Simulado: Pedagogo - Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - EBSERH

21 questões Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior

Responda as 21 questões do simulado abaixo (Pedagogo - Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - EBSERH). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

37 resolveram
40% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
5 bom
31 regular
1 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 319360. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.

2Questão 319594. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A orientação humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo.

3Questão 320146. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Valores, morais ou éticos, são inatos, imutáveis e definitivos.

4Questão 320908. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. O objetivo da educação, na perspectiva vygotskyana, é o desenvolvimento de uma consciência construída culturalmente.

5Questão 322164. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Segundo Piaget, a aprendizagem independe do estágio de desenvolvimento mental da criança.

6Questão 322560. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. Para Max Weber, existem três tipos fundamentais de educação: o carismático, o tradicional e o racional-burocrático, cada um com finalidades diferentes, sendo o tradicional o tipo mais comum nas sociedades capitalistas.

7Questão 322750. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Na perspectiva de Piaget, é papel do educador provocar situações-problema que promovam novas assimilações pelos aprendizes.

8Questão 323309. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. São estágios de desenvolvimento cognitivo postulados por Vygotsky: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal.

9Questão 324218. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. A obra de Karl Marx traz elementos importantes para pensar a educação em uma visão transformadora do contexto social capitalista. Para o autor, os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: educação mental, educação física e educação tecnológica.

10Questão 324361. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. Para Antonio Gramsci, a educação se constitui em um instrumento fundamental de luta para estabelecer uma nova relação hegemônica e uma nova cultura política na sociedade.

11Questão 325016. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações.

12Questão 325712. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Uma prática educativa que priorize valores como autonomia e discernimento integra uma educação para a responsabilidade.

13Questão 326094. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. Para a teoria behaviorista, os eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo não devem ser levados em consideração, uma vez que não auxiliam o professor a resolver os múltiplos problemas de sala de aula.

14Questão 327031. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A abordagem behaviorista clássica enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, a partir dos comportamentos manifestos e mensuráveis.

15Questão 327139. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Para Piaget, a aprendizagem é um processo de acomodação, no qual a mente se mantém estática.

16Questão 327945. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A concepção cognitivista enfatiza os processos internos por meio dos quais o mundo exterior é representado dentro do organismo humano.

17Questão 328364. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. A inteligência emocional compreende a capacidade de autodomínio do ser humano.

18Questão 328458. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes à teoria cognitivista de Jean Piaget. Piaget foi quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal.

19Questão 328473. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Para Vygotsky, o aprendizado orientado para níveis de desenvolvimento que já tenham sido atingidos é ineficaz do ponto de vista do desenvolvimento global da criança.

20Questão 328632. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue os itens a seguir. A educação é, para Émile Durkheim, a ação exercida pelas gerações adultas sobre as mais jovens e deve promover uma socialização metódica, preparando o indivíduo para a vida social.

21Questão 328811. Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes. Objetivos instrucionais, sequenciamento de passos e reforço de aprendizagem são etapas básicas da teoria de aprendizagem vygotskyana.