Simulado: Pesquisador em Propriedade Industrial - Biologia - Genética - INPI

47 questões Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior

Responda as 47 questões do simulado abaixo (Pesquisador em Propriedade Industrial - Biologia - Genética - INPI). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

0 resolveram
0% acertos
n/d
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 382568. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca da anotação de sequências genômicas em bancos de dados, julgue os itens que se seguem. A principal desvantagem do CHADO é a modulação por localização. Diferentemente dos esquemas de bancos de dados GFF e BioSQL, o CHADO é o único esquema que cria um subgrupo ou rank.

2Questão 382701. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A importância de se sequenciar genomas e transcritomas reside na informação que advém dessas sequências. Os bancos de dados de sequências organizam e catalogam as sequências de maneira lógica. A respeito desses bancos de dados, julgue os itens subsequentes. O banco de dados CAZY armazena todas as proteínas e suas sequências degradadas por enzimas de restrição.

3Questão 382912. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do de outras espécies, julgue os itens seguintes. Os elementos repetitivos de um genoma auxiliam em sua montagem, uma vez que há mais sobreposições nas sequências consenso.

4Questão 382922. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Tendo em vista que a busca pela identificação de genes e o estudo das funções da Arabidopsis thaliana — que, no ano 2000, foi a primeira planta a ter seu genoma sequenciado — muito têm contribuído para a pesquisa na área de biologia vegetal, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla ORFs, sempre que empregada, se refere a open read frames. Na anotação de genomas, a busca de domínios conservados é importante para o entendimento de suas funções e estudos evolucionários, sendo o programa Blast a ferramenta mais utilizada nesse processo.

5Questão 383119. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

O prêmio Nobel de Química de 2013 foi concedido a cientistas pioneiros da bioinformática estrutural, que desenvolveram modelos computacionais para a simulação de dinâmica de proteínas. Acerca da bioinformática estrutural, julgue os itens que se seguem. Com os avanços da simulação computacional, foi solucionado o problema da predição da estrutura tridimensional de proteínas a partir de sua estrutura primária, eliminando-se a lacuna, criada pela genômica, de milhões de sequências disponíveis em bancos de dados sem informação estrutural.

6Questão 383148. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Na década de 70 do século passado, o cientista Carl Woese revolucionou o meio científico ao utilizar a sequência do RNA ribossômico (rRNA) para classificar os organismos. Com esse uso pioneiro da filogenia molecular, surgiu a classificação dos organismos em três domínios: eucariotos, bactérias e arquea. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens, referentes ao papel da bioinformática no estudo da evolução de genes e de organismos. O uso de sequências moleculares para estudos evolutivos requer como entrada um alinhamento múltiplo de sequências gerado por programas como Clustalw e Muscle.

7Questão 383279. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca do sequenciamento de genomas, julgue os itens seguintes. O termo genoma é usado para designar o conjunto de proteínas de uma célula ou organismo.

8Questão 383396. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os próximos itens, relativos ao sequenciamento de fragmentos de cDNA (transcritos). Alternativamente ao Blast, o programa Fasta pode ser utilizado para a busca de sequências proteicas em bancos de dados, visto que este proporciona maior precisão no resultado da busca.

9Questão 383426. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do de outras espécies, julgue os itens seguintes. O genoma é definido como uma completa amostragem dos genes expressos sob uma condição particular.

10Questão 383431. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Frederick Sanger, um dos cientistas mais importantes do século XX, foi agraciado com o prêmio Nobel de Química devido a sua contribuição para o desenvolvimento de um método de sequenciamento de DNA, batizado com seu nome, que possibilitou a revolução genômica da Biologia na última década daquele século.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca das ciências genômicas.

Uma consequência da utilização dos microarranjos de DNA, a primeira forma experimental de medir níveis de expressão gênica de milhares de genes em paralelo, foi a disseminação, na bioinformática, da linguagem de programação R, que facilita a complexa análise dos dados gerados por essa metodologia.

11Questão 383681. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca do sequenciamento de genomas, julgue os itens seguintes. Faz parte da proteômica, subárea da genômica, a identificação do grupo de proteínas de uma célula ou organismo sob um conjunto de condições. Essa subárea, porém, não envolve os estudos de modificações pós-traducionais daquelas proteínas.

12Questão 383702. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca da anotação de sequências genômicas em bancos de dados, julgue os itens que se seguem. O banco de dados do GenBank, denominado OMIM, armazena os nucleotídeos (DNA e RNA) que estejam patenteados.

13Questão 383769. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

O prêmio Nobel de Química de 2013 foi concedido a cientistas pioneiros da bioinformática estrutural, que desenvolveram modelos computacionais para a simulação de dinâmica de proteínas. Acerca da bioinformática estrutural, julgue os itens que se seguem. Na dinâmica molecular, aproximações baseadas em modelos da física clássica são utilizadas para simular o movimento coordenado dos átomos e, com isso, capturar as flutuações conformacionais de moléculas, incluindo proteínas e ácidos nucleicos.

14Questão 383898. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Frederick Sanger, um dos cientistas mais importantes do século XX, foi agraciado com o prêmio Nobel de Química devido a sua contribuição para o desenvolvimento de um método de sequenciamento de DNA, batizado com seu nome, que possibilitou a revolução genômica da Biologia na última década daquele século.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca das ciências genômicas.

As mobilizações de elementos transponíveis, que constituem aproximadamente metade do genoma humano, ocorrem tanto em células somáticas quanto em células germinativas, mas somente estas últimas podem ser herdadas, podendo ou não ter efeito fenotípico.

15Questão 383976. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

O prêmio Nobel de Química de 2013 foi concedido a cientistas pioneiros da bioinformática estrutural, que desenvolveram modelos computacionais para a simulação de dinâmica de proteínas. Acerca da bioinformática estrutural, julgue os itens que se seguem. Bancos de dados como Pfam, SMART e CDD são importantes para auxiliar na anotação funcional de proteínas, uma vez que catalogam milhares de domínios proteicos, os quais são segmentos discretos e conservados que adotam uma estrutura tridimensional particular no contexto da proteína.

16Questão 383990. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Frederick Sanger, um dos cientistas mais importantes do século XX, foi agraciado com o prêmio Nobel de Química devido a sua contribuição para o desenvolvimento de um método de sequenciamento de DNA, batizado com seu nome, que possibilitou a revolução genômica da Biologia na última década daquele século.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca das ciências genômicas.

Atualmente, as sequências das regiões centroméricas e teloméricas dos cromossomos humanos não são completamente conhecidas, uma vez que a alta incidência de regiões repetitivas, que caracteriza o genoma humano, dificulta a montagem nesses segmentos.

17Questão 384149. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A partir da metade da primeira década do século XXI, com o advento de novas tecnologias de sequenciamento de DNA (tecnologias NGS), ocorreu uma revolução nas ciências genômicas. A capacidade de geração de sequências foi incrementada, com a consequente queda nos custos. No que se refere a essas tecnologias, julgue os itens de 77 a 82. O mapeamento genômico de sequências curtas oriundas de tecnologias NGS contra um genoma de referência utiliza algoritmos derivados do programa Blast, que faz uma busca eficiente por similaridade entre um grande número de sequências.

18Questão 384262. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com o advento do sequenciamento de ácidos nucleicos em larga escala, tornou-se possível realizar a comparação de organismos em termos de suas sequências de DNA e das proteínas codificadas por essas sequências. No que diz respeito ao alinhamento de sequências, julgue os itens a seguir. Um alinhamento múltiplo auxilia no estabelecimento de uma relação evolutiva entre organismos e permite identificar sequências conservadas.

19Questão 384264. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Frederick Sanger, um dos cientistas mais importantes do século XX, foi agraciado com o prêmio Nobel de Química devido a sua contribuição para o desenvolvimento de um método de sequenciamento de DNA, batizado com seu nome, que possibilitou a revolução genômica da Biologia na última década daquele século.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca das ciências genômicas.

A bioinformática foi determinante para o sucesso da genômica: as ferramentas computacionais possibilitaram montar as sequências dos genomas. Atualmente, algoritmos avançados permitem prever a localização exata dos genes, bem como estabelecer sua função celular.

20Questão 384375. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A partir da metade da primeira década do século XXI, com o advento de novas tecnologias de sequenciamento de DNA (tecnologias NGS), ocorreu uma revolução nas ciências genômicas. A capacidade de geração de sequências foi incrementada, com a consequente queda nos custos. No que se refere a essas tecnologias, julgue os itens de 77 a 82. Embora tenha custo elevado, o sequenciamento de um genoma pelo método Sanger gera uma montagem do genoma com maior tamanho médio de regiões contíguas de sequência (contigs) comparado com tecnologias NGS, dada a mesma cobertura média de bases.

21Questão 384386. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Frederick Sanger, um dos cientistas mais importantes do século XX, foi agraciado com o prêmio Nobel de Química devido a sua contribuição para o desenvolvimento de um método de sequenciamento de DNA, batizado com seu nome, que possibilitou a revolução genômica da Biologia na última década daquele século.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca das ciências genômicas.

A tecnologia Sanger para o sequenciamento de DNA baseia-se essencialmente nas distinções químicas entre as bases nitrogenadas de um nucleotídeo para decifrar a sequência do DNA.

22Questão 384439. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do de outras espécies, julgue os itens seguintes. Para acessar e utilizar os dados da nova montagem (assembly) do genoma humano (GRCh38), que foi liberado recentemente, o interessado deve pagar uma licença ao GRC.

23Questão 384478. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Na década de 70 do século passado, o cientista Carl Woese revolucionou o meio científico ao utilizar a sequência do RNA ribossômico (rRNA) para classificar os organismos. Com esse uso pioneiro da filogenia molecular, surgiu a classificação dos organismos em três domínios: eucariotos, bactérias e arquea. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens, referentes ao papel da bioinformática no estudo da evolução de genes e de organismos. A construção de árvores filogenéticas, que se baseia em sequências moleculares de proteínas ou de nucleotídeos, utiliza metodologias como máxima verossimilhança, máxima parcimônia e inferência bayesiana para fornecer representações exatas da taxonomia de um grupo de organismos.

24Questão 384523. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca da anotação de sequências genômicas em bancos de dados, julgue os itens que se seguem. O banco de dados GEO (gene expression omnibus) é o repositório público de dados de genômica relacionados ao sequenciamento de alto desempenho, genotipagem e arranjos de genes com expressão validada por curadoria.

25Questão 384555. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Na década de 70 do século passado, o cientista Carl Woese revolucionou o meio científico ao utilizar a sequência do RNA ribossômico (rRNA) para classificar os organismos. Com esse uso pioneiro da filogenia molecular, surgiu a classificação dos organismos em três domínios: eucariotos, bactérias e arquea. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens, referentes ao papel da bioinformática no estudo da evolução de genes e de organismos. A metagenômica estuda as comunidades microbianas nos seus ambientes naturais. Técnicas de NGS são utilizadas para sequenciar regiões do gene de rRNA 16S. Computacionalmente, mesmo sequências que apresentem diferenças de até 3% das bases podem ser consideradas provenientes da mesma espécie.

26Questão 384826. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca do sequenciamento de genomas, julgue os itens seguintes. A transcritômica visa sequenciar e analisar as sequências nucleotídicas a fim de identificar genes e outras sequências importantes, como as regiões reguladoras de genes.

27Questão 385078. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com o advento do sequenciamento de ácidos nucleicos em larga escala, tornou-se possível realizar a comparação de organismos em termos de suas sequências de DNA e das proteínas codificadas por essas sequências. No que diz respeito ao alinhamento de sequências, julgue os itens a seguir. Os alinhamentos de genomas completos podem revelar deleções completas de blocos gênicos ou duplicações gênicas, as quais são importantes mecanismos de evolução.

28Questão 385220. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Tendo em vista que a bioinformática possui estreita relação com o sistema operacional Linux, softwares livres e dependência de hardwares específicos para viabilizar as análises, julgue os itens de 91 a 95, relativos ao desenvolvimento de software na bioinformática. O Linux, sistema operacional da família Unix, é amplamente utilizado na bioinformática por ser livre e possuir uma distribuição oficial centralizada.

29Questão 385322. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que se refere à linha de pesquisa denominada genômica comparativa, que possibilita entender a estrutura e a função dos genes envolvidos entre as diferentes espécies, bem como realizar estudos da evolução de genes e organismos, julgue os itens subsequentes. Dois genes são denominados parálogos quando exercem a mesma função biológica em espécies diferentes.

30Questão 385506. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os próximos itens, relativos a algoritmos e bancos de dados aplicados à bioinformática. GEnpept é um banco de dados de traduções automáticas das regiões repetitivas das sequências de nucleotídeos do GenBank.

31Questão 385585. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A partir da metade da primeira década do século XXI, com o advento de novas tecnologias de sequenciamento de DNA (tecnologias NGS), ocorreu uma revolução nas ciências genômicas. A capacidade de geração de sequências foi incrementada, com a consequente queda nos custos. No que se refere a essas tecnologias, julgue os itens de 77 a 82. Na etapa de pré-processamento de dados obtidos a partir de tecnologias NGS, recomenda-se remover os segmentos de vetores de clonagem e adaptadores, as sequências de baixa qualidade e as duplicatas de PCR (polymerase chain reaction).

32Questão 385607. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Frederick Sanger, um dos cientistas mais importantes do século XX, foi agraciado com o prêmio Nobel de Química devido a sua contribuição para o desenvolvimento de um método de sequenciamento de DNA, batizado com seu nome, que possibilitou a revolução genômica da Biologia na última década daquele século.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca das ciências genômicas.

A predição computacional de genes de microRNAs envolve a busca no genoma de segmentos de dezenas de nucleotídeos capazes de formar uma estrutura terciária característica, na forma de grampo, que serve como precursor para a molécula madura.

33Questão 385738. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que se refere à linha de pesquisa denominada genômica comparativa, que possibilita entender a estrutura e a função dos genes envolvidos entre as diferentes espécies, bem como realizar estudos da evolução de genes e organismos, julgue os itens subsequentes. A região da sequência de proteínas de diferentes espécies em que for encontrado um grupo de aminoácidos perfeitamente alinhados pode pertencer a um sítio ativo conservado.

34Questão 385816. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A partir da metade da primeira década do século XXI, com o advento de novas tecnologias de sequenciamento de DNA (tecnologias NGS), ocorreu uma revolução nas ciências genômicas. A capacidade de geração de sequências foi incrementada, com a consequente queda nos custos. No que se refere a essas tecnologias, julgue os itens de 77 a 82. O RNA-Seq, técnica baseada em tecnologias NGS para a análise da expressão gênica, apresenta como vantagem a possibilidade de resolução de múltiplas isoformas dos transcritos e como desvantagem a necessidade de um genoma de referência conhecido, o que limita a sua aplicação.

35Questão 385901. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca do sequenciamento de genomas, julgue os itens seguintes. Os fragmentos de DNA podem ser sequenciados por espectrometria de massa, que apresenta como vantagem a capacidade de distinguir resíduos específicos de citidina e timidina, além de resolver misturas isotópicas.

36Questão 386034. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do de outras espécies, julgue os itens seguintes. O algoritmo do programa Blast produz a solução de um problema de grande processamento em um tempo razoável e com resultado aceitável, o que o torna mais rápido e mais indicado para alinhamento de grandes genomas.

37Questão 386169. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

O prêmio Nobel de Química de 2013 foi concedido a cientistas pioneiros da bioinformática estrutural, que desenvolveram modelos computacionais para a simulação de dinâmica de proteínas. Acerca da bioinformática estrutural, julgue os itens que se seguem. Programas de predição de estrutura que utilizam a modelagem por homologia, dependem de proteínas que possuam estrutura conhecida e identidade de sequência com a proteína predita.

38Questão 386323. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Tendo em vista que a bioinformática possui estreita relação com o sistema operacional Linux, softwares livres e dependência de hardwares específicos para viabilizar as análises, julgue os itens de 91 a 95, relativos ao desenvolvimento de software na bioinformática. Muitos servidores empregam o arranjo redundante de discos independentes (RAID), uma solução de virtualização de armazenamento que fornece ganhos de desempenho e de redundância. Nesse sentido, RAID 0 corresponde ao nível que oferece maior redundância e maior desempenho.

39Questão 386404. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

A partir da metade da primeira década do século XXI, com o advento de novas tecnologias de sequenciamento de DNA (tecnologias NGS), ocorreu uma revolução nas ciências genômicas. A capacidade de geração de sequências foi incrementada, com a consequente queda nos custos. No que se refere a essas tecnologias, julgue os itens de 77 a 82. O formato FASTQ é o padrão de saída de dados dos novos sequenciadores automáticos, o qual fornece, além da sequência de cada fragmento, a probabilidade de erro na nomeação de cada base.

40Questão 386424. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

No que se refere à linha de pesquisa denominada genômica comparativa, que possibilita entender a estrutura e a função dos genes envolvidos entre as diferentes espécies, bem como realizar estudos da evolução de genes e organismos, julgue os itens subsequentes. Ao se comparar o genoma humano com o de um rato, observou-se a existência de grandes regiões de DNA em que os genes estão na mesma ordem, as quais são definidas como regiões sintênicas.

41Questão 386496. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os próximos itens, relativos ao sequenciamento de fragmentos de cDNA (transcritos). Duas sequências proteicas com tamanho superior a 100 aminoácidos e que possuam 47% de identidade são consideradas homólogas.

42Questão 386670. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Tendo em vista que a bioinformática possui estreita relação com o sistema operacional Linux, softwares livres e dependência de hardwares específicos para viabilizar as análises, julgue os itens de 91 a 95, relativos ao desenvolvimento de software na bioinformática. O modelo de computação em nuvem representa uma alternativa para redução de custos de implantação e manutenção de um laboratório de bioinformática, pois provê uma infraestrutura remota de virtualização de software e de hardware que permite o armazenamento e a análise de dados, baseado no sistema operacional Hadoop e no modelo de programação MapReduce.

43Questão 386685. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os próximos itens, relativos ao sequenciamento de fragmentos de cDNA (transcritos). Se uma sequência proteica com 159 aminoácidos tiver 72% de homologia com outra sequência encontrada no banco de dados de proteínas, ela será caracterizada como conservada.

44Questão 386940. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Julgue os próximos itens, relativos ao sequenciamento de fragmentos de cDNA (transcritos). Para comprovar a existência de proteínas de interesse em sequências consenso, chamadas de contigs, recomenda-se utilizar o programa Blastp e um banco de dados de sequências de proteínas.

45Questão 387156. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca do sequenciamento de genomas, julgue os itens seguintes. O método de Sanger utiliza a DNA polimerase para degradar uma fita de DNA, de modo a liberar nucleotídeos radiativos detectados pelo sensor.

46Questão 387241. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Com o advento do sequenciamento de ácidos nucleicos em larga escala, tornou-se possível realizar a comparação de organismos em termos de suas sequências de DNA e das proteínas codificadas por essas sequências. No que diz respeito ao alinhamento de sequências, julgue os itens a seguir. O alinhamento local permite que se preveja o melhor alinhamento possível, bem como o mais rápido, uma vez que ele busca somente alinhamentos entre regiões de alta diversidade entre as sequências.

47Questão 387259. Biologia, Genética, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE, Ensino Superior, 2014

Acerca da anotação de sequências genômicas em bancos de dados, julgue os itens que se seguem. O RefSeq representa a subdivisão do GenBank que contém sequências de processamento alternativo de forma redundante em determinado genoma.