Oficial da Polícia Militar - Geografia - PM SP 2012

3 Questões - Escolaridade Superior - Geografia - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar SP - Banca VUNESP.

  • Regular
  • 1.658 Resolveram
  • 56% Acertos
  • 302 Gabaritaram
  • barra ótimo 302 Ótimo
  • barra qtd_bom 717 Bom
  • barra ruim454 Regular
  • barra péssimo185 Ruim
  • 1 - Questão 7330 - Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2012
  • Leia o texto.

    Historicamente, o mundo insistiu em ignorar o Haiti e sua grandeza. Ao embargo político e intelectual secular – como definir de outra forma o ostracismo ao qual foi relegado o Haiti após sua vitoriosa revolução que culminou com sua independência em 1804? – sucederam-se intervenções e ocupações que sempre procuraram negar aos haitianos o sentimento do orgulho dos seus feitos; e, por fim, o golpe de misericórdia, a imposição de uma agenda ditada pela Guerra Fria, que, entre os anos 1950 e 1980, destruiu o Estado haitiano, fragilizou suas instituições, criminalizou os movimentos sociais e arrebentou seu sistema econômico. Não foi a interferência americana que destruiu o plantio de milho e interrompeu as conexões existentes entre o camponês, os fornos e os consumidores? Ou outra intervenção que promoveu a eliminação do porco crioulo, base econômica de famílias? Ou o embargo internacional que promoveu o golpe final nas reservas florestais impondo o uso indiscriminado de carvão vegetal? Diante da fúria da natureza não cabe outro sentimento que o de uma frustração que deita raízes numa história profunda e que subitamente pode ganhar cor: o mundo dos brancos nos destruiu; o mundo dos brancos diz que quer fazer alguma coisa, mas o que faz, além de nutrir seus telejornais com fotos miseráveis que só fazem alimentar a satisfação autocentrada dos países ditos ocidentais?

    (Omar Ribeiro Thomaz, “O Haiti já estava de joelhos, agora está prostrado”, Folha de S.Paulo, 14.01.2010. Adaptado)

    A partir do texto, é correto concluir que
  • 2 - Questão 7331 - Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2012
  • Sua formalização constituiu-se no marco do ambientalismo contemporâneo. Este documento foi elaborado e aprovado, em 1992, durante a ECO-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, pelos 179 países participantes. Considerado o principal documento mundial sobre o meio ambiente, ele é entendido como um programa de metas e ações cujo objetivo maior busca garantir a biodiversidade mundial, por meio de um novo padrão de desenvolvimento em âmbito nacional, estadual e municipal, capaz de conciliar os métodos de proteção ambiental, a justiça social e a eficiência econômica, chamado de Desenvolvimento Sustentá- vel. Recentemente, também foi palco de debate e avaliação durante a recente conferência internacional, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em junho de 2012, a RIO+20.

    O documento mencionado refere-se
  • 3 - Questão 7332 - Geografia - Nível Superior - Oficial da Polícia Militar - Polícia Militar SP - VUNESP - 2012
  • A ECO-92 trouxe de inédito a emergência de uma vigorosa sociedade civil e de organizações não governamentais em torno da criação de uma nova consciência ecológica. Nessa frente de luta, temas como a Guerra Fria foram substituídos pelas preocupações ambientais e pela defesa dos Direitos Humanos. 20 anos depois, durante a Rio+20, notou-se que
Para resolver este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

Gostou? Compartilhe!

ícone WhatsApp ícone facebook ícone twitter ícone email

Comentários sobre "Oficial da Polícia Militar - Geografia - PM SP 2012 "

    Rodrigo Fernando Cabriotti da Silva
    Por rodrigocabriotti em 01/05/2015 às 15:35:16

    Não sabia sobre a existência da Agenda 21

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!