Simulado: Arquivista - Arquivologia - Gestão de Documentos - Polícia Federal

10 questões Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE, Ensino Superior

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1Questão 349570. Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE, Ensino Superior, 2004

Constam no acervo de caráter permanente de uma instituição documentos textuais, iconográficos e micrográficos. Considerando o tratamento e o acesso ao acervo, julgue os itens a seguir.

Por meio das informações do guia do arquivo, o pesquisador poderá identificar os conjuntos documentais de seu interesse e tomar ciência das condições de consulta.

2Questão 350110. Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE, Ensino Superior, 2004

Considerando que se deve construir ou adaptar um espaço físico capaz de atender à guarda de acervos arquivísticos de caráter permanente, julgue os itens seguintes, tendo em vista a preservação e o acesso aos acervos.

Dados sobre as características físicas, formatos dos documentos e volume do acervo devem orientar o programa arquitetônico.

3Questão 350135. Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE, Ensino Superior, 2004

Uma determinada instituição pública acumulou, ao longo dos anos, um acervo arquivístico considerável que ocasionou o esgotamento de sua capacidade de armazenamento. Coube ao diretor da instituição constituir uma equipe de profissionais para proceder à implantação de um programa de gestão de documentos. No depósito, a equipe observou que os documentos ocupavam um volume medindo 4 m de comprimento, 1,80 m de altura e 6 m de largura, sendo que os documentos das atividades-meio estavam misturados aos das atividades-fim. Documentos textuais, projetos, processos, correspondência e balancetes estavam reunidos com livros, mapas, periódicos, Diário Oficial da União e outros. Parte dos documentos estava em caixas de madeira, outros constituíam pacotes amarrados e uma grande parte estava sem invólucro. As caixas contendo os assentamentos individuais dos funcionários inativos estavam amarradas.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico realizado nesse acervo indicará a necessidade de substituição das unidades de acondicionamento, visando garantir a integridade física dos documentos.

4Questão 350379. Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE, Ensino Superior, 2004

Considerando que se deve construir ou adaptar um espaço físico capaz de atender à guarda de acervos arquivísticos de caráter permanente, julgue os itens seguintes, tendo em vista a preservação e o acesso aos acervos.

Na construção de prédio para arquivo é recomendada a construção subterrânea, tendo em vista o peso do acervo.

5Questão 350712. Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE, Ensino Superior, 2004

Tendo em vista o planejamento e a implantação de um programa de gestão de documentos em uma instituição, julgue os seguintes itens.

O protocolo da instituição receberá os documentos, abrirá e identificará aqueles de natureza ostensiva.

6Questão 350837. Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE, Ensino Superior, 2004

Considerando que se deve construir ou adaptar um espaço físico capaz de atender à guarda de acervos arquivísticos de caráter permanente, julgue os itens seguintes, tendo em vista a preservação e o acesso aos acervos.

As construções amplas com grandes vãos são mais eficientes que os espaços menores e compactos para a manutenção das condições ambientais necessárias à preservação de acervos arquivísticos.

7Questão 350977. Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE, Ensino Superior, 2004

Tendo em vista o planejamento e a implantação de um programa de gestão de documentos em uma instituição, julgue os seguintes itens.

Antes de instituir o programa, o arquivista deverá realizar a identificação do acervo documental acumulado na unidade central e nas unidades regionais da instituição.

8Questão 351037. Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE, Ensino Superior, 2004

Uma determinada instituição pública acumulou, ao longo dos anos, um acervo arquivístico considerável que ocasionou o esgotamento de sua capacidade de armazenamento. Coube ao diretor da instituição constituir uma equipe de profissionais para proceder à implantação de um programa de gestão de documentos. No depósito, a equipe observou que os documentos ocupavam um volume medindo 4 m de comprimento, 1,80 m de altura e 6 m de largura, sendo que os documentos das atividades-meio estavam misturados aos das atividades-fim. Documentos textuais, projetos, processos, correspondência e balancetes estavam reunidos com livros, mapas, periódicos, Diário Oficial da União e outros. Parte dos documentos estava em caixas de madeira, outros constituíam pacotes amarrados e uma grande parte estava sem invólucro. As caixas contendo os assentamentos individuais dos funcionários inativos estavam amarradas.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Na conversão da metragem cúbica para a metragem linear, com base na média indicada pela tabela internacional publicada pelo Arquivo Nacional, se obterá 518,4 m de documentos na situação mencionada.

9Questão 351363. Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE, Ensino Superior, 2004

Tendo em vista o planejamento e a implantação de um programa de gestão de documentos em uma instituição, julgue os seguintes itens.

O documento não classificado pelo protocolo do órgão será classificado no arquivo corrente.

10Questão 351405. Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Arquivista, Polícia Federal, CESPE, Ensino Superior, 2004

Uma determinada instituição pública acumulou, ao longo dos anos, um acervo arquivístico considerável que ocasionou o esgotamento de sua capacidade de armazenamento. Coube ao diretor da instituição constituir uma equipe de profissionais para proceder à implantação de um programa de gestão de documentos. No depósito, a equipe observou que os documentos ocupavam um volume medindo 4 m de comprimento, 1,80 m de altura e 6 m de largura, sendo que os documentos das atividades-meio estavam misturados aos das atividades-fim. Documentos textuais, projetos, processos, correspondência e balancetes estavam reunidos com livros, mapas, periódicos, Diário Oficial da União e outros. Parte dos documentos estava em caixas de madeira, outros constituíam pacotes amarrados e uma grande parte estava sem invólucro. As caixas contendo os assentamentos individuais dos funcionários inativos estavam amarradas.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Os documentos que não compõem o acervo arquivístico deverão ser encaminhados aos setores responsáveis por sua guarda, tratamento e manuseio.