Simulado: Analista Legislativo - Redação - Assembléia Legislativa RO

33 questões | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior | Comentar (0)

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2 Questão 374516 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

“Era uma vez um rei muito rico que só tinha uma filha. A moça era linda e muito alegre e, como o rei era viúvo, a filha era toda a sua vida. Num belo dia, não se sabe por quê, a linda princesa perdeu a alegria, passando a ser uma moça solitária e tristonha. (A Princesa Triste – Anônimo)

Uma narrativa traz sempre um fato narrativo inicial a partir do qual todos os outros fatos se sucedem; o fato narrativo inicial desse segmento narrativo é:

3 Questão 374522 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

O segmento abaixo que pode ser enquadrado entre os acontecimentos e não entre as ações de uma narrativa é:

4 Questão 374523 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

O fragmento textual abaixo que não apresenta humanização do personagem animal é:

5 Questão 374550 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

As vantagens de minha invenção sobre todos os outros instrumentos que têm o mesmo propósito, são o corte rápido e preciso, assim como a facilidade com que pode ser feito -, uma criança pode usá-lo sem dificuldade e sem correr riscos; o cortador curvo pode ser removido caso precise ser substituído, o que torna possível reaproveitar as outras partes do instrumento, e evita gastos. O furador também faz um orifício na lata sem que o líquido espirre, como ocorre nos instrumentos em que o orifício é feito com um golpe. (Henry Petroski, A evolução das coisas úteis).

O texto acima:

6 Questão 374571 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

A alternativa abaixo em que ocorre uma premissa seguida de uma conclusão é:

7 Questão 374593 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

Um princípio geral de formulação textual diz que, a primeira vez em que é citada, uma entidade deve ser precedida de artigo indefinido e, quando citada pela segunda vez e outras, deve ser precedida do artigo definido. Ocorre, porém, que, em alguns casos, mesmo citadas pela primeira vez, algumas entidades aparecem precedidas de artigo definido. Uma das razões é quando se trata de uma entidade emoldurada, ou seja, quando um vocábulo anterior faz supor a nova entidade como já conhecida. A frase abaixo que exemplifica o que se afirma acima é:

8 Questão 374604 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

“Os turistas visitaram o Corcovado, conheceram a floresta da Tijuca, telefonaram para seus parentes na Suíca, passearam de bondinho no Pão de Acúcar e tomaram caipirinha na beira da praia de Copacabana”.

A marca desse segmento textual que faz com que ele não possa ser considerado como narrativo é:

9 Questão 374608 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

No mês de dezembro de 2003, causou algum mal-estar entre militares o fato de o presidente Lula declarar, sobre a situação das Forças Armadas, o seguinte: “Não adianta ter um bando de general e soldado sem pólvora?”(O Dia, 16/12/2003) Pode-se atribuir esse mal-estar em função do(da):

10 Questão 374615 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

“O policial guardou as anotações e a arma na gaveta da sala. Parou os olhos no cartão de ponto... [Falaria ou não com o delegado sobre o caso daquele furto?] Enfiou a caneta no bolso da camisa e dirigiu-se ao estacionamento”.

Esse segmento narrativo mostra uma interrupção marcada por colchetes; esse tipo de interrupção é caracterizado por um(a):

12 Questão 374628 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

Um dos recursos expressivos na escrita consiste em deslocar palavras da classe gramatical a que elas pertencem. Das frases abaixo, a única em que isso não ocorre é:

13 Questão 374629 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

“Havia uma vez um homem muito avarento, que jamais dava qualquer coisa para os outros. Certo dia, bateu à sua porta cansado viandante, que lhe implorou um prato de comida, o qual lhe foi negado, como era de se esperar. (A Sopa de Pedra – Anônimo)”

Sobre o processo de narração desse segmento, a afirmação correta é:

14 Questão 374639 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

“De Roma, o correspondente da Folha de São Paulo informa que o Papa vai condenar publicamente os atentados terroristas da Espanha”.

Essa é uma notícia de jornal; o elemento argumentativo que dá mais credibilidade à informação dada é:

15 Questão 374644 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

“João dos Santos Neto trabalhava em Nova Iguaçu, em fábrica de embalagens; ontem, João chega em casa mais cedo e encontra a mulher assistindo à televisão com o vizinho, ambos sentados no sofá da sala”. (O Dia, 10/07/2012)

Sobre os elementos narrativos inseridos nesse segmento do texto a afirmação incorreta é:

16 Questão 374649 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

Brioches Maria Antonieta: por eles muitos já perderam a cabeça. Experimente! Esse anúncio apareceu numa padaria de uma pequena comunidade do interior do Brasil. A inadequação dessa mensagem provém do(da):

17 Questão 374657 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

O texto abaixo em que o argumentador, na tentativa de convencer o leitor, apela para a intimidação por constrangimento é:

19 Questão 374676 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

A frase abaixo em que a substituição da forma reduzida por uma forma nominal está corretamente realizada é:

20 Questão 374677 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

Um jornal mostrava, em sua seção de horóscopo, o pequeno texto abaixo:

Dia que mostra mudança positiva, especialmente em relação a seus interesses de trabalho, sentimentos pessoais em torno de amigos e assuntos pendentes. Controle seu temperamento, pois o quadro sugere, entre íntimos, um pouco mais de moderação e cuidados. O ambiente astral de Saturno no quadro ascendente indica favorabilidade”.

Esse texto só não mostra como característica:

21 Questão 374709 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

Uma das características da textualidade é a necessidade de coerência interna e externa, construída também pela seleção vocabular. A frase abaixo que se mostra coerente é:

22 Questão 374724 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

“A mulher aproximou-se da beira do cais e olhou em volta. O cenário da baía era lindíssimo, com suas pequenas ilhas cercadas de água azulada. Voltou para dentro do restaurante e chamou o marido”.

Sobre a estruturação narrativa desse segmento a afirmativa adequada é:

23 Questão 374729 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

Assinale a opção que indica o vocábulo sublinhado que se refere a um termo que aparece posteriormente na progressão do texto.

24 Questão 374755 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

No segmento narrativo “O ladrão arrombou o trinco da janela, levantou a vidraça, enquanto olhava para o interior do quarto. Observou de imediato que não havia ninguém no aposento e ficou mais tranquilo” traz uma série de ações; as formas verbais que indicam sucessão temporal são:

25 Questão 374769 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

Um livro didático, mostrando diferentes objetivos dos vários modos de organização discursiva, indicava:

(texto 1) identificar, localizar e qualificar

(texto 2) relatar

(texto 3) discutir, informar

Considerando as informações dadas, os textos referidos são, respectivamente:

27 Questão 374787 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

“No restaurante, solicitei a bebida, que me foi trazida junto com o serviço. Pedi a comida, que saboreei com prazer. A sobremesa e o cafezinho fecharam o ritual”.

Nesse segmento narrativo o que pode marcar a passagem de tempo é:

28 Questão 374788 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

Indique o trecho narrativo a seguir em que a sucessão cronológica entre as ações sublinhadas ocorre por motivação / ação:

29 Questão 374812 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

A frase abaixo que não apresenta intertextualidade com um texto amplamente conhecido é:

30 Questão 374821 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

O processo de discursivização corresponde a um conjunto de operações que se encarregam de transformar a língua em discurso, ou seja, que fazem a passagem do significado (sentido de língua) para a significação (sentido de discurso). De fato, vocábulos como homem, bondoso, viajar etc. possuem tãosomente um sentido potencial e só ganham sentido real quando atualizados discursivamente: «o homem é mortal» ,« as criaturas bondosas ganham o reino dos céus», «os turistas japoneses viajam por todo o mundo».

Como fazer para que o significado ganhe significação? Para isso são necessárias algumas operações: operação de semiotização, que consiste na nomeação dos seres do mundo, reais ou fictícios (entidades), das ações e estados ligados a essas entidades (processos) e das características a elas atribuídas (atributos). Observe a seguinte frase: Prefiro um cachorro amigo que um amigo cachorro.

Nessa frase, o vocábulo “cachorro”:

31 Questão 374823 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

“W.E.Collinson, baseado em um artigo de G. Devoto, mostra as seguintes diferenças entre sinônimos: um termo mais geral que outro, um termo mais intenso que outro, um termo mais emotivo que outro, um termo que implica aprovação ou censura, um termo é mais profissional que outro, um termo é mais literário que outro, um termo é mais coloquial que outro, um termo é mais local ou dialetal que outro, um dos sinônimos pertence à fala infantil; algumas dessas categorias trazem subdivisões. O par abaixo que mostra um termo sinônimo de conteúdo mais geral que o anterior é:

32 Questão 374833 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

Na organização de um texto, há elementos anafóricos e catafóricos; o enunciado abaixo em que o termo sublinhado tem função catafórica é:

33 Questão 374846 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, Ensino Superior, 2018

“Ninguém que não seja um grande escultor ou pintor pode ser um arquiteto. Se não é um escultor ou pintor, pode ser apenas um construtor.”

Pode-se inferir do emprego de “apenas” nesse pensamento que:

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