← Mais simulados

Simulado: Técnico I - História - Teoria em História - IPHAN

Simulados, Provas e Questões - Técnico I - História - Teoria em História - IPHAN. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

6 resolveram
54% acertos
Médio
1 gabaritaram
1 ótimo
1 bom
4 regular
0 péssimo
Compartilhe:

Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. A historiografia indica que a Lei do Ventre Livre teve baixo impacto e pouca relevância na história da escravidão no Brasil império.
Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. Por tratar de uma sociedade escravista, a historiografia sobre o Brasil imperial dedicou grande atenção ao tema da cidadania, assunto que já vinha sendo debatido havia bastante tempo.
A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. Ao trabalhar com a memória como fonte, o historiador dispõe de metodologia apropriada que lhe garante análise isenta e objetiva.
A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. Diferentemente da memória individual, o patrimônio histórico, material ou imaterial, não incorpora sentimentos ou visões socialmente construídos.
Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. A chamada história serial constitui uma abordagem cujas aplicações atingiram especialmente estudos de história econômica e demográfica dirigidos à compreensão de tendências de longo prazo com base na análise de dados relativamente homogêneos.
Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. Na designação “nova história cultural”, o qualificador “nova” demarca diferenças em relação a abordagens anteriores da história cultural, como as adotadas por autores como Jacob Burckhardt e Johan Huizinga.
No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue os itens a seguir. Assim como outros países, o Brasil tem utilizado recursos informáticos como ferramenta para produção do conhecimento histórico; exemplo disso são os projetos que criam metodologias novas com o uso de tecnologia de georreferenciamento e de bancos de dados.
Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. Os procedimentos da história serial não são aplicáveis a fenômenos culturais, uma vez que pressupõem formas de objetivação incompatíveis com a natureza desses fenômenos.
Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. Os estudos sobre a formação de uma sociedade africana no Brasil são uma das principais novidades historiográficas a respeito do Brasil imperial.
A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. Memória e história estão conectadas, embora a ligação de cada uma com o passado seja processada de formas diferenciadas.
Julgue os itens seguintes, referentes a narrativas patrimoniais e representações. O patrimônio histórico é fundamental para resguardar a memória que, em determinado momento, tenha sido importante para a sociedade.
Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. A historiografia sobre a proclamação da República no Brasil é consensual em afirmar que a derrubada da monarquia portuguesa atendeu a fortes e generalizados apelos da população brasileira pela mudança do regime político.
Acerca dos lugares de memórias, julgue os itens que se seguem. Os lugares de memórias existem justamente para que a história seja preservada.
Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. A historiografia aponta que, à medida que o fim da escravidão se aproximava, aumentava a participação da população livre no processo eleitoral no Brasil imperial.
Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue os itens subsequentes. Em Formação do Brasil contemporâneo, Caio Prado Jr. busca esclarecer a origem das desigualdades sociais brasileiras.
Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. Os primeiros praticantes da micro-história tinham o propósito metodológico de operacionalizar uma abordagem qualitativa de culturas e experiências ligadas a classes sociais subalternas.
Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. A micro-história define-se, em geral, pelo foco em experiências e(ou) personagens do passado marcados por características extraordinárias e, sobretudo, exóticas.
A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. O campo da memória é área de atuação interdisciplinar, sobretudo nas ciências humanas e sociais.
Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. A chamada nova história cultural estabelece-se em diversos cenários historiográficos, ao final da década de 70 do século passado, em meio a uma tensa relação com a tradição da história social, embora retenha desta a crença no valor positivo da modernização e o foco nas manifestações racionais da experiência humana.
A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. A memória coletiva, ou social, é um dos principais elementos que fundamenta a identidade de grupo, o que acaba por promover sua continuidade no tempo e no espaço.
Acerca dos lugares de memórias, julgue os itens que se seguem. Lugares de memórias representam e simbolizam uma realidade onde haja o encontro entre memória e história.
Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. Entre as razões para o fim do comércio atlântico de escravos para o Brasil imperial estão a pressão inglesa e as epidemias de febre amarela.
Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue os itens subsequentes. Escrita no calor dos acontecimentos políticos da chamada Revolução de 1930, Raízes do Brasil é obra ensaística que aborda os dilemas e desafios políticos do tempo presente em que foi escrita por meio de uma análise do passado.
Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue os itens subsequentes. Tema corrente no Brasil desde o século XIX, a diversidade racial da população brasileira seguia como assunto polêmico em 1930, tendo sido debatida por intelectuais importantes desse período, como Oliveira Vianna e Gilberto Freyre.
Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue os próximos itens. A preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural no Brasil teve o seu impulso oficial na década de 1930, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.
No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue os itens a seguir. Novidades tecnológicas impactam a escrita da história: nos e-books, por exemplo, grande quantidade de fontes históricas pode integrar uma narrativa histórica.
No que se refere à produção acadêmica e a renovações teórico-metodológicas na área da historiografia brasileira, julgue os itens a seguir. Um campo de pesquisa relativamente novo no Brasil é o dos estudos sobre a pós-abolição, que se dedicam a investigar formas de exclusão social da população negra e mestiça após o fim da escravidão e a abordar os sentidos sociais e políticos da memória da escravidão.
Acerca dos lugares de memórias, julgue os itens que se seguem. Os lugares de memórias são espaços que surgem espontaneamente, estando, portanto, vinculados à memória espontânea.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!