Simulado: Pedagogo - Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - EBSERH

21 questões | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 21 questões do simulado abaixo (Pedagogo - Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - EBSERH). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

42 resolveram
40% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
6 bom
35 regular
1 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

2 Questão 319594 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A orientação humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo.

3 Questão 320146 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Valores, morais ou éticos, são inatos, imutáveis e definitivos.

6 Questão 322560 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. Para Max Weber, existem três tipos fundamentais de educação: o carismático, o tradicional e o racional-burocrático, cada um com finalidades diferentes, sendo o tradicional o tipo mais comum nas sociedades capitalistas.

9 Questão 324218 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. A obra de Karl Marx traz elementos importantes para pensar a educação em uma visão transformadora do contexto social capitalista. Para o autor, os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: educação mental, educação física e educação tecnológica.

10 Questão 324361 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. Para Antonio Gramsci, a educação se constitui em um instrumento fundamental de luta para estabelecer uma nova relação hegemônica e uma nova cultura política na sociedade.

12 Questão 325712 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Uma prática educativa que priorize valores como autonomia e discernimento integra uma educação para a responsabilidade.

13 Questão 326094 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. Para a teoria behaviorista, os eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo não devem ser levados em consideração, uma vez que não auxiliam o professor a resolver os múltiplos problemas de sala de aula.

14 Questão 327031 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A abordagem behaviorista clássica enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, a partir dos comportamentos manifestos e mensuráveis.

16 Questão 327945 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A concepção cognitivista enfatiza os processos internos por meio dos quais o mundo exterior é representado dentro do organismo humano.

17 Questão 328364 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. A inteligência emocional compreende a capacidade de autodomínio do ser humano.

20 Questão 328632 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. A educação é, para Émile Durkheim, a ação exercida pelas gerações adultas sobre as mais jovens e deve promover uma socialização metódica, preparando o indivíduo para a vida social.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!