Simulado: Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

35 questões | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio | Comentar (0)

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1 Questão 349557 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

A UNESCO, por meio do Ramp/PGI, abordou o importante tema da gestão de documentos, a partir de um trabalho de James Rhoads, intitulado "A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação". Segundo esse autor, um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, deveria envolver as seguintes fases: produção; utilização e conservação; destinação. A fase de produção é formada pelos seguintes elementos:

2 Questão 349639 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Em relação aos arquivos intermediários, assinale a opção incorreta.

3 Questão 349693 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Julgue os itens abaixo, relativos aos arquivos no âmbito da gestão da informação.

I Os arquivos não podem, por suas características específicas, ser tratados como recurso informacional primário da organização.

II O acesso rápido e eficiente é incompatível com a manutenção da qualidade da informação.

III O arquivo é uma fonte privilegiada, pois registra, prova, testemunha e fala sobre as funções e atividades desenvolvidas pela organização.

IV O arquivo é um recurso estratégico, pois é uma fonte de informação para a tomada de decisão, para a garantia de direitos e deveres e para a produção de novas informações.

Estão certos apenas os itens

4 Questão 349698 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

A avaliação é um processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Assinale a opção correta em relação à avaliação de documentos.

5 Questão 349727 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Acerca dos elementos a serem observados na escolha do método de codificação de um instrumento de classificação, assinale a opção incorreta.

6 Questão 349797 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Em relação aos arquivos correntes, é correto afirmar que

7 Questão 349824 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Em um diagnóstico da situação arquivística, é fundamental quantificar o acervo documental. As informações quantitativas servirão para prever tempo, equipe e material. Acerca da quantificação de documentos de arquivo, assinale a opção correta.

8 Questão 349849 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

É difícil elaborar instrumentos de classificação sem o concurso de alguns princípios arquivísticos reconhecidos nacional e internacionalmente, os quais incluem os princípios

9 Questão 349915 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

O processo de organização de documentos é um importante momento do trabalho arquivístico. São conceitos envolvidos nesse processo

10 Questão 349917 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Há uma relação muito importante entre as três idades documentais e os valores primários e secundários que os documentos têm ou podem ter. Acerca dessa relação, assinale a opção incorreta.

11 Questão 349940 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

O protocolo desempenha uma série de atividades. Entre elas, destaca-se a de registro, que pode ser definida como

12 Questão 350081 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

O processo de organização de documentos é um importante momento do trabalho arquivístico. São conceitos envolvidos nesse processo

13 Questão 350094 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Em relação aos arquivos correntes, é correto afirmar que

14 Questão 350147 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

O diagnóstico da situação arquivística é um instrumento fundamental para se conhecer a amplitude dos problemas e construir soluções adequadas. Assinale a opção incorreta sobre o diagnóstico.

15 Questão 350278 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

A avaliação é um processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Assinale a opção correta em relação à avaliação de documentos.

16 Questão 350295 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Julgue os itens abaixo, relativos aos arquivos no âmbito da gestão da informação.

I Os arquivos não podem, por suas características específicas, ser tratados como recurso informacional primário da organização.

II O acesso rápido e eficiente é incompatível com a manutenção da qualidade da informação.

III O arquivo é uma fonte privilegiada, pois registra, prova, testemunha e fala sobre as funções e atividades desenvolvidas pela organização.

IV O arquivo é um recurso estratégico, pois é uma fonte de informação para a tomada de decisão, para a garantia de direitos e deveres e para a produção de novas informações.

Estão certos apenas os itens

17 Questão 350351 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Em relação aos arquivos intermediários, assinale a opção incorreta.

18 Questão 350377 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

A organização dos arquivos intermediários consiste no estabelecimento de normas precisas que regem a transferência, do setor de trabalho para os locais previstos para esse fim, a organização, a recuperação e a conservação dos documentos intermediários que os compõem. Para tal, o arquivista deve respeitar certo número de elementos de base. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

19 Questão 350394 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

A gestão de documentos veio contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos. Não se inclui entre tais contribuições

20 Questão 350426 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

No Brasil, a definição de gestão de documentos encontrou sua melhor expressão no texto da Lei n.º 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Acerca da gestão de documentos, assinale a opção correta.

21 Questão 350601 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Acerca dos elementos a serem observados na escolha do método de codificação de um instrumento de classificação, assinale a opção incorreta.

22 Questão 350690 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Com referência a aspectos a serem observados na elaboração de um sistema de classificação, assinale a opção incorreta.

23 Questão 350727 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

O envio dos documentos remanescentes da aplicação dos prazos ditados pela tabela de temporalidade para a custódia definitiva nos arquivos finais é conhecido como

24 Questão 350744 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

A organização dos arquivos intermediários consiste no estabelecimento de normas precisas que regem a transferência, do setor de trabalho para os locais previstos para esse fim, a organização, a recuperação e a conservação dos documentos intermediários que os compõem. Para tal, o arquivista deve respeitar certo número de elementos de base. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

25 Questão 350762 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

A UNESCO, por meio do Ramp/PGI, abordou o importante tema da gestão de documentos, a partir de um trabalho de James Rhoads, intitulado “A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação”. Segundo esse autor, um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, deveria envolver as seguintes fases: produção; utilização e conservação; destinação. A fase de produção é formada pelos seguintes elementos:

26 Questão 350770 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

O envio dos documentos remanescentes da aplicação dos prazos ditados pela tabela de temporalidade para a custódia definitiva nos arquivos finais é conhecido como

27 Questão 350847 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

É consenso entre os autores que trataram ou abordaram o problema da organização de documentos arquivísticos que a classificação, para se realizar, para se materializar, necessita de um instrumento. O instrumento de classificação aparece na literatura arquivística com várias denominações: plano de classificação; quadro de classificação; quadro de arranjo; código de classificação; arranjo; tabela de classificação; sistema de classificação; esquema de classificação. A respeito do instrumento de classificação, julgue os itens abaixo.

I O instrumento de classificação deve: ter títulos únicos e documentados; ser flexível; ter uma determinada permanência.

II A fratura existente entre as práticas nos arquivos correntes e nos arquivos permanentes não refletiu na concepção do instrumento de classificação de documentos arquivísticos.

III O instrumento de classificação pode ser percebido como uma espécie particular de linguagem de estrutura hierárquica, pois serve para identificar um documento, que só obtém pleno sentido por meio de sua integração dentro de uma hierarquia.

Assinale a opção correta.

28 Questão 350924 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

O protocolo desempenha uma série de atividades. Entre elas, destaca-se a de registro, que pode ser definida como

29 Questão 350964 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Com referência a aspectos a serem observados na elaboração de um sistema de classificação, assinale a opção incorreta.

30 Questão 350978 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

É consenso entre os autores que trataram ou abordaram o problema da organização de documentos arquivísticos que a classificação, para se realizar, para se materializar, necessita de um instrumento. O instrumento de classificação aparece na literatura arquivística com várias denominações: plano de classificação; quadro de classificação; quadro de arranjo; código de classificação; arranjo; tabela de classificação; sistema de classificação; esquema de classificação. A respeito do instrumento de classificação, julgue os itens abaixo.

I O instrumento de classificação deve: ter títulos únicos e documentados; ser flexível; ter uma determinada permanência.

II A fratura existente entre as práticas nos arquivos correntes e nos arquivos permanentes não refletiu na concepção do instrumento de classificação de documentos arquivísticos.

III O instrumento de classificação pode ser percebido como uma espécie particular de linguagem de estrutura hierárquica, pois serve para identificar um documento, que só obtém pleno sentido por meio de sua integração dentro de uma hierarquia.

Assinale a opção correta.

31 Questão 351040 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

A gestão de documentos veio contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos. Não se inclui entre tais contribuições

32 Questão 351090 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

É difícil elaborar instrumentos de classificação sem o concurso de alguns princípios arquivísticos reconhecidos nacional e internacionalmente, os quais incluem os princípios

33 Questão 351170 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

O instrumento de pesquisa que descreve conjuntos documentais ou partes do fundo é conhecido como

34 Questão 351268 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Em um diagnóstico da situação arquivística, é fundamental quantificar o acervo documental. As informações quantitativas servirão para prever tempo, equipe e material. Acerca da quantificação de documentos de arquivo, assinale a opção correta.

35 Questão 351394 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE, Ensino Médio, 2006

Schellenberg, arquivista norte-americano, indica três elementos principais a serem considerados na classificação de documentos públicos: a ação a que os documentos se referem; a estrutura do órgão que os produz; o assunto dos documentos. Quanto ao elemento ação a que os documentos se referem, assinale a opção correta.

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