← Mais simulados

Simulado: Policial Militar PM Soldado - História - História do Brasil - PM AC

Simulados, Provas e Questões - Policial Militar PM Soldado - História - História do Brasil - PM AC. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

45 resolveram
38% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
9 bom
34 regular
2 péssimo
Compartilhe:

No Brasil, a abolição da escravatura e a proclamação do regime republicano pertencem ao mesmo contexto histórico, em fins do século XIX.

Após a ditadura do Estado Novo, o Brasil viveu uma experiência democrática entre 1946 e 1964, sem crises políticas de maior intensidade.

A organização político-administrativa do Império brasileiro caracterizou-se pela simplicidade, com pequena burocracia e reduzida participação das elites nacionais.

A Revolução de 1930 pôs fim à Primeira República e fez o país avançar no sentido da modernização, particularmente na economia, que começa a desenvolver uma indústria de base.

A abertura dos portos brasileiros, determinada por D. João VI, manteve inalterado o sistema colonial montado por Portugal no Brasil.

Mesmo sendo indireta, a eleição de Tancredo Neves para a presidência da República encerrou o ciclo do autoritarismo militar no Brasil contemporâneo.

O desenvolvimentismo foi a marca registrada do governo Juscelino Kubitschek, com muitas obras de infra-estrutura e a construção da nova capital brasileira, situada no interior do país.

Embora governando por pouco tempo, Vargas tornou-se figura central na política republicana brasileira.

O texto deixa claro que não se pode falar em autoritarismo como característica do regime militar iniciado em 1964.

A transferência do Estado português para o Brasil, em princípios do século XIX, deveu-se às circunstâncias da política européia naquele período.

A distância no tempo entre a chegada dos imigrantes e o fim da escravidão impediu que o Brasil acompanhasse a evolução econômica e social vivida pelo mundo na passagem do século XIX ao XX.

Extração vegetal, cana-de-açúcar e mineração foram importantes atividades econômicas do período colonial brasileiro, também marcado pelo domínio das grandes propriedades e pela larga utilização da mão-de-obra escrava.

A participação popular, como na luta pela anistia e pelas eleições presidenciais diretas (Diretas Já!), esteve presente nos últimos anos do regime militar.

O golpe de 1964 foi obra exclusiva dos militares, que se revezaram no poder por cerca de duas décadas.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!