividade. Para cada nível são definidos itens de verificação que orientam a visita e preparação do hospital para a Acreditação Hospitalar. Assinale a alternativa que contempla os itens/procedimentos a serem verificados no centro cirúrgico:

I. O correto preenchimento dos impressos de anestesia e cirurgias realizadas, considerando registros completos e legabilidade das assinaturas dos responsáveis, pelo prontuário do paciente.

II. Os manuais de normas, rotinas e procedimentos estão devidamente atualizados.

III. Elaboração do programa de cirurgias, provimento de recursos, acompanhamento e registros de procedimentos, pelo enfermeiro.

Está(ão) CORRETA(S):

12Questão 362303. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

O treinamento é considerado uma ferramenta para que o funcionário possa desenvolver-se e tenha um melhor resultado. Nas organizações hospitalares, o enfermeiro é responsável por manter a qualidade do cuidado e definir a necessidade de treinamento de sua equipe. Para que ocorra o treinamento, este deve ser embasado a partir de que situação?

13Questão 362454. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

O serviço de enfermagem apresenta um grande quantitativo de pessoal e é fundamental que exista um trabalho conjunto com a educação continuada para manter a capacitação de toda a equipe. Uma das funções do enfermeiro da educação continuada é capacitar os profissionais no uso de materiais da instituição com o objetivo de realizar uma prática assistencial segura. Assinale a alternativa que melhor contempla as responsabilidades do enfermeiro da educação continuada:

14Questão 362538. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

No contexto da auditoria de qualidade utilizam-se indicadores, a saber:

i) de estrutura que correspondem aos recursos necessários ao processo assistencial, no tocante à administração como um todo;

ii) de processos correspondem às atividades que envolvem os profissionais e os pacientes e os de resultados que correspondem ao produto final da assistência prestada. Considerando a definição de indicadores acima, identifique os indicadores com (E) se estrutura, (P) se processo e (R) se de resultado.

( ) Satisfação das expectativas dos pacientes

( ) Sistema de informação

( ) Cuidados prestados pela enfermagem

( ) Média de permanência do paciente

( ) Aspectos éticos da relação entre os profissionais da equipe de saúde com o paciente

( ) Protocolos assistenciais

( ) Índice de queda de pacientes

( ) Complexidade assistencial do paciente

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:

15Questão 362579. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

O processo de avaliação de desempenho profissional dos trabalhadores é um importante recurso para dimensionar a qualidade desse desempenho, o que possibilita a identificação das necessidades de capacitação para o alcance dos objetivos organizacionais. Dessa forma, pode-se afirmar que a avaliação:

16Questão 363533. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

A avaliação do processo assistencial de enfermagem é um processo dinâmico que permite aos gestores o desenvolvimento de estratégias para gerenciar os recursos disponíveis. Implantar processo de avaliação de desempenho que quantifique e monitore periodicamente a eficiência dos serviços é um desafio necessário para estruturação do processo de trabalho e otimização dos recursos. Para assegurar a qualidade da assistência de enfermagem são necessários:

I. Indicadores de medição e avaliação que reflitam as linhas de pensamento qualitativas e quantitivas.

II. Controle informal pelos enfermeiros da qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem.

III. O estabelecimento de padrões de qualidade e produtividade.

IV. O estabelecimento de critérios de avaliação somente dos resultados a serem alcançados.

V. O estabelecimento de padrões, indicadores, critérios condizentes com a realidade da instituição.

Está(ão) CORRETA(S):

17Questão 363892. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

Com a crescente mudança no cenário do mercado de trabalho, as políticas de formação profissional sofreram modificação e atualmente a necessidade de aquisição de novos conhecimentos e habilidades pelo trabalhador é uma exigência para as organizações. Nas instituições de saúde, essas políticas surgem por meio dos programas de educação permanente. Sobre educação permanente, afirma-se:

I. Educação permanente consiste na aprendizagem dentro do ambiente de trabalho em que o aprender e o ensinar são incorporados pelo trabalhador.

II. A educação permanente promove a aquisição de conhecimentos pelo trabalhador

 baseado nas necessidades de organização.

III. Entende-se como educação permanente a promoção de capacitação e treinamento, objetivando a mudança de comportamento.

IV. A educação permanente constitui-se num programa responsável pela capacitação e pela promoção da melhoria da habilidade de toda a equipe de trabalho.

Está(ão) CORRETA(S):

18Questão 364531. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

A necessidade de obter retorno quando o enfermeiro trabalha com treinamento é de grande importância, pois o enfermeiro que utiliza o treinamento em suas atividades necessita avaliar se recurso efetivo. Para isso, é preciso realizar a validação desse processo, que tem como objetivo reconhecer, medir o conhecimento adquirido durante o treinamento dos profissionais nele envolvidos. É (são) recurso(s) disponível (eis) para a validação de treinamentos:

19Questão 365328. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

Os recursos materiais, bem como os recursos humanos e financeiros, são essenciais para o funcionamento do centro cirúrgico, e constituem um fator que possibilita o alcance dos objetivos propostos pela instituição. Sendo assim, a aquisição de artigos e equipamentos deve ser baseada não só em dados científicos, como também na realidade da instituição. Quanto à conduta do enfermeiro responsável pela solicitação da aquisição de equipamentos e artigos no centro cirúrgico, avalie as assertivas a seguir:

I. O enfermeiro deve avaliar a real necessidade do produto para a instituição, sempre que houver indicação de sua aquisição, seja pela equipe médica ou de enfermagem.

II. Identificar com os profissionais quais são as características desejáveis do equipamento, bem como os acessórios necessários.

III. Avaliar custo benefício da manutenção do equipamento.

IV. Solicitar a compra de equipamento, sem a necessidade de que o setor esteja preparado para receber a tecnologia adquirida.

Está(ão) CORRETA(S):

20Questão 365773. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

À auditoria de custos na enfermagem cumpre a finalidade institucional de comprovação de ações e pagamentos de contas relativos à assistência de enfermagem, o que possibilita a realização de negociações entre as instituições prestadoras de serviços e as fontes pagadoras a partir do relatório técnico. O papel do enfermeiro na área contábil e financeira apresenta as seguintes contribuições:

I. Fornece subsídios para o estabelecimento de contratos mais focalizados na qualidade da assistência ao paciente.

II. Estabelecimento de rotinas protocoladas de ações e de padrões assistenciais embasados na prática fundamentada em evidências.

III. Aferir as inadequações no processo de trabalho assistencial.

IV. Fornece subsídios para a ação da gerencia de enfermagem em diferentes setores da instituição.

Está(ão) CORRETA(S):

21Questão 366060. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

As organizações de saúde têm uma grande preocupação com a qualidade de seus serviços, e para isso é necessária a padronização e a formalização de seus processos. Em uma organização hospitalar é importante que exista um Manual de Instrução de Trabalho. Esse manual é um documento que contém os detalhes para o cumprimento de um determinado procedimento, ou seja, é constituído de várias rotinas de trabalho, cuja construção é auxiliada pelo Serviço de Educação Continuada. Com relação a esse manual, afirma-se:

I. O objetivo é descrever as atividades desenvolvidas.

II. A elaboração desse manual deverá ser feita somente por gerentes das instituições, respeitando, assim, a hierarquia da organização.

III. A linguagem desse manual deve ser a mais objetiva, clara e simples possível.

IV. Esses manuais não possuem um modelo padrão, podem variar de organização para organização, entretanto algumas informações básicas devem estar presentes, tais como: nome da instrução/rotina de trabalho, data de emissão, número de revisão, nome e visto do colaborador.

 Está(ão) CORRETA(S):

22Questão 366081. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

O mercado de trabalho está competitivo e busca profissionais de qualidade, as organizações de saúde têm investido fortemente no desenvolvimento profissional de seus funcionários, na captação de talentos, a fim de melhorar a qualidade de seus processos e diminuir a rotatividade de pessoal, mantendo, assim, um quadro estável de colaboradores. Essa movimentação de fluxo de entrada e saída de funcionários de uma organização é definida como:

23Questão 366201. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

A necessidade de busca pela qualidade nas organizações de saúde impulsiona os gestores a buscarem instrumentos que auxiliem no acompanhamento dos processos, com o objetivo de avaliar os resultados e intervir caso seja necessário, tendo como possibilidade o uso de indicadores. Esses indicadores são uma ferramenta para que o enfermeiro defina a necessidade de um treinamento. Treinamento permanente pode ser entendido como:

24Questão 366255. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

Em relação à gestão de materiais e equipamentos de responsabilidade do enfermeiro, podemos afirmar que:

I. A administração de materiais compreende um conjunto de atividades: o estabelecimento de normas, critérios e rotinas operacionais.

II. Compete ao enfermeiro somente a previsão e provisão.

III. A organização, o controle e a avaliação são também funções do enfermeiro na gestão de materiais.

IV. A proposição de padronização de materiais de consumo envolve a participação profissional do enfermeiro, por ser a profissão que mais faz uso desses materiais na prática do cuidado.

Está(ão) CORRETO(S):

25Questão 366684. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

Com a globalização e os avanços tecnológicos nas organizações de saúde, foi necessário repensar a gestão de pessoas nessas organizações e na área de recursos humanos. A importância de resultados positivos e a concorrência de mercado fazem com que as organizações utilizem a gestão de pessoas por competência. Assinale a alternativa que contempla o significado da gestão de pessoas por competência:

26Questão 367231. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

A Acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Corresponde, essencialmente, em um programa de educação permanente dos atores, e jamais punição (ONA, 2010, p.13). Em relação à acreditação podemos afirmar:

I. Representa uma distinção recebida pela instituição de saúde em decorrência da qualidade evidenciada.

II. Sinaliza para os clientes internos, externos e comunidade em geral, que alcançou um padrão de gestão de negócio e da assistência.

