Simulado: Tecnologista Júnior - Enfermagem - Semiologia e Semiotécnica - INCA

66 questões Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio

Responda as 66 questões do simulado abaixo (Tecnologista Júnior - Enfermagem - Semiologia e Semiotécnica - INCA). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

1 resolveram
23% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
1 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 358674. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com respeito aos critérios de inclusão e exclusão de doadoras de sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), julgue os itens a seguir.

Temperatura materna superior a 38 ºC durante o trabalho de parto é considerado um critério de exclusão para doação de SCUP.

2Questão 359088. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens subsequentes, relacionados a indicadores de qualidade e sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP).

Com os indicadores, é possível avaliar o desenvolvimento dos processos e seus resultados, visando encontrar e corrigir erros, provar a eficácia de mudanças, reprogramar um processo e conhecer tendências, assim como auxiliar na detecção de possíveis problemas relacionados à estrutura.

3Questão 359105. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito do tratamento e controle de feridas tumorais, julgue os itens que se seguem.

A ferida tumoral com estadiamento 1 apresenta como características: ferida fechada ou com abertura superficial por orifício de drenagem de exsudado límpido, de coloração amarelada ou de aspecto purulento, tecido avermelhado ou violáceo, dor ocasional, prurido ocasional, ausência de odor.

4Questão 359106. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca da assistência de enfermagem no controle de sintomas em cuidados paliativos, julgue os itens que se seguem.

O efeito constipante dos opioides está relacionado à ação sobre os receptores opioides do trato gastrintestinal, retardando o esvaziamento gástrico, aumentando o tônus do esfíncter pilórico e lentificando o trânsito através da válvula ileocecal e do cólon.

5Questão 359151. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A coleta de sangue na placenta poderá ser realizada com a placenta ainda in útero ou após a sua dequitação (ex-útero). Se optar pela coleta ex-útero, a placenta deverá ser suspensa por um membro da equipe, com auxílio de compressas de gaze, favorecendo a gravidade. A retirada da placenta quando manual deverá ser cuidadosa, visto que a fragmentação da mesma acarreta em perdas significativas de sangue de cordão.

O CDC (Center for Disease Control), entre outras recomendações, preconiza para as unidades de TCTH colocar receptores de alotransplante em quartos equipados com filtros de partículas aéreas de alta eficiência (HEPA).

6Questão 359163. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca de situações de cuidado em oncologia, julgue os itens seguintes.

Para lidar com a dor e o sofrimento de pacientes com câncer, deve-se priorizar as diversas modalidades do modelo curativo, como tratamento cirúrgico, radioterápico e quimioterápico. Esse modelo é essencial para o controle de sintomas físicos e psicológicos, uma vez que cuidados paliativos — espirituais, práticas de relaxamento etc. — pouco contribuem para o alívio da dor e do sofrimento dessa clientela.

7Questão 359199. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um paciente crítico necessita de um acompanhamento nutricional rigoroso, a fim de se garantir a oferta de nutrientes, energia e água necessários para que a resposta metabólica tenha um desfecho satisfatório, diminuindo o catabolismo e a possibilidade de deterioração orgânica. Sobre esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.

Entre as complicações da nutrição parenteral de especial importância inclui-se a infecção, pois tanto a solução quanto o cateter são sítios primários para a infecção devido ao elevado conteúdo de glicose.

8Questão 359296. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação às fases pré-, trans- e pós-TCTH, julgue os itens que se seguem.

Um dos cuidados de enfermagem na fase trans-TCTH é infundir as células-tronco hematopoéticas criopreservadas no mínimo entre 20 a 30 min após o descongelamento.

9Questão 359304. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca de cirurgias oncológicas torácicas, abdominais ginecológicas e mastológicas das emergências cirúrgicas oncológicas, julgue os itens a seguir.

A traqueostomia é abertura da traqueia e inserção de uma cânula através de uma incisão na linha média do pescoço, acima da cartilagem cricoide.

10Questão 359335. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação às situações de atendimento ao paciente submetido ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os próximos itens.

A doença de enxerto contra o hospedeiro (DECH) é a causa mais comum de mortalidade relacionada ao transplante de medula óssea e de células-tronco e hematopoiéticas. O estágio clínico grave pode ser identificado na pele, pela eritrodermia generalizada, no fígado, pelas alterações nos níveis de bilirrubinas entre 6 a 15 mg/dL e no intestino, pela diarréia, maior que 1.500 mL/dia.

11Questão 360049. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens subsequentes, relacionados a indicadores de qualidade e sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP).

O período transoperatório compreende desde o momento em que o paciente é recebido na unidade do centro cirúrgico até sua saída da sala de operações. O intraoperatório está inserido no transoperatório, pois compreende o período que vai do início ao término do procedimento anestésico cirúrgico.

12Questão 360055. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Pacientes masculinos com idades variando até 85 anos, com infiltração medular neoplásica, com funções cardíaca, renal, hepática e pulmonar normais, com diagnóstico de mieloma múltiplo, são elegíveis para o transplante autogênico (TMO). As células são obtidas do próprio paciente e reinfundidas após aplicação de quimioterapia em doses supraletais, mieloablativas, potencialmente curativas, associada ou não à irradiação corporal total.

13Questão 360086. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um homem de 65 anos de idade, com câncer de pulmão de células escamosas, acompanhado da família, buscou o serviço médico por apresentar quadro de edema periorbital, inchaço facial e distensão venosa no pescoço. Segundo o relato da esposa, os sintomas são mais evidentes no período da manhã. Outras queixas envolveram cefaleia, tosse e dispneia. A tomografia computadorizada mostrou haver obstrução da veia cava superior.

Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsequentes.

É importante que sejam monitorados os estados cardiopulmonar e neurológico do paciente e oferecidas medidas de suporte como a oxigenoterapia, diuréticos e corticosteroides prescritos.

14Questão 360361. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens que se seguem acerca do SCUP.

Um dos fatores limitantes na escolha de células de cordão é o peso do receptor, que deve ter no máximo 50 kg para uma unidade de cordão. Uma unidade de cordão corresponde apenas a uma doação de SCUP. Por isso, o peso do receptor é um fator limitante para utilização das células.

15Questão 361145. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A coleta de sangue na placenta poderá ser realizada com a placenta ainda in útero ou após a sua dequitação (ex-útero). Se optar pela coleta ex-útero, a placenta deverá ser suspensa por um membro da equipe, com auxílio de compressas de gaze, favorecendo a gravidade. A retirada da placenta quando manual deverá ser cuidadosa, visto que a fragmentação da mesma acarreta em perdas significativas de sangue de cordão.

Em relação a nutrição do paciente neutropênico, deve-se tentar contornar a anorexia intensa e odinofagia oferecendo alimentação de alta concentração calórica, boa tolerância pela mucosa e de baixo potencial de contaminação.

16Questão 361230. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens que se seguem em relação à sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP) e sobre anestesia e analgesia.

São fases da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP): visita pré-operatória de enfermagem, planejamento da assistência pré-operatória, implementação da assistência, avaliação da assistência e reformulação da assistência a ser planejada.

17Questão 361379. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um paciente crítico necessita de um acompanhamento nutricional rigoroso, a fim de se garantir a oferta de nutrientes, energia e água necessários para que a resposta metabólica tenha um desfecho satisfatório, diminuindo o catabolismo e a possibilidade de deterioração orgânica. Sobre esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.

Embora a terapia de nutrição enteral seja mais segura que a de nutrição parenteral, complicações gastrintestinais, como estase gástrica, diarreia, vômitos e distensão abdominal, bem como complicações metabólicas, hiper ou hipoglicemias e distúrbios hidreletrolíticos podem surgir.

18Questão 361408. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação às fases pré-, trans- e pós-TCTH, julgue os itens que se seguem.

Uma ação específica do enfermeiro na fase pós-TCTH é preparar o paciente para a alta hospitalar. Orientação sobre as medicações orais (nome, dose, frequência) e esclarecimento sobre possíveis efeitos colaterais; como proceder na vigência de febre; cuidados com o cateter venoso central; higiene corporal do paciente e do ambiente; importância de alimentar somente quando solicitado pelo paciente; estimulação de atividades físicas e convívio social, ressaltando que seja evitado o contato com indivíduos portadores de doenças infecto-contagiosas, e aglomerações.

19Questão 361431. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens que se seguem acerca do SCUP.

A coleta de sangue na placenta poderá ser realizada com a placenta ainda in útero ou após a sua dequitação (ex-útero). Se optar pela coleta ex-útero, a placenta deverá ser suspensa por um membro da equipe, com auxílio de compressas de gaze, favorecendo a gravidade. A retirada da placenta quando manual deverá ser cuidadosa, visto que a fragmentação da mesma acarreta em perdas significativas de sangue de cordão.

20Questão 361434. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca da filosofia e dos princípios que embasam os cuidados paliativos, julgue os próximos itens.

Considera-se ação paliativa qualquer medida terapêutica, sem intenção curativa, que vise diminuir as repercussões negativas da doença sobre o bem-estar do paciente.

21Questão 361620. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens a seguir, acerca da monitorização hemodinâmica não invasiva.

Os sons de Korotkoff auscultados durante a avaliação da pressão arterial de um adulto jovem pelo método não invasivo são identificados em fases, sendo a pressão sistólica a correspondente ao primeiro som audível ou fase I, e a pressão diastólica, à fase V de abafamento dos sons.

22Questão 361670. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens que se seguem, referentes aos instrumentos de avaliação em cuidados paliativos.

O desempenho de 10% na escala de Karnofsky indica paciente extremamente incapacitado, que necessita de hospitalização, mas sem iminência de morte.

23Questão 361782. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A pele é um órgão de proteção importante, capaz de manter a homeostase do indivíduo. Julgue os itens a seguir, acerca dos cuidados e da avaliação da integridade da pele.

A massagem deve ser utilizada como medida preventiva de úlcera de pressão, aplicada na região de hiperemia persistente no local de pressão.

24Questão 361910. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação às fases pré-, trans- e pós-TCTH, julgue os itens que se seguem.

Como cuidado de enfermagem para a DVOH deve-se observar o nível de consciência, pois a encefalopatia e a letargia são uma das manifestações clínicas desse quadro.

25Questão 362067. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando a conduta de enfermagem no manuseio do acesso venoso central de longa e curta permanência, julgue os itens que se seguem.

As infecções relacionadas ao cateter são classificadas em infecção do óstio, infecção do túnel subcutâneo e septicemia relacionada ao cateter.

26Questão 362222. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca da filosofia e dos princípios que embasam os cuidados paliativos, julgue os próximos itens.

O plano de cuidados assistenciais não deve incluir prescrição de ações relativas à família do paciente em cuidados paliativos.

27Questão 362280. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens que se seguem acerca do SCUP.

O volume do SCUP coletado deve ser calculado a partir do peso líquido da coleta, assumindo 1 mL = 1 g. O sangue coletado só pode ser aceito para processamento se a quantidade coletada for igual ou superior a 50 mL, excluído o anticoagulante, ou se o número total de células nucleadas for superior a 5 × 104.

28Questão 362669. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Uma mulher de 48 anos de idade, internada em UTI, apresentou sinais e sintomas urêmicos e foi submetida a diálise peritoneal intermitente aguda. Foi feita a inserção e fixação do cateter pelo médico e a solução de diálise foi sendo infundida por gravidade, controlada manualmente. O ciclo de drenagem peritoneal foi iniciado e os primeiros líquidos drenados mostravam-se sanguinolentos.

Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens seguintes.

O líquido peritoneal com um pouco de sangue é esperado no efluxo inicial, porém deve ficar claro após algumas trocas. Deve-se observar atentamente o líquido drenado e comunicar persistência de sangramentos.

29Questão 362800. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Os pacientes com leucemia enfrentam inúmeras dificuldades, seja relativas às complicações geradas pela doença, seja relativas às complicações decorrentes do tratamento terapêutico, o que os obriga a internações frequentes, muitas vezes em unidades de tratamento intensivo. Acerca da assistência de enfermagem ao pacientes críticos com leucemia mieloide aguda, julgue os itens subsequentes.

A síndrome da lise tumoral é uma possível complicação nesses pacientes. Os cuidados de enfermagem envolvem a administração de grandes volumes de líquidos prescritos antes e depois do início da terapia citotóxica, acidificação urinária com pH abaixo de 7,0, a fim de se evitar o depósito do ácido úrico nos túbulos renais, administração de medicamentos prescritos, como alopurinol e resina iônica, para tratar desequilíbrios eletrolíticos, entre outros.

30Questão 362802. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação às fases pré-, trans- e pós-TCTH, julgue os itens que se seguem.

Na primeira etapa do TCTH, denominada condicionamento, as condutas de enfermagem são específicas para o controle da toxicidade em diferentes sistemas e da hipersensibilidade.

31Questão 363000. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens que se seguem, referentes aos instrumentos de avaliação em cuidados paliativos.

Pacientes avaliados pela escala de Karnofsky que apresentem desempenho de 80% têm indicação precoce de assistência em cuidados paliativos.

32Questão 363195. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Os pacientes com leucemia enfrentam inúmeras dificuldades, seja relativas às complicações geradas pela doença, seja relativas às complicações decorrentes do tratamento terapêutico, o que os obriga a internações frequentes, muitas vezes em unidades de tratamento intensivo. Acerca da assistência de enfermagem ao pacientes críticos com leucemia mieloide aguda, julgue os itens subsequentes.

O risco de sangramento devido a trombocitose deve ser considerado; assim, deve-se buscar sinais de equimoses e petéquias, bem como de sangramentos gastrintestinais, pulmonares ou intracranianos.

33Questão 363272. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca da assistência de enfermagem no controle de sintomas em cuidados paliativos, julgue os itens que se seguem.

O delirium é um distúrbio mental global que se instala progressivamente em indivíduos anteriormente lúcidos e alertas, sem associação a uma doença grave concomitante.

34Questão 363377. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando a conduta de enfermagem no manuseio do acesso venoso central de longa e curta permanência, julgue os itens que se seguem.

A coleta de sangue para a dosagem de ciclosporina (CSA) pela via na qual essa substância foi infundida resultará em um valor falsamente elevado, mesmo utilizando o método de descarte de sangue antes da coleta da amostra que será analisada.

35Questão 363561. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

Sialorreia, odinofagia, esofagite e sangramento são manifestações clínicas típicas de mucosite, uma das complicações pós-TCTH.

36Questão 363651. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito da terapêutica analgésica, julgue os itens a seguir.

A dor após radioterapia ou quimioterapia pode ocorrer devido a neuropatias e mucosites.

37Questão 363861. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens a seguir, acerca da monitorização hemodinâmica não invasiva.

A monitorização eletrocardiográfica contínua exige a presença de três eletrodos colocados na região anterior do tórax, os quais permitem a avaliação das derivações DI, DII, DIII, aVR, aVL e aVF.

38Questão 363871. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação aos cuidados de enfermagem com o paciente cirúrgico durante a cirurgia e na recuperação pós-anestésica, julgue os itens subsequentes referentes a competências do enfermeiro, critérios de avaliação do paciente, posicionamento no leito e gravidade das úlceras de compressão.

A posição de proclive consiste em elevação da cabeceira, os pés são abaixados, oferecendo melhor acesso à cabeça e ao pescoço. Essa posição é indicada para cirurgias de ombro, cabeça e pescoço, oftalmológicas e cirurgias plásticas de face, nariz entre outras.

39Questão 364001. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Paciente em TCTH em uso de Ciclosporina A deve ser orientado quanto a alguns cuidados no uso desse medicamento, a saber: a necessidade de adesão rigorosa ao horário de administração, a importância de ingeri-la com alimentos, a possibilidade de ingeri-la com outras medicações, a exemplo do Tacrolimus, bem como a necessidade de comunicar ao médico quando for incapaz de ingeri-la devido efeitos colaterais gastrointestinais.

40Questão 364007. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

As drogas vasoativas são utilizadas com a finalidade de restaurar a pressão de perfusão tecidual de alguns pacientes hemodinamicamente instáveis, com certa frequência, em ambientes de unidades de tratamento intensivo. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.

A dobutamina é um agonista dos receptores beta cardíacos, tem efeito inotrópico positivo e não causa liberação de noradrenalina endógena. O início de sua ação ocorre em poucos minutos após a administração e o seu tempo de meiavida plasmática é de 2 minutos, sendo ela excretada pela urina.

41Questão 364032. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A pele é um órgão de proteção importante, capaz de manter a homeostase do indivíduo. Julgue os itens a seguir, acerca dos cuidados e da avaliação da integridade da pele.

No exame físico da pele, deve-se realizar a palpação, observando-se textura, umidade, temperatura, mobilidade, turgor e edema.

42Questão 364302. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue o item abaixo, relativo à humanização em UTI.

É importante haver o acolhimento do paciente admitido na UTI e(ou) do familiar deste, buscando apresentar-se com o nome e cargo, explicando os propósitos da internação e o planejamento inicial de cuidados a ser instituído; além disso, deve-se tratá-lo(s) por seu(s) próprio(s) nome(s), utilizando terminologia compatível para o entendimento da situação.

43Questão 364314. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A coleta de sangue na placenta poderá ser realizada com a placenta ainda in útero ou após a sua dequitação (ex-útero). Se optar pela coleta ex-útero, a placenta deverá ser suspensa por um membro da equipe, com auxílio de compressas de gaze, favorecendo a gravidade. A retirada da placenta quando manual deverá ser cuidadosa, visto que a fragmentação da mesma acarreta em perdas significativas de sangue de cordão.

A neutropenia caracteriza-se por valores de neutrófilos inferiores a 2.500/mm3. Valores menores ou iguais a 1.000/mm3 demonstram neutropenia severa e moderada, respectivamente. A ocorrência de febre associada a neutropenia caracteriza uma emergência oncológica.

44Questão 364360. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com respeito aos critérios de inclusão e exclusão de doadoras de sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), julgue os itens a seguir.

São candidatas à doação de SCUP as gestantes que satisfaçam pelo menos uma das seguintes condições: idade entre 18 e 36 anos, inclusive, que tenha se submetido, no mínimo, a duas consultas pré-natais documentadas; idade gestacional igual ou superior a 35 semanas, peso fetal igual ou superior a 2.000 g, bolsa rota há menos de 12 horas, trabalho de parto sem anormalidade, ausência de processos infecciosos durante a gestação e doenças que possam interferir com a vitalidade placentária.

45Questão 364465. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens que se seguem em relação à sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP) e sobre anestesia e analgesia.

Anestesia regional é definida como uma perda reversível da sensação quando um anestésico local é injetado para bloquear ou anestesiar a condução nervosa a uma extremidade ou região do corpo. Um exemplo é a anestesia raquidiana.

46Questão 364487. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Entre as complicações iniciais do transplante de células TCTH e seus aspectos clínicos incluem neutropenia, anemia e trombocitopenia, podendo ser mais comum em pacientes com anemia aplásica ou naqueles que recebem transplantes de doadores sem parentesco.

47Questão 364521. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com respeito aos critérios de inclusão e exclusão de doadoras de sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), julgue os itens a seguir.

Diabetes melito e hipertensão arterial são exemplos de doenças que podem interferir na vitalidade da placenta, sendo assim, um critério de exclusão para doação de SCUP.

48Questão 364769. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação aos cuidados de enfermagem com o paciente cirúrgico durante a cirurgia e na recuperação pós-anestésica, julgue os itens subsequentes referentes a competências do enfermeiro, critérios de avaliação do paciente, posicionamento no leito e gravidade das úlceras de compressão.

Um período de 2 a 3 horas de pressão constante nos tecidos pode resultar em úlceras cutâneas de pressão que podem evoluir em estágios. O estágio 3 corresponde à perda de camada profunda com necrose do tecido subcutâneo, com danos aos músculos, ossos e tendões.

49Questão 364864. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens que se seguem em relação à sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP) e sobre anestesia e analgesia.

O pós-operatório mediato compreende as primeiras 24 horas após a intervenção, incluindo a permanência do paciente na recuperação anestésica ou na UTI.

50Questão 364976. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação ao TCTH, julgue os itens de 65 a 70.

Entre as ações de enfermagem para o preparo e a coleta do aspirador medular incluem orientar o paciente quanto ao procedimento de punção de medula óssea e a coleta da amostra medular, heparinizar as seringas de 20 mL que serão utilizadas para aspiração do material medular, preparar o material de oxigenoterapia e promover atendimento eficaz em caso de intercorrências.

51Questão 365060. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens a seguir, acerca da monitorização hemodinâmica não invasiva.

A capnografia é um importante recurso utilizado para a avaliação contínua da ventilação de pacientes críticos, pois fornece informações sobre a produção e a eliminação de CO2, a ventilação alveolar e os padrões de respiração de forma não invasiva.

52Questão 365696. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

Durante a infusão de células-tronco e hematopoiéticas criopreservadas, é importante que o enfermeiro faça o controle dos sinais vitais do paciente a cada 20 minutos durante a primeira hora, e de hora em hora nas 6 horas subsequentes.

53Questão 365837. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens subsequentes, relacionados a indicadores de qualidade e sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP).

O período perioperatório é definido como o espaço de tempo que compreende os períodos: pré-operatório (mediato e imediato), transoperatório (intraoperatório) e pós-operatório (imediato e mediato).

54Questão 366253. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens subsequentes, relacionados a indicadores de qualidade e sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP).

A SAEP é exigência exclusiva do conselho regional de enfermagem para controlar a produtividade do enfermeiro em relação ao cuidado de enfermagem prestado ao cliente no bloco cirúrgico.

55Questão 366331. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

É fundamental que todos os componentes sanguineos sejam previamente irradiados e filtrados para que possam ser eliminados os linfócitos T. A não observância dessa recomendação pode incorrer em doença do enxerto contra o hospedeiro transfusional.

56Questão 366383. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um paciente crítico necessita de um acompanhamento nutricional rigoroso, a fim de se garantir a oferta de nutrientes, energia e água necessários para que a resposta metabólica tenha um desfecho satisfatório, diminuindo o catabolismo e a possibilidade de deterioração orgânica. Sobre esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.

A produção aumentada de interleucina 6 em indivíduos que passam por situações de trauma representa bom prognóstico, pois promove síntese de proteínas, perda de nitrogênio e lipólise e correlaciona-se com melhora do quadro geral do paciente.

57Questão 366515. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens a seguir, referentes a terapia subcutânea e a ações de enfermagem.

Na infusão contínua por via subcutânea, o volume diário (nas 24horas) não deverá ultrapassar 500 mL, administrados a cada intervalo de oito horas.

58Questão 366518. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca dos aspectos que envolvem o cuidado dos pacientes submetidos ao TCTH, julgue os itens subsequentes.

As infecções estão entre as principais complicações agudas pós-TCTH e exige as seguintes ações de enfermagem para o seu controle: monitoração e controle dos efeitos colaterais das drogas imunosupressoras, controle da curva térmica e do balanço hídrico, monitoração dos níveis séricos de ciclosporina, enzimas hepáticas e coagulograma.

59Questão 366656. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um paciente crítico necessita de um acompanhamento nutricional rigoroso, a fim de se garantir a oferta de nutrientes, energia e água necessários para que a resposta metabólica tenha um desfecho satisfatório, diminuindo o catabolismo e a possibilidade de deterioração orgânica. Sobre esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.

O paciente crítico pode receber nutrição parenteral periférica em veia periférica, desde que tais soluções tenham baixa osmolaridade e permaneçam por curto período de tempo. Frequentemente elas são mantidas em fluxo baixo e têm baixa quantidade de macronutrientes (carboidratos, lipídios e aminoácidos).

60Questão 368086. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação às situações de atendimento ao paciente submetido ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), julgue os próximos itens.

O período de hospitalização para o paciente transplantado tem reduzido progressivamente de 30 a 35 dias para 5 a 10 dias, independentemente da condição socioeconômica do paciente. Os fatores de avaliação para a alta consideram o tipo de enxerto, a intensidade do regime de condicionamento e a presença de um cuidador em domicílio.

61Questão 368120. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

As drogas vasoativas são utilizadas com a finalidade de restaurar a pressão de perfusão tecidual de alguns pacientes hemodinamicamente instáveis, com certa frequência, em ambientes de unidades de tratamento intensivo. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.

A dopamina induz efeitos hemodinâmicos por estimular receptores alfa, beta e dopa. A infusão em baixas doses, de até 5 microgramas por quilo por minuto, causa aumento na taxa de filtração glomerular, do fluxo renal, da excreção de sódio, da contratilidade cardíaca e do débito cardíaco, sem aumentar a frequência cardíaca, a pressão arterial ou a resistência vascular sistêmica.

62Questão 368267. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito da terapêutica analgésica, julgue os itens a seguir.

A dor incidental é caracterizada por episódio transitório de dor intensa que pode ser controlada com uso de opioides de ação rápida.

63Questão 368603. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um homem de 65 anos de idade, com câncer de pulmão de células escamosas, acompanhado da família, buscou o serviço médico por apresentar quadro de edema periorbital, inchaço facial e distensão venosa no pescoço. Segundo o relato da esposa, os sintomas são mais evidentes no período da manhã. Outras queixas envolveram cefaleia, tosse e dispneia. A tomografia computadorizada mostrou haver obstrução da veia cava superior.

Considerando o caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsequentes.

Existem evidências clínicas suficientes para a elaboração do diagnóstico de enfermagem da NANDA risco de desequilíbrio do volume de líquidos, relacionado ao ganho de líquidos na região de cabeça e pescoço.

64Questão 368952. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com respeito aos critérios de inclusão e exclusão de doadoras de sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP), julgue os itens a seguir.

Mães que tiverem reação positiva com anticorpos IgM para citomegalovírus podem ser doadoras de SCUP.

65Questão 369236. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens a seguir, acerca da monitorização hemodinâmica não invasiva.

Pode-se realizar a monitorização contínua da saturação arterial de oxigênio a partir de um oxímetro de pulso, o qual funciona por meio da absorção de luz de diferentes comprimentos de onda no sangue. Além de fornecer os dados quanto a saturação de hemoglobina, ele permite avaliação e detecção precoce de uma hipoxemia aguda ou de uma hiperoxemia.

66Questão 369439. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os itens que se seguem, a respeito do cuidado ao fim da vida.

Em condições de morte iminente, recomenda-se instalação de sonda nasoenteral a fim de manter a hidratação e alimentação do paciente que não apresenta mais sede ou fome.