Simulado: Técnico de Enfermagem - Enfermagem Clínica - INCA

123 questões Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio

Responda as 123 questões do simulado abaixo (Técnico de Enfermagem - Enfermagem Clínica - INCA). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 358706. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito de quimioterapia, julgue os itens que se seguem.

A terapêutica neoadjuvante pode ser mais efetiva quando o aporte sanguíneo para o tumor ainda não foi alterado pela cirurgia.

2Questão 358794. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação a leucemias, suas complicações e sua classificação, julgue os itens a seguir.

A trombose arterial e venosa é uma complicação das leucemias em casos de distúrbios sanguíneos, ocasionada pela trombocitopenia acentuada.

3Questão 358812. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Estados de choque são emergências frequentes nas UTI. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O débito cardíaco é o principal determinante do transporte de oxigênio aos tecidos, que varia de 5 a 6 litros por minuto de acordo com a superfície corpórea do paciente.

4Questão 358818. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca da assistência de enfermagem nas cirurgias oncológicas e suas complicações, julgue os itens a seguir.

Os tumores malignos neurológicos são neoplasias invasivas e qualquer tentativa de removê-las causaria deficit neurológico irreversível. Os tumores do sistema nervoso central não se metastizam.

5Questão 358853. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos linfomas de Hodgkin e não Hodgkin (LNH), julgue os itens que se seguem.

A depleção linfocitária é o subtipo mais avançado do LNH e geralmente, está associada com estágios mais avançados (III e IV) e com a síndrome da imunodeficiência adquirida e ocorre em 5% dos casos, em idades 5 a 10 anos.

6Questão 358932. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

De acordo com Pinczowski, o tratamento da neutropenia febril, que deve ser considerado urgência medica, é rotineiramente realizado em ambiente hospitalar, onde são utilizados serviços de enfermagem especializados e antibióticos de amplo espectro de forma empírica. A partir dessa assertiva, julgue os itens a seguir.

Neutropenia febril é um efeito colateral inesperado em pacientes que estão recebendo radioterapia antiálgica em coluna vertebral e bacia, sem quimioterapia pregressa.

7Questão 358943. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os próximos itens, relativos a medidas para se evitar o risco ocupacional durante manuseio de quimioterápicos.

Todo material contaminado, como roupas de cama, vestimentas do paciente, toalhas e roupas de uso pessoal devem ser manipulados com luvas de procedimento e acondicionado em saco plástico com o símbolo de material contaminante.

8Questão 358948. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Tão logo seja coletado, o sangue deve ser processado para a produção de hemocomponentes seguros para sua utilização, após solicitação médica, segundo normas técnicas devidamente regulamentadas na RDC n.° 153/2004. Julgue os itens subsequentes, acerca de hemocomponentes.

O concentrado de plaquetas é uma suspensão de plaquetas em plasma, preparado mediante a centrifugação de uma unidade de sangue total, coletada em tempo não superior a 15 minutos. Esse concentrado pode, também, ser obtido por aférese.

9Questão 358991. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando que o transporte intra-hospitalar ou extra-hospitalar de pacientes, principalmente daqueles em estado crítico, expõe esses pacientes a vários riscos, julgue os itens seguintes.

O transporte extra-hospitalar é realizado sempre que houver a necessidade de recursos humanos, diagnósticos, terapêuticos e de suporte avançado de vida que não estejam presentes no local onde se encontra o paciente.

10Questão 359004. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

a pesagem diária, cuidados com jejunostomia, verificação de sinais vitais a cada 4 horas, encorajamento à verbalização de sentimentos sobre seu diagnóstico e prognóstico.

11Questão 359035. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito de quimioterapia, julgue os itens que se seguem.

São considerados critérios para a avaliação da resposta na terapêutica radiológica e quimioterápica: resposta parcial, semiparcial, recaída, representadas em porcentagem de redução do tumor.

12Questão 359245. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os próximos itens, relativos às complicações médicas mais comuns em oncologia.

Síndrome da lise tumoral é uma emergência oncológica causada por destruição de células tumorais após quimioterapia ou radioterapia.

13Questão 359391. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue os itens seguintes.

A administração de fatores de crescimento, como o G-CSF, é importante na neutropenia, mesmo quando ela é causada pela ação das drogas citotóxicas ou não.

14Questão 359417. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

No atendimento a um paciente com quadro de sonolência excessiva, hipotensão grave, sudorese e taquipneia, sem sinais visíveis de sangramento, deve-se

manter o paciente sob vigilância, chamar imediatamente o enfermeiro responsável e aguardar equipe médica para primeiros procedimentos.

15Questão 359438. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

a identificação das necessidades do paciente, oferecendo-lhe ajuda e estabelecendo comunicação efetiva com ele e com os demais cuidadores.

16Questão 359555. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue os itens seguintes.

A avaliação dos exames laboratoriais é necessária para pacientes com quadro de trombocitopenia, devido ao risco de trombose arterial e venosa.

17Questão 359699. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

deve-se avaliar o paciente à procura de sinais de infecção e caso esta esteja presente, deve-se combatê-la mediante a administração de drogas por meio de cateter, sob a estrita observância da técnica asséptica pertinente.

18Questão 359757. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca da humanização e da assistência de enfermagem ao paciente crítico, julgue os itens a seguir.

É premissa básica que a busca da humanização não deve comprometer a segurança do paciente nem transpor as barreiras éticas e legais.

19Questão 359798. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade no Brasil. Acerca da parada cardiorrespiratória e de recomendações pertinentes, julgue os próximos itens.

Normalmente, a primeira medicação a ser utilizada em qualquer modalidade de parada cardiorrespiratória é a epinefrina na dose de 1 mg a cada 5 minutos em bólus EV, seguida de 20 mL de solução fisiológica, no limite máximo de 10 ampolas.

20Questão 359885. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos tumores primários no cérebro, julgue os seguintes itens.

A capacidade de infiltração local, nas partes sólidas pelo plano muscular, pela fáscia, e por linfonodos regionais e metatásticos é característica do rabdomiosarcoma.

21Questão 360148. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando que o transporte intra-hospitalar ou extra-hospitalar de pacientes, principalmente daqueles em estado crítico, expõe esses pacientes a vários riscos, julgue os itens seguintes.

No transporte terrestre de ambulâncias, os pés do paciente devem estar voltados para a frente da ambulância, pois a aceleração brusca do veículo pode causar hipertensão e aumento da pressão venosa central no paciente.

22Questão 360267. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação ao atendimento ao candidato para doação sanguínea, julgue os itens a seguir.

Um homem, de 65 anos de idade, hipertenso, que, no atendimento, apresente pressão arterial sistólica de 140 mmHg e diastólica de 90 mmHg, em uso de captopril, pode realizar a doação.

23Questão 360285. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito da coleta de hemocomponentes, julgue os itens a seguir.

Uma das complicações da coleta é a punção arterial acidental, porém, se acontecer, é permitido continuar a coleta, desde que o profissional coletor permaneça ao lado do paciente, pois esta acontecerá em um período curto devido à velocidade do fluxo sanguíneo arterial.

24Questão 360526. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Ao preparar um meio de cultura para bactérias, o técnico de um laboratório utilizou protocolos que demandavam o preparo das seguintes soluções: NaCR 0,9% (massa/volume); glicose 50 mmol/L; etanol 70% (volume/volume), sendo que estavam disponíveis no laboratório NaCR e glicose em pó, e etanol 95% (volume/volume). Também havia informações disponíveis sobre a massa molecular dos compostos: NaCR = 58,44 g/mol; glicose = 180,16 g/mol; etanol = 46,07 g/mol.

Em relação aos procedimentos corretos para o preparo das soluções descritas no texto acima, julgue os próximos itens.

O preparo de 100 mL da solução de etanol deve ser realizado diluindo-se 70 mL do etanol disponível em 30 mL de água.

25Questão 360667. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Uma senhora com de 65 anos de idade está no segundo dia de internação para tratamento quimioterápico em infusão contínua com doxorrubicina. O único acesso venoso foi puncionado com jelco 22, fixado com esparadrapo, no primeiro dia de internação, no antebraço direito, e está com bom fluxo e refluxo venoso. O tratamento quimioterápico será iniciado no segundo dia de internação.

Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.

O acesso periférico deve ser trocado por outro em local proximal em relação ao anterior ou ainda preferencialmente no outro membro. O dispositivo de escolha deve ser o scalp ou o jelco.

26Questão 360704. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação aos cuidados com o uso de hemocomponentes, julgue os itens seguintes.

As reações hemolíticas de causas mecânicas são provocadas pela transfusão de bolsas contendo hemocomponentes destruídos por hiperaquecimento da bolsa, congelamento inadequado, adição de medicamentos, material utilizado após o prazo de validade. Assim, a avaliação das condições da bolsa é fundamental.

27Questão 360723. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação à assistência de enfermagem aos pacientes em estado crítico portadores de hematopatias oncológicas, julgue os itens que se seguem.

A síndrome da lise tumoral é um conjunto de alterações metabólicas frequentemente decorrentes do tratamento de certas doenças neoplásicas hematológicas com baixa taxa de proliferação.

28Questão 360844. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca dos cuidados nos períodos pré e pós-operatório de tumores sólidos em pacientes pediátricos, julgue os itens que se seguem.

O volume urinário deve ser monitorado no cuidado pósoperatório de tumores sólidos, atentando a valores superiores ao cálculo da superfície corporal da criança, nas 24 horas subsequentes, devido ao risco de hipervolemia e de choque cardíaco.

29Questão 360907. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca dos cuidados paliativos ao paciente pediátrico oncológico, julgue os itens subsequentes.

O controle da dor e dos problemas psicológicos, sociais e espirituais, visando melhorar a qualidade de vida possível para esse paciente e a sua família, é prioridade nos cuidados paliativos.

30Questão 360928. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os próximos itens, que versam acerca da assistência de enfermagem ao paciente na clínica oncológica cirúrgica.

A fim de evitar o linfedema na paciente que realizou mastectomia com esvaziamento axilar, a enfermagem deve, após verificar a pressão arterial, realizar punção venosa no membro superior homolateral à cirurgia de mama.

31Questão 361093. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

De acordo com Pinczowski, o tratamento da neutropenia febril, que deve ser considerado urgência medica, é rotineiramente realizado em ambiente hospitalar, onde são utilizados serviços de enfermagem especializados e antibióticos de amplo espectro de forma empírica. A partir dessa assertiva, julgue os itens a seguir.

Neutropenia é o fator isolado mais importante para a predisposição a infecção em pessoas com câncer que estejam sob tratamento oncológico.

32Questão 361095. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca das complicações clínicas decorrentes da terapia antineoplásica, julgue os itens a seguir.

Os agentes hormonais inibem a síntese do RNA, diminuem o nível de estrogênio, podendo causar hipercalcemia, icterícia e retenção de sódio.

33Questão 361153. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação à pediatria oncológica e aos cuidados com a criança com dor, julgue os próximos itens.

A escala de faces é ferramenta importante na avaliação da dor em crianças, uma vez que é particularmente adaptada para ajudá-las a descreverem a dor.

34Questão 361255. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca da prevenção e do controle de infecções, julgue os próximos itens.

O padrão universal de prevenção e controle deve ser adotado por todos os profissionais da saúde envolvidos na assistência à criança dependendo do tipo de doença inicialmente diagnosticada.

35Questão 361278. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos tumores primários no cérebro, julgue os seguintes itens.

O tumor sólido rabdomiossarcoma é também classificado como sarcoma de partes moles.

36Questão 361371. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos tumores primários no cérebro, julgue os seguintes itens.

Com a descoberta da quimiossensibilidade dos tumores de Wilms, foi adotada a quimioterapia como forma de tratamento, não sendo mais indicado o tratamento por radioterapia em qualquer situação.

37Questão 361372. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os próximos itens acerca da pressão arterial média (PAM) e pressão intracraniana (PIC).

O líquido cefalorraquidiano (LCR) constitui 10% do volume craniano, é produzido pelos plexos coróide dos ventrículos cerebrais em uma razão de 20 mL/h; sua absorção é igual à sua produção.

38Questão 361556. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando aspectos pré-analíticos de preparo, coleta e transporte de material para análises clínicas, julgue os itens a seguir.

Caso o paciente apresente uma fístula artério-venosa que tenha sido implantada há mais de 10 dias, a fístula deve ser utilizada como local preferencial para coleta de sangue.

39Questão 361654. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Tão logo seja coletado, o sangue deve ser processado para a produção de hemocomponentes seguros para sua utilização, após solicitação médica, segundo normas técnicas devidamente regulamentadas na RDC n.° 153/2004. Julgue os itens subsequentes, acerca de hemocomponentes.

O plasma fresco congelado tem, a partir da data da doação, a validade de 24 meses, se for armazenado à temperatura de 20 ºC negativos.

40Questão 361685. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos tumores primários no cérebro, julgue os seguintes itens.

Os neuroblastomas são também chamados de nefroblastomas, apresentando-se como uma massa abdominal assintomática.

41Questão 361849. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A busca incansável por medidas de prevenção e controle de infecção é uma rotina nas unidades de terapia intensiva (UTI). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A máscara e óculos devem ser usados como barreira de proteção, sendo mandatório o uso de aventais de tecidos ou impermeáveis, para reduzir o risco à exposição de patógenes hematogênicos.

42Questão 362052. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A busca incansável por medidas de prevenção e controle de infecção é uma rotina nas unidades de terapia intensiva (UTI). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

As razões fundamentais para o uso de luvas são proteger os funcionários da transmissão de microrganismos de um paciente para outro e reduzir o risco de transmissão dos microrganismos presentes nas mãos da equipe em procedimentos variados.

43Questão 362124. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

O controle hídrico em pacientes críticos é de suma importância para adequar sua demanda metabólica. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

A correção da hipovolemia visa manter a oferta de oxigênio aos tecidos, sobretudo pelo aumento do débito cardíaco e da pressão arterial.

44Questão 362176. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade no Brasil. Acerca da parada cardiorrespiratória e de recomendações pertinentes, julgue os próximos itens.

Quando houver suspeita de trauma de coluna cervical, deve-se, para abrir a via aérea, manter a cabeça e o pescoço do paciente alinhados. Caso não se consiga abrir a via aérea, deve-se optar pela inclinação de sua cabeça e elevação da mandíbula, pois em situação de parada cardiorrespiratória, a ventilação tem prioridade.

45Questão 362185. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Na macroscopia, as peças cirúrgicas são descritas e acondicionadas para o processamento histológico. Considerando essa etapa do preparo das amostras teciduais, julgue os itens de 85 a 91.

Na desidratação e no clareamento, as substâncias utilizadas são o xilol e o álcool, respectivamente.

46Questão 362485. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos linfomas de Hodgkin e não Hodgkin (LNH), julgue os itens que se seguem.

Os LNH são divididos em três subtipos histológicos e imunológicos, originados de células T, de células B e de células I e G, que, do ponto de vista histológico, na infância na sua grande maioria, são de alto grau de malignidade.

47Questão 362525. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca dos cuidados paliativos ao paciente pediátrico oncológico, julgue os itens subsequentes.

São requesitos básicos para cuidados domiciliares a esse paciente em cuidados paliativos: o desejo do paciente, o suporte familiar, a disponibilidade de equipe de profissionais para suporte domiciliar, a participação de um médico que visite o paciente em casa e a disponibilidade para responder a chamadas 24 horas por dia.

48Questão 362582. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação aos cuidados com o uso de hemocomponentes, julgue os itens seguintes.

Estar atento a sinais de reação hemolítica aguda é um fator importante na administração de hemocomponentes. Febre, calafrios, hipotensão arterial, dor lombar, oligúria, hemoglobinúria e icterícia são sinais dessa reação.

49Questão 362685. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

o encorajamento dos familiares à tomada de decisões pelo paciente.

50Questão 362714. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A busca incansável por medidas de prevenção e controle de infecção é uma rotina nas unidades de terapia intensiva (UTI). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Tratando-se da higiene das mãos, medida preventiva importante na transmissão de infecção, pode-se utilizar água e sabonete líquido antisséptico, devendo-se, em seguida, usar gel alcoólico a 70%.

51Questão 362791. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade no Brasil. Acerca da parada cardiorrespiratória e de recomendações pertinentes, julgue os próximos itens.

Em nenhuma circunstância, o socorrista deve abandonar o paciente em parada cardiorrespiratória para providenciar ajuda ou desfibrilador.

52Questão 362894. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca da humanização e da assistência de enfermagem ao paciente crítico, julgue os itens a seguir.

Um princípio básico da humanização é o de que cada indivíduo é único e tem necessidades e valores específicos, sendo o paciente e sua família fontes de conhecimento das próprias necessidades.

53Questão 362938. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca da assistência de enfermagem nas cirurgias oncológicas e suas complicações, julgue os itens a seguir.

Em cirurgia oncológica, a incisão cirúrgica deve ser ampla e requer cuidados para não se cortar o tecido tumoral. Nesse tipo de cirurgia, após a ressecção tumoral, não é necessária a troca de luvas, de campos operatórios e de instrumental cirúrgico.

54Questão 362998. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

deve-se orientar o paciente a observar rigorosa higiene pessoal e controle adequado da dieta, que poderá incluir a ingesta de alimentos crus, desde que corretamente higienizados.

55Questão 363007. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos tumores primários no cérebro, julgue os seguintes itens.

Os sinais e sintomas dos tumores do sistema nervoso central (SNC) não estão relacionados à localização e ao índice de crescimento tumoral.

56Questão 363101. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando as precauções dos pacientes neutropênicos e os conhecimentos específicos acerca desses pacientes, julgue os itens subsequentes.

O trato alimentar é comumente o foco da infecção devido à ação dos quimioterápicos na flora intestinal do paciente. Nesse caso, precaução no trato dos alimentos, higienização das mãos e suspensão do uso de antibióticos via oral são medidas que devem ser adotadas.

57Questão 363108. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

De acordo com o conceito de humanizar a assistência ao paciente, julgue os itens a seguir.

A heteronomia do paciente, o cuidado do ser humano doente e a promoção de saúde visando apenas à cura da doença são fatores característicos da humanização hospitalar.

58Questão 363147. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando as variadas doenças da tireoide e as características dos espécimes que podem ser recebidos no laboratório de anatomia patológica para investigação das mesmas, julgue os itens que se seguem.

As mesmas doenças da tireoide podem acometer tecido ectópico localizado na base da língua.

59Questão 363160. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considere que um paciente que apresenta quadro de acidose tenha sido submetido a testes laboratoriais, como a gasimetria arterial, com a finalidade de avaliar o seu quadro clínico. Com base nessa, julgue os itens seguintes.

A medida da pressão parcial de oxigênio pode ser feita a partir de técnicas amperométricas.

60Questão 363211. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos testes sorológicos, julgue os itens a seguir.

No Brasil, são obrigatórios os testes sorológicos para as doenças de Chagas, sífilis, hepatites B e C, AIDS e HTLV1-2 e, em regiões endêmicas com transmissão ativa, também para a malária.

61Questão 363294. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Tão logo seja coletado, o sangue deve ser processado para a produção de hemocomponentes seguros para sua utilização, após solicitação médica, segundo normas técnicas devidamente regulamentadas na RDC n.° 153/2004. Julgue os itens subsequentes, acerca de hemocomponentes.

O plasma comum de banco é o plasma cujo congelamento ocorreu entre 10 h e 12 h depois da coleta do sangue total que lhe deu origem.

62Questão 363565. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito do equilíbrio hidroeletrolítico, julgue os seguintes itens.

Em um adulto sadio, a maior parte do volume de líquidos corporais encontra-se no componente intracelular.

63Questão 363638. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca das complicações clínicas decorrentes da terapia antineoplásica, julgue os itens a seguir.

Os antibióticos antitumorais interferem na síntese do DNA e podem causar supressão da medula óssea, anorexia, náuseas e vômitos.

64Questão 363664. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação à pediatria oncológica e aos cuidados com a criança com dor, julgue os próximos itens.

A identificação dos fatores agravantes e avaliadores da dor contribui para a terapêutica da dor nas crianças portadoras de neoplasias malignas.

65Questão 363672. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Na macroscopia, as peças cirúrgicas são descritas e acondicionadas para o processamento histológico. Considerando essa etapa do preparo das amostras teciduais, julgue os itens de 85 a 91.

Na prática diária da microtomia, os cortes do bloco de parafina apresentam 5 mm de espessura.

66Questão 363797. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando os cuidados de enfermagem com pacientes portadores de hematopatias oncológicas, julgue os itens subsequentes.

Os medicamentos inibidores da função plaquetária devem ser evitados nos quadros de plaquetopenia decorrente da mielossupressão, causada pelas hematopatias.

67Questão 363813. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

o estímulo à ingesta alimentar e o monitoramento dos sintomas decorrentes do avanço do tumor.

68Questão 363814. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

No que concerne a aspectos relacionados aos exames hematológicos, julgue os próximos itens.

Hemácias apresentando a região central mais pálida que o normal são compatíveis com uma dosagem de hemoglobina reduzida e, simultaneamente, uma contagem de eritrócitos aumentada.

69Questão 364188. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando as precauções dos pacientes neutropênicos e os conhecimentos específicos acerca desses pacientes, julgue os itens subsequentes.

Os neutrófilos, que são leucócitos granulócitos responsáveis pela fagocitose, duram cerca de 5 dias nos tecidos orgânicos.

70Questão 364220. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos linfomas de Hodgkin e não Hodgkin (LNH), julgue os itens que se seguem.

Diferente de outros linfomas, o linfoma de Hodgkin é de origem unicêntrica pelo fato de que inicia em um único linfonodo.

71Questão 364298. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

De acordo com Pinczowski, o tratamento da neutropenia febril, que deve ser considerado urgência medica, é rotineiramente realizado em ambiente hospitalar, onde são utilizados serviços de enfermagem especializados e antibióticos de amplo espectro de forma empírica. A partir dessa assertiva, julgue os itens a seguir.

Neutropenia febril está sempre associada a infecção.

72Questão 364429. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito da assistência de enfermagem no controle da dor, julgue os itens subsequentes.

As lesões desencadeadas por tumores, também chamadas lesões vegetantes malignas, não apresentam dor.

73Questão 364438. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

De acordo com Pinczowski, o tratamento da neutropenia febril, que deve ser considerado urgência medica, é rotineiramente realizado em ambiente hospitalar, onde são utilizados serviços de enfermagem especializados e antibióticos de amplo espectro de forma empírica. A partir dessa assertiva, julgue os itens a seguir.

A maior complicação da neutropenia febril é o choque séptico, e a detecção precoce dessa condição é essencial para a sobrevida do paciente.

74Questão 364449. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um homem com 40 anos de idade foi recém-diagnosticado com linfoma de Hodgkin e iniciará tratamento com doxorrubicina, bleomicina, vimblastina e dacarbazina (ABVD). A família e o paciente estão muito ansiosos e temem os efeitos colaterais que poderão surgir.

Com referência à situação clínica acima, julgue os itens que se seguem.

Deve-se orientar o paciente e sua família acerca dos efeitos colaterais de cada droga e encaminhá-los para receber demais orientações do enfermeiro.

75Questão 364594. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os próximos itens, relativos ao manuseio de artigos médicohospitalares na central de quimioterapia.

É útil, porém facultativo, dispor de material padronizado e rotinas escritas para atendimento de casos de derramamento de antineoplásicos.

76Questão 364611. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca das mucosites, julgue os itens que se seguem.

A administração de nistatina contribui com o tratamento de infecções nas respostas inflamatórias gastrointestinais.

77Questão 364733. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando aspectos pré-analíticos de preparo, coleta e transporte de material para análises clínicas, julgue os itens a seguir.

O sangue coletado para dosagem de cálcio deve ser armazenado em tubo contendo EDTA como anticoagulante.

78Questão 364750. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca das leucemias e dos linfomas, julgue os itens a seguir.

Anorexia, adenopatia, hipertrofia gengival, hepatomegalia, papiledema, dor óssea e epistaxe constituem características clínicas das leucemias.

79Questão 364799. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade no Brasil. Acerca da parada cardiorrespiratória e de recomendações pertinentes, julgue os próximos itens.

Caso o paciente evolua com fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular, deve-se iniciar o uso de antiarrítmicos, como a amiodarona, que é o medicamento mais eficaz, e, nesse momento, deve-se suspender a epinefrina.

80Questão 364943. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um paciente recebeu tratamento quimioterápico endovenoso com vincristina. Passadas 48 horas do término da infusão, ele retornou ao serviço com queixas de dor, vermelhidão e pequenas vesículas no local da aplicação, porém não queria esperar por avaliação do enfermeiro responsável e pediu orientação de como proceder em casa. Nessa situação, o responsável pelo atendimento deve

informar o paciente com relação aos efeitos adversos em local de aplicação de quimioterápicos, orientá-lo a manter membro dolorido elevado, dispensá-lo e comunicar o fato ao médico.

81Questão 365011. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

No que se refere aos aspectos relacionados aos grupos de biomoléculas abordados em análises clínicas, julgue os itens subsequentes.

A medida da concentração de carboidratos em uma solução, pelo método da glicose-oxidase, depende do potencial redutor do carbono anomérico desses carboidratos.

82Questão 365081. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca das complicações clínicas decorrentes da terapia antineoplásica, julgue os itens a seguir.

A quimioterapia é contraindicada para portadores de doenças malignas em fase terminal, grávidas no 1.º trimestre, portadores de infecção graves e pacientes comatosos.

83Questão 365208. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue os itens seguintes.

A inspeção das mucosas é necessária na avaliação quanto ao risco para hemorragias gastrointestinais em crianças trombocitêmicas.

84Questão 365415. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

No que concerne a aspectos relacionados aos exames hematológicos, julgue os próximos itens.

Ao se analisar uma amostra, a observação de plasma avermelhado, após a centrifugação para medição do hematócrito, sugere a ocorrência de hemólise.

85Questão 365434. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação ao extravasamento de quimioterápicos, que é a infiltração acidental da droga no tecido subcutâneo próximo ao sítio de venopunção, julgue os itens a seguir.

São medidas apropriadas em caso de extravasamento: retirar o acesso venoso atual, realizar compressas frias e comunicar ao enfermeiro imediatamente.

86Questão 365477. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação aos cuidados ao paciente plaquetopênico, julgue os itens a seguir.

Deve-se evitar a venopunção; entretanto, se esta for indispensável, deve-se optar por agulhas de menor gauge.

87Questão 365502. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos testes sorológicos, julgue os itens a seguir.

O marcador sorológico utilizado na triagem sorológica para prevenir a transmissão do vírus da hepatite B (HBV) é o anticorpo específico contra o antígeno de superfície da hepatite B (anti-HBs), pois surge no sangue logo após o episódio de infecção.

88Questão 365563. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca das mucosites, julgue os itens que se seguem.

Os colutórios orais alcoólicos devem ser utilizados nos cuidados de higiene oral durante o período da mucosite, pois agem como antissépticos, prevenindo a infecção e preservando a mucosa.

89Questão 365565. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando aspectos pré-analíticos de preparo, coleta e transporte de material para análises clínicas, julgue os itens a seguir.

A prática de exercícios físicos pouco tempo antes da coleta pode aumentar as concentrações de alanina e de lactato circulantes no organismo do paciente.

90Questão 365604. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca das mucosites, julgue os itens que se seguem.

A avaliação dos exames hematológicos quanto à trombocitopenia é relevante com relação ao uso do fio dental nas crianças portadoras de neoplasias malignas.

91Questão 365660. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca das leucemias e dos linfomas, julgue os itens a seguir.

Medula aplásica e hipocelular são indicativos de reposta positiva ao tratamento de indução das leucemias, importante para o transplante de medula óssea.

92Questão 365759. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito de quimioterapia, julgue os itens que se seguem.

A quimioterapia primária é utilizada com a finalidade de diminuir o tamanho do tumor localizado ou não, antes da remoção cirúrgica ou da radioterapia.

93Questão 365826. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

O cuidado com a integridade da pele e ostomias reflete a qualidade da assistência de enfermagem. Com respeito a esses cuidados, julgue os itens seguintes.

O desenvolvimento de úlcera de pressão está diretamente relacionado com a duração da imobilidade do paciente. Com a pressão contínua, ocorre a trombose dos pequenos vasos e a necrose tecidual, resultando em uma úlcera de pressão.

94Questão 365832. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação aos testes imunológicos, julgue os itens seguintes.

Suponha que, durante um procedimento cirúrgico intrauterino, uma gestante Rh negativo, com 24 semanas de gestação, passou por uma imunização por contato com o sangue fetal, que, após resultado de amostragem, foi confirmado ser Rh positivo. Nesse caso, como o contato aconteceu durante a gestação não há o risco de a gestante desenvolver anticorpo anti-D.

95Questão 365839. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca das leucemias e dos linfomas, julgue os itens a seguir.

As apresentações clínicas do linfoma não Hodgkin (LNH) dependem do subtipo histológico, da extensão da doença e do seu sítio primário.

96Questão 366029. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos tumores primários no cérebro, julgue os seguintes itens.

Os tumores de Wilms geralmente apresentam-se como uma massa abdominal assintomática firme e regular, que preenche toda a loja renal, pode ou não ultrapassar a linha média, hematúria macroscópica ou microscópica.

97Questão 366113. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

No que concerne a aspectos relacionados aos exames hematológicos, julgue os próximos itens.

O azul de metileno é um corante adequado à coloração de reticulócitos para a contagem.

98Questão 366143. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Ao preparar um meio de cultura para bactérias, o técnico de um laboratório utilizou protocolos que demandavam o preparo das seguintes soluções: NaCR 0,9% (massa/volume); glicose 50 mmol/L; etanol 70% (volume/volume), sendo que estavam disponíveis no laboratório NaCR e glicose em pó, e etanol 95% (volume/volume). Também havia informações disponíveis sobre a massa molecular dos compostos: NaCR = 58,44 g/mol; glicose = 180,16 g/mol; etanol = 46,07 g/mol.

Em relação aos procedimentos corretos para o preparo das soluções descritas no texto acima, julgue os próximos itens.

Caso seja necessário o uso de esterilização dos materiais por calor seco, em estufa, esse procedimento deve excluir os materiais plásticos contendo soluções.

99Questão 366282. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito da assistência de enfermagem no controle da dor, julgue os itens subsequentes.

A dor neuropática pode ser resultante, entre outras causas, de procedimentos cirúrgicos e quimioterapia.

100Questão 366355. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca das leucemias e dos linfomas, julgue os itens a seguir.

Os achados clínicos da leucemia linfocítica aguda (LLA) são bastante variáveis e, embora a tríade febre, palidez e apatia sejam frequentes, a sintomatologia geralmente está associada aos órgãos envolvidos.

101Questão 366446. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação ao atendimento ao candidato para doação sanguínea, julgue os itens a seguir.

Determinado homem, de 22 anos de idade, com quadro clínico de dengue ha 21 dias, porém há 10 dias assintomático, pode realizar a doação sem restrições.

102Questão 366608. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando as precauções dos pacientes neutropênicos e os conhecimentos específicos acerca desses pacientes, julgue os itens subsequentes.

A neutropenia febril é uma complicação relativamente frequente dos quimioterápicos; 50% dos pacientes que se submetem a quimioterapia apresentam algum tipo de infecção.

103Questão 366671. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando o uso de hemocomponentes na assistência ao paciente em estado crítico, julgue os itens a seguir.

Toda e qualquer intercorrência que ocorra durante e após a transfusão sanguínea é considerada reação transfusional.

104Questão 366707. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Uma senhora com de 65 anos de idade está no segundo dia de internação para tratamento quimioterápico em infusão contínua com doxorrubicina. O único acesso venoso foi puncionado com jelco 22, fixado com esparadrapo, no primeiro dia de internação, no antebraço direito, e está com bom fluxo e refluxo venoso. O tratamento quimioterápico será iniciado no segundo dia de internação.

Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens a seguir.

É necessária a troca do acesso venoso por outro de acesso central, uma vez que drogas vesicantes/irritantes em infusão de uso prolongado não devem ser administradas por acesso periférico.

105Questão 366753. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca das mucosites, julgue os itens que se seguem.

Agentes anti-inflamatórios e anestésicos devem ser utilizados conforme a prescrição médica por promoverem a cura e minimizar o conforto, ajudando no processo alimentar das crianças.

106Questão 366903. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

No atendimento a um paciente com quadro de sonolência excessiva, hipotensão grave, sudorese e taquipneia, sem sinais visíveis de sangramento, deve-se

assegurar acesso venoso calibroso e manter vigilância constante, além de fazer controle hemodinâmico frequente e manter o paciente aquecido.

107Questão 366911. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Considerando a RDC n.° 153/2004, que determina o regulamento técnico para os procedimentos hemoterápicos, julgue os itens a seguir.

A transferância de componente de uma bolsa-satélite para outra deve ser feita em circuito fechado.

108Questão 367086. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos linfomas de Hodgkin e não Hodgkin (LNH), julgue os itens que se seguem.

Na criança, a variante imunofenotípica B do LNH evolui rapidamente para óbito, mesmo estando ela submetida ao tratamento, o que é característica do linfoma de Burkitt.

109Questão 367089. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

o paciente deve ser orientado não manter contato com indivíduos que receberam vacinas com vírus vivo atenuado há poucos dias.

110Questão 367101. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação à pediatria oncológica e aos cuidados com a criança com dor, julgue os próximos itens.

As expressões não verbais e comportamentais da dor não são indicadores consistentes da qualidade e intensidade da dor e não devem ser utilizadas para determinar a presença de dor nem o grau de dor experimentado.

111Questão 367537. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Na prestação de suporte clínico ao paciente portador de carcinomatose meníngea que seja internado para receber tratamento quimioterápico, deve-se

deixar o paciente confortável e recomendar-lhe repouso por pelo menos duas horas após o procedimento, verificar o curativo da punção e notificar eventuais sangramentos ou perda liquórica.

112Questão 367543. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Com relação à neutropenia e à plaquetopenia, julgue os itens seguintes.

A administração de vacina de vírus vivos e atenuados pode ser feita em pacientes neutropênicos, visando à prevenção da gripe e pneumonia pneumocócica, por exemplo.

113Questão 367597. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito dos testes sorológicos, julgue os itens a seguir.

Na França, o teste sorológico para o vírus linfotrófico das células T humanas (HTLV/II) é obrigatório desde 1991; entretanto, no Brasil, tornou-se obrigatório apenas a partir de 2003, com a Portaria n.º 1.376, editada pelo Ministério da Saúde.

114Questão 368531. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Necropsias hospitalares podem ser realizadas nos cadáveres de pacientes internados, como forma de aprimorar a prática médica com o melhor conhecimento e documentação das enfermidades e dos tratamentos empregados. Julgue os seguintes itens, considerando alguns aspectos patológicos relacionados ao procedimento.

O coração hipertrófico pesará mais que 350 g em paciente com peso corporal de 70 kg.

115Questão 368708. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Julgue os próximos itens, relativos às complicações médicas mais comuns em oncologia.

Os sinais e sintomas que devem ser observados em pacientes com suspeita de síndrome de lise tumoral incluem distensão abdominal, alteração no estado mental e fraqueza.

116Questão 368722. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

A respeito de quimioterapia, julgue os itens que se seguem.

O termo redução parcial emprega-se quando o tumor responde ao tratamento antineoplásico, com a redução da massa tumoral em 50 %, e constitui um meio de avaliação da resposta a terapêutica.

117Questão 368846. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Acerca da prevenção e do controle de infecções, julgue os próximos itens.

A remoção de flores frescas e vasos com plantas constitui um cuidado com as crianças imunodeprimidas, pois diminui o risco de infecções.

118Questão 369046. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Na membrana celular do eritrócito, existem estruturas herdadas geneticamente que podem ser estranhas em organismos que não a possuam, podendo induzir a produção de resposta imune específica, sendo consideradas antígenos eritrocitários. Com o avanço da hemoterapia, esses antígenos foram agrupados de acordo com algumas características, como sua origem genética, em sistemas de grupos sanguíneos. O sistema ABO é o mais importante na prática transfusional, porém existem outros sistemas de grupos sanguíneos que também devem ser estudados e levados em consideração para se evitar reações transfusionais graves. A respeito dos sistemas de grupos sanguíneos, julgue os itens subsequentes.

Os antígenos A e B do sistema ABO são proteínas produzidas diretamente pelos genes ABO.

119Questão 369058. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Em relação aos cuidados com o uso de hemocomponentes, julgue os itens seguintes.

O uso dos fatores de crescimento contribui para a recuperação mais rápida da mielossupressão e proporciona doses maiores de quimioterapia.

120Questão 369289. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Na macroscopia, as peças cirúrgicas são descritas e acondicionadas para o processamento histológico. Considerando essa etapa do preparo das amostras teciduais, julgue os itens de 85 a 91.

Antes da montagem das lâminas, os cortes do bloco de parafina devem ser colocados em vasilha com água quente a 100 ºC e distendidos.

121Questão 369413. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Denomina-se nadir o período pós-quimioterapia em que o número de leucócitos é o mais baixo, o qual se verifica entre 7 e 14 dias pós-quimioterapia. Pacientes neutropênicos tendem a ter infecções mais severas e frequentes, principalmente se o nadir persistir por mais de 10 dias. Nesse período,

o paciente deve ser mantido em isolamento reverso.

122Questão 369595. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

cuidados com escara de decúbito, mediante registro diário da evolução da ferida, e identificação de cuidador para o qual seja repassada técnica de curativo.

123Questão 369602. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE, Ensino Médio, 2010

Ao preparar um meio de cultura para bactérias, o técnico de um laboratório utilizou protocolos que demandavam o preparo das seguintes soluções: NaCR 0,9% (massa/volume); glicose 50 mmol/L; etanol 70% (volume/volume), sendo que estavam disponíveis no laboratório NaCR e glicose em pó, e etanol 95% (volume/volume). Também havia informações disponíveis sobre a massa molecular dos compostos: NaCR = 58,44 g/mol; glicose = 180,16 g/mol; etanol = 46,07 g/mol.

Em relação aos procedimentos corretos para o preparo das soluções descritas no texto acima, julgue os próximos itens.

Se alguma das soluções demandar água livre de íons, com uma resistência específica de 10 Mohm/cm, deve-se utilizar água destilada.