III. Por ser uma interação entre processos e serviços dificulta a cooperação interna entre esses e os colaboradores

IV. É importante ferramenta de gestão, à medida que, com base nos padrões, indicadores e critérios, a organização tem possibilidade de realizar o diagnóstico organizacional.

Está(ão) CORRETA(S):

27Questão 367244. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

O instrumento de avaliação utilizado pelas instituições acreditadoras é composto de padrões em três níveis de complexidade crescente e com princípios específicos. Relacione a coluna 1 com a coluna 2:

1. Nível 1 ( ) Gerencia as interações entre os fornecedores e clientes; estabelece sistemática de medição do processo avaliando sua efetividade; promove ações de melhoria e aprendizado.

2. Nível 2 ( ) Desempenho dos processos alinhados e correlacionados às estratégias da organização; os resultados apresentam evolução de desempenho e tendência favorável; evidências de melhorias e inovações, decorrentes do processo de analise crítica, assegurando o comprometimento com a excelência.

3. Nível 3 ( ) Atende aos requisitos formais, técnicos e de estrutura; executa as atividades proporcionando a segurança do cliente/paciente, conforme o perfil e porte da organização.

Assinale a sequência CORRETA:

28Questão 367436. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

As Unidades de Terapia Intensiva/Emergência constituem-se centros de atendimento a pacientes com risco iminente de vida. A equipe de enfermagem tem papel fundamental no processo de atendimento a esses pacientes. Consequentemente, as gerências desses serviços devem buscar instrumentos que possibilitem uma melhor gerência dos recursos sob sua responsabilidade, dando atenção especial aos profissionais pela relevância destes na qualidade do cuidado. Para a garantia da eficácia da assistência de enfermagem nessas unidades, pode-se utilizar os seguintes instrumentos gerenciais:

I. Programa de educação permanente dos profissionais

II. Processo de enfermagem

III. Avaliação da complexidade assistencial dos pacientes

IV. Dimensionamento das variáveis que interferem no processo de cuidar

Está(ão) CORRETA(S):

29Questão 368840. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

Os enfermeiros que administram unidades de saúde são responsáveis pelo gerenciamento dos recursos humanos, materiais e físicos que consomem grande volume de recursos financeiros. Sobre esse assunto, avalie as afirmativas seguintes:

I. A aferição e o controle de custos são essenciais para que se possa acompanhar o fluxo de entrada e saída de valores, o que permite avaliar o desempenho da unidade e redefinir prioridades.

II. Os objetivos principais para o controle de custos residem na racionalização de recursos e acompanhar a produtividade.

III. No controle de custos, todos os profissionais da enfermagem têm responsabilidades, especialmente no que tange aos registros na conta paciente.

 IV. A instituição de saúde deve prover os enfermeiros gestores de dados referentes aos custos para possibilitar tomada decisão, baseada em evidências.

Está(ão) CORRETA(S):

30Questão 369468. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

A preocupação com a busca pela excelência visando a resultados positivos na assistência a saúde, gerou um movimento das instituições de saúde para à qualificação dos recursos humanos. Coube, então, a implantação de serviços de educação continuada, os quais possuem um papel de destaque nessas instituições. É (são) finalidade(s) da educação continuada:

I. Selecionar, capacitar e desenvolver talentos.

II. Mudança de atitude dos profissionais por meio de treinamentos.

III. Definir indicadores assistenciais para as unidades.

IV. Subsidiar meios para alcance de metas.

V. Desenvolver aprimoramento da educação continuada.

Está(ão) CORRETA(S):

31Questão 369475. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

B.S.C., enfermeiro auditor, realiza auditorias retrospectivas na unidade de transplante há um mês. Ele tem constatado deficiências nas anotações de enfermagem, predominantemente nos períodos da tarde e em uma das noites. Essa evidência tem gerado glosas na conta de pacientes, comprometimento na qualidade dos registros de enfermagem no prontuário do paciente, bem como a exposição dos trabalhadores a penalidades legais dos profissionais e da instituição. Que conduta(s) deve(m) ser adotada(s) pelo profissional para sanar essa evidência?

32Questão 369550. Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR, Ensino Superior, 2012

O dimensionamento de pessoal de enfermagem é uma preocupação constante dos enfermeiros, bem como dos próprios administradores de serviços de saúde, por interferir diretamente na eficácia, na qualidade e no custo da assistência à saúde (FUGULIN, GAIDZINSKI e CASTILHO, 2010). Nesse sentido, avalie as assertivas a seguir:

I. Conhecer a demanda do cliente, ou seja, estar ciente da complexidade assistencial requerida para a realização dos cuidados.

II. Auxiliar a gerência na aplicação de um método capaz de sistematizar o inter-relacionamento e a mensuração das variáveis que interferem na carga de trabalho da equipe de enfermagem.

III. Elaborar a divisão das atividades a serem realizadas pelo trabalhador da enfermagem por turno de trabalho.

IV. Participar ativamente do processo de educação permanente dos trabalhadores de enfermagem sob seu comando.

Indicam CORRETAMENTE as responsabilidades de todos os enfermeiros: