Simulado: Pedagogo - Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - ELETROBRÁS

27 questões Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior

Responda as 27 questões do simulado abaixo (Pedagogo - Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - ELETROBRÁS). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

5 resolveram
21% acertos
Difícil
0 gabaritaram
0 ótimo
0 bom
2 regular
3 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 319449. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

Ao longo do tempo diferentes abordagens de gestão se configuraram ajustadas aos padrões de sua época, à mentalidade predominante e às necessidades das organizações. Nessa perspectiva, considere as afirmativas abaixo:

I - A teoria dos sistemas desenvolve uma abordagem situacional, ressaltando as condições ambientais exclusivas e fatores internos inerentes de cada organização. Nessa abordagem, concentram-se as pesquisas de estilos de liderança e natureza do relacionamento entre o líder e os membros do grupo.
II - Sob a perspectiva da teoria da contingência, pesquisadores perceberam que a interação entre as dimensões estruturais (mecanicistas) e humanas (comportamentais) das organizações sofriam influência de forças externas.
III – A teoria neoclássica das organizações emergiu das experiências de Hawthorne e aponta os efeitos potencialmente nocivos da Administração Científica do Trabalho, destacando a natureza do relacionamento social entre os integrantes de um grupo de trabalho como efeito motivador no desempenho.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

2Questão 319468. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

Um dos pontos cruciais para a busca de excelência na cultura organizacional contemporânea foi a idéia de Organização Qualificante. Assim, a organização qualificante, além de apresentar as dimensões da organização qualificada como: autonomia delegada às células, diminuição dos níveis hierárquicos e integração das funções da empresa, deve:

3Questão 320051. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

No planejamento de um programa de desenvolvimento de habilidades de comunicação foi estabelecido um conjunto de técnicas para o alcance dos objetivos propostos. As descrições das técnicas selecionadas encontram-se a seguir:

I - uso de um equipamento de vídeo que permite que pessoas participem de reuniões mesmo quando distantes;
II - exposição com auxílio audiovisual;
III - um tipo de simulação que trabalha o aspecto lúdico, envolvendo uma situação interpessoal;
IV - análise de uma situação-problema do cotidiano ou eventual.

A seqüência que apresenta corretamente a relação das descrições com as técnicas correspondentes é:

4Questão 320660. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

Levando-se em conta que o treinamento é um processo educacional cíclico e contínuo, aplicado de forma sistemática, analise os itens a seguir:

I - mudança de métodos e processos de trabalho; produção e comercialização de novos produtos; comunicações deficientes;
II - a análise da estrutura dos cargos; identificação da missão e da visão organizacional;
III - elevado número de acidentes de trabalho; avarias freqüentes em equipamentos e instalações.

São considerados indicadores de necessidade de treinamento somente:

5Questão 320726. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

As transformações sócio-econômico-tecnológicas fomentaram o que é denominado Total Quality Control System - Programa de Qualidade Total - que consiste numa filosofia de gestão com características especiais. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I - A QT visa à satisfação do cliente; princípios de gestão participativa trabalhando, sobretudo com grupos dentro das organizações.
II - A qualidade deixa de ser uma preocupação restrita ao produto e ao processo de produção para permear todo o tecido organizacional, com ênfase nas pessoas.
III - A QT se caracteriza por: abertura permanente ao exterior e às inovações tecnológicas; mobilização da inteligência de todos; valorização das habilidades técnicas.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

6Questão 321018. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

O treinamento é um processo cíclico e contínuo, representando um investimento em custo que requer um retorno. A avaliação do programa de treinamento pode ser feita em diferentes níveis. Quanto ao nível dos Recursos Humanos, deve-se considerar:

7Questão 321268. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

As teorias das organizacões se configuraram numa evolução do pensamento administrativo e são produtos sociais influenciadas por forças culturais e econômicas. A teoria que gerou uma crítica ao ideário taylorista da Administração Científica do Trabalho, ressaltando que os sentimentos das pessoas participavam de modo significativo do sucesso do trabalho, é conhecida como:

8Questão 321529. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

As mudanças provocadas pelos processos de globalização e desenvolvimento tecnológico vertiginoso requerem das organizações a habilidade para mudar de uma forma planejada. Os novos tempos exigem novas organizações e uma nova postura das pessoas no sentido de superar o modelo mecanicista. Considere as afirmativas abaixo relativas às organizações orgânicas:

I - Fornecem um clima de evitação aos riscos.
II - A tolerância ao erro parece ser hoje uma das mais importantes responsabilidades gerenciais.
III - Estimulam um sistema de recompensa para a inovação e criatividade.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

9Questão 322737. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

O treinamento estratégico segue um desenho do programa, que é parte de uma cultura, em um esquema intencional (treinando todas as pessoas), uma atitude proativa (antecipando as necessidades) e uma visão de futuro (a longo prazo), baseado num consenso. Refere-se às técnicas de treinamento:

10Questão 323103. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

O desenvolvimento organizacional é uma abordagem especial de mudança organizacional apoiada pela alta direção no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e renovação organizacional. Reunião de confrontação refere-se a:

11Questão 323676. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

Um projeto de desenvolvimento de carreiras em uma organização pautou seu planejamento nos aspectos motivacionais do trabalho. Em uma concepção que considera que os fatores motivacionais não são baseados em necessidades fisiológicas e de segurança, mas incluem realização, reconhecimento, a natureza do trabalho em si, responsabilidade e progresso, pode-se afirmar que o projeto baseou-se na teoria:

12Questão 323784. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

As transformações da cultura organizacional fundadas na implantação da aprendizagem provocaram mudanças nas estratégias didático-pedagógicas. Os métodos dos programas de desenvolvimento de pessoal tidos como os mais atuais no sentido de organizar espaços e circunstâncias de aprendizagem no contexto organizacional devem considerar:

13Questão 323949. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

Os movimentos que marcam o final do século XX destacam a informação e o conhecimento e trazem o avanço na informatização. No campo do treinamento, domina a área a seguinte tendência:

14Questão 324063. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

A mudança de paradigma na gestão de pessoas da administração taylorista para a gestão estratégica tem um impacto significativo no comportamento organizacional. Em relação à gestão estratégica, considere os seguintes aspectos:

I - Participação de todos os níveis da organização; refere-se a um mecanismo de aprendizagem organizacional através do qual a empresa aprende com a retroação decorrente dos erros e acertos nas suas decisões e ações;
II - Cultura voltada para resultados; tecnologia com automatização rígida inserida numa rotina de trabalho; necessidade de adaptação; adoção de estruturas híbridas;
III - Estruturas horizontalizadas e amplamente descentralizadas cedem espaço a estruturas verticalizadas e centralizadas.

São aspectos fundamentais de gestão estratégica somente:

15Questão 324509. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

Numa cultura organizacional voltada para a aprendizagem, a transmissão pura de conhecimentos não basta para garantir o desempenho mais adequado tanto para os profissionais individualmente quanto para a empresa. A busca de estratégias de formação mais efetivas se justifica na medida em que:

16Questão 324597. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

A transformação corporativa freqüentemente implica mudanças que incluem alterações de estratégia, processo e estrutura, mas significa muito mais que isso: um reaquecimento da criatividade e das responsabilidades individuais, uma transformação nos relacionamentos internos e externos e uma modificação no comportamento em relação ao trabalho. Nesse caso, é INCORRETO afirmar que os profissionais devem:

17Questão 324740. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

O programa de desenvolvimento de habilidades gerenciais é considerado um dos pilares de sustentação da empresa, contribuindo para a Qualidade Total. Essa capacitação, no entanto, deve ser estruturada e planejada de tal sorte que todos, a empresa e os gerentes, saibam a que lugar pretendem chegar. São desafios de um gerente eficaz:

18Questão 324811. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

As organizações modernas dispensam atenção aos seus funcionários tanto quanto aos seus clientes. Os programas de treinamento que destacam a importância do comprometimento das chefias na recepção, acompanhamento e avaliação do recém-contratado, visando sua adesão às metas e valores organizacionais, é crucial para a reprodução do universo simbólico da organização. Esse tipo de treinamento denomina-se:

19Questão 326089. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

No cenário organizacional contemporâneo, o êxito de um programa de treinamento exige que se leve em consideração alguns pontos decisivos no perfil do profissional responsável, tais como:

20Questão 326186. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

Muitas organizações estão transformando a sua estrutura baseada na departamentalização funcional em redes integradas de equipes na busca de flexibilização. A técnica de desenvolvimento de equipe refere-se a:

21Questão 326496. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

À medida que o mundo se torna mais interligado e os negócios mais complexos e dinâmicos, já não basta ter uma única pessoa aprendendo pela organização. As molas mestras das "organizações de aprendizagem" são a criatividade e a inovação. A respeito do raciocínio sistêmico, pode-se afirmar que:

22Questão 326518. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

No planejamento dos programas de desenvolvimento de capacitação no ambiente profissional, não é possível deixar de considerar o fenômeno motivacional como processo psicológico. McGregor identificou duas teorias, a Y e a X. Cada uma dessas orientações envolvia crenças básicas desenvolvidas pelos gerentes sobre o comportamento humano. As crenças da teoria Y tendem a levar os gerentes a:

23Questão 326599. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

"Ouço e esqueço; Vejo e recordo; Faço e compreendo". Os programas de treinamento que utilizam uma situação vivencial, na qual os treinandos são provocados a reproduzir simbolicamente as circunstâncias do dia-a-dia organizacional são conhecidos como:

24Questão 326888. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

Todas as transformações tecnológicas introduzidas nas empresas atingiram na essência o principal elemento, ou seja, o homem, passando a exigir do trabalhador maior responsabilidade, autonomia e novos conhecimentos. O planejamento de programas de capacitação técnicooperacional só será eficaz se:

I - identificar o quadro de pessoal e contar com uma base segura de dados, atualizada e coletada de todos os postos de trabalho;
II - adotar uma política de treinamento com premissas básicas;
III - utilizar a rede de ensino oficial ou as escolas Senai para suprir a mão-de-obra.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

25Questão 327077. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

A partir das constantes mudanças no mundo contemporâneo, as organizações precisam se colocar em permanente processo de aprendizagem. A avaliação do treinamento nas empresas implica a identificação das categorias de benefícios organizacionais obtidos e a determinação dos indicadores associados a esses tipos de benefícios. Assinale a opção que apresenta indicadores relacionados à melhora de qualidade:

26Questão 328669. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

As empresas utilizam várias técnicas para o desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo atual. A modalidade na qual funcionários que aspiram subir a níveis mais elevados dentro da organização recebem assistência e advocacia de executivos da cúpula denomina-se:

27Questão 328861. Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE, Ensino Superior, 2007

Os novos tempos exigem novas organizações e a mudança torna-se um aspecto essencial da criatividade e inovação na formação de lideranças. A estratégia que permite a delegação de poder a profissionais que exercem funçõeschave na estrutura organizacional, para que funcionem como agentes multiplicadores, é conhecida como: