← Mais simulados

Simulado: Biomédico - Biologia - Biomedicina - EBSERH

Simulados, Provas e Questões - Biomédico - Biologia - Biomedicina - EBSERH. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

11 resolveram
46% acertos
Difícil
1 gabaritaram
1 ótimo
2 bom
8 regular
0 péssimo

Acerca da importância das técnicas bioquímicas nas análises clínicas, julgue os itens seguintes. No processo de eletroforese de proteínas plasmáticas, estas adquirem carga negativa e se separam por migração diferencial, sob a ação de um campo elétrico em direção ao cátodo.
Julgue os próximos itens, que tratam do preparo de soluções e do uso de vidrarias. Ao medir com uma pipeta o volume de uma solução corada, coloca-se o menisco inferior na marca de calibração.
Em relação a escolha, coleta e preservação de amostras no laboratório clínico, julgue os seguintes itens. Para a dosagem de glicemia, utilizam-se tubos de coleta com citrato de sódio.
A propósito dos testes de urina, julgue os itens que se seguem. Caso a análise da urina não possa ser feita no prazo máximo de duas horas após a coleta do material, a amostra deverá ser refrigerada, e os testes serão realizados com a amostra em temperatura inferior a 15 ºC.
No que concerne a filtros, centrífugas, autoclaves, fornos, destiladores e purificadores de água, julgue os itens subsecutivos. Os desionizadores funcionam com o princípio da troca iônica, sendo os íons sódio, nas resinas de troca catiônica, removidos da solução e substituídos por íons H+.
No que concerne a filtros, centrífugas, autoclaves, fornos, destiladores e purificadores de água, julgue os itens subsecutivos. A filtração é utilizada apenas para separar sólidos de líquidos, devendo o grau de porosidade do filtro ser escolhido de acordo com as necessidades de cada caso.
Em relação a escolha, coleta e preservação de amostras no laboratório clínico, julgue os seguintes itens. A aplicação prolongada do torniquete antes da coleta da amostra de sangue pode resultar na modificação dos níveis de vários componentes, tais como enzimas, proteínas, colesterol, cálcio, ferro, entre outros.
A propósito dos testes de urina, julgue os itens que se seguem. O teste químico comumente utilizado para a avaliação semiquantitativa da glicose é o de Benedict, que se baseia na reação de uma solução alcalina de sulfato de cobre, a quente, que oxida substâncias redutoras da urina (glicose, frutose, entre outras) com a redução do íon cúprico a íon cuproso, o que resulta na formação de hidróxido cuproso ou óxido cuproso.
No que concerne a filtros, centrífugas, autoclaves, fornos, destiladores e purificadores de água, julgue os itens subsecutivos. A esterilização pelo calor seco, com o uso de fornos, envolve a desnaturação proteica, a coagulação de proteínas e enzimas e a fusão de lipídeos da membrana celular. Pelo calor úmido, com o emprego de autoclaves, a esterilização ocorre como um processo de oxidação, havendo a necessidade de temperaturas mais elevadas.
Com relação às propriedades da água e ao equilíbrio ácido-base, julgue os itens a seguir. Por ser um ácido fraco, o ácido lático dissocia-se parcialmente em água, formando lactato e H+, até atingir um equilíbrio químico.
No que tange a procedimentos e a diversos equipamentos utilizados em laboratórios clínicos, julgue os itens seguintes. A cromatografia é um método de separação em que, quanto maior a interação do composto com a fase estacionária, menor será o tempo de eluição.
Com relação às propriedades da água e ao equilíbrio ácido-base, julgue os itens a seguir. Eletrólitos são substâncias que se ionizam em água, formando cátions e ânions.
A propósito dos testes de urina, julgue os itens que se seguem. Os testes de gravidez popularmente conhecidos como “testes de farmácia” consistem, normalmente, em um ensaio imunocromatográfico do tipo sanduíche, que detecta a presença de Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG) e se desenvolve em uma membrana de nitrocelulose.
Acerca da importância das técnicas bioquímicas nas análises clínicas, julgue os itens seguintes. O método de eletroforese para determinação de enzimas cardíacas é muito rápido e, em situações de emergência, é mais indicado do que os ensaios de ELISA.
No que tange a procedimentos e a diversos equipamentos utilizados em laboratórios clínicos, julgue os itens seguintes. O espectrofotômetro é um equipamento utilizado para realizar a quantificação da fluorescência absorvida ou transmitida por uma amostra laboratorial.
No que tange a procedimentos e a diversos equipamentos utilizados em laboratórios clínicos, julgue os itens seguintes. Uma vantagem da cromatografia líquida em relação à cromatografia gasosa é a possibilidade de análise, na primeira, de compostos termolábeis, sem a necessidade de derivatização prévia da amostra.
Em relação a escolha, coleta e preservação de amostras no laboratório clínico, julgue os seguintes itens. Caso o paciente tenha sido submetido a uma infusão intravenosa, deve-se selecionar o mesmo local no braço para a flebotomia.
No que tange a procedimentos e a diversos equipamentos utilizados em laboratórios clínicos, julgue os itens seguintes. A eletroforese consiste na separação de compostos carregados com base na carga elétrica, ocorrendo a redução da condutividade de uma solução com o aumento da concentração iônica total.
No que concerne a filtros, centrífugas, autoclaves, fornos, destiladores e purificadores de água, julgue os itens subsecutivos. As centrífugas utilizam a força para separar as fases de suspensões por diferentes solubilidades.
A propósito dos testes de urina, julgue os itens que se seguem. Em urocultura, é considerada como indício de contaminação a presença de difteroides, Streptococcus viridans, lactobacilos, estafilococos coagulase negativa e outros que não sejam classificados como Staphylococcus saprophyticus.
Acerca da importância das técnicas bioquímicas nas análises clínicas, julgue os itens seguintes. Uma diminuição nos níveis da enzima creatina fosfoquinase (CPK) no plasma sanguíneo pode ser indício de um infarto do miocárdio.
Acerca da importância das técnicas bioquímicas nas análises clínicas, julgue os itens seguintes. A atividade de enzimas que utilizam ou produzem NADH pode ser determinada diretamente com o uso de métodos espectrofotométricos.
Julgue os itens que se seguem, acerca do preparo de meios de cultura. O meio de cultura ágar chocolate é obtido pela adição de sangue de cavalo, carneiro ou de coelho em alta temperatura, fazendo que as hemácias lisem, liberando hemina e hematina, o que dá origem à cor castanho-escura.
No que tange a procedimentos e a diversos equipamentos utilizados em laboratórios clínicos, julgue os itens seguintes. O termociclador é um equipamento imprescindível para a amplificação do DNA pela reação em cadeia da polimerase (PCR), pois controla precisamente a temperatura, o tempo em que ocorrem as etapas e o número de ciclos.
Com relação às propriedades da água e ao equilíbrio ácido-base, julgue os itens a seguir. Todo par ácido fraco/base conjugada pode agir mais eficientemente como tampão em valores de pH próximos à neutralidade (pH = 7).
Julgue os itens que se seguem, acerca do preparo de meios de cultura. Ao ser distribuído o meio de cultura antes da autoclavagem, os tubos, frascos, as placas, pipetas, vidrarias e os materiais auxiliares devem ter sido previamente esterilizados.
A propósito dos testes de urina, julgue os itens que se seguem. A necessidade de realização da sedimentoscopia é dispensada caso se utilizem tiras reagentes, uma vez que estas são capazes de qualificar ou quantificar parâmetros como densidade, pH, proteínas, glicose, cetonas, urobilinogênio, bilirrubina, hemoglobina, nitrito e leucócitos.
Acerca da importância das técnicas bioquímicas nas análises clínicas, julgue os itens seguintes. A medida da atividade de enzimas plasmáticas pode indicar alterações ocorridas em um tecido ou órgão específico.
Com relação às propriedades da água e ao equilíbrio ácido-base, julgue os itens a seguir. A natureza química da água faz desta um excelente solvente para moléculas apolares.
Acerca da importância das técnicas bioquímicas nas análises clínicas, julgue os itens seguintes. Segundo a lei de Beer-Lambert, a absorbância de uma solução de um determinado composto é inversamente proporcional ao coeficiente de extinção do composto.
A propósito dos testes de urina, julgue os itens que se seguem. Para obter-se um bom sedimento para análise, é necessário que a urina seja recente, concentrada e básica, pois o pH ácido resulta em pronta dissolução dos elementos formados.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!