Simulado: Professor - Biologia - Genética - Secretaria de Estado de Educação AL

26 questões | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior | Comentar (0)

Responda as 26 questões do simulado abaixo (Professor - Biologia - Genética - Secretaria de Estado de Educação AL). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

6 resolveram
48% acertos
Difícil
1 gabaritaram
1 ótimo
0 bom
5 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 382593 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. No ensino de biologia, para visualizar o funcionamento de mecanismos biológicos propostos nos livros didáticos, o emprego de animações por computação gráfica ou de filmes tem sido importante fonte de informações e exemplificações para relacionar os assuntos abordados em sala de aula ao cotidiano da sociedade.

4 Questão 383202 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A popularização das câmeras digitais acopladas aos telefones celulares, por facilitar o registro do ambiente natural e urbano, tem potencial para fazer avançar o emprego da fotografia como recurso didático-pedagógico no ensino de biologia.

5 Questão 383366 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. Sendo a biologia uma área de estudo investigativa, atividades práticas como coleta de material biológico no campo podem ser empregadas como uma importante ferramenta para seu ensino.

6 Questão 383373 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. A construção de blogs com temas biológicos pelos alunos é uma ferramenta de estimulação para que colham e interpretem informações, busquem imagens e reportagens para postar, leiam, cheguem a conclusões e emitam opiniões.

7 Questão 384038 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. As TIC são meios de comunicação capazes de reunir, distribuir e compartilhar informações especificamente por meio de linguagens verbais.

8 Questão 384059 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A construção de maquetes deve ser evitada como recurso manual no ensino de biologia, pois o emprego desse recurso dificulta a interação do estudante com o conteúdo.

9 Questão 384244 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. No projeto genoma humano, foi empregado o método de Sanger, que adicionava nucleotídeos modificados, os didesoxirribonucleotídeos, para impedir o crescimento de um fragmento de DNA em replicação pela DNA polimerase.

10 Questão 384289 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. A utilização de recursos didáticos naturais, como a coleta e a manipulação de materiais biológicos, é considerada uma abordagem didático-pedagógica ultrapassada e deve ser substituída pelo emprego de simulações computacionais, que são mais realistas e acessíveis.

11 Questão 384371 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue os itens a seguir. A utilização de provas constituídas por questões avaliativas, com atribuição de notas para a avaliação individual do aprendizado, é uma prática rotineira que estimula os estudantes a estudarem o conteúdo sem se preocupar com a questão de obter menção satisfatória.

12 Questão 384492 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue os itens a seguir. Métodos de avaliação como a aplicação de provas ao término dos módulos temáticos são úteis como função formativa, pois permitem avaliar o conhecimento prévio dos alunos e constatar dificuldades refletidas na aprendizagem.

13 Questão 384653 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue os itens a seguir. No processo ensino-aprendizagem de biologia, quando os estudantes se defrontam com problemas biológicos complexos, o professor pode utilizar atividades em grupos para propiciar um ambiente de discussão que direcione o entendimento das questões em análise.

17 Questão 385568 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue os itens que se seguem. O uso de TIC como recursos metodológicos possibilita ao professor abordar os conteúdos de forma mais dinâmica, oferecendo aos estudantes diversas opções de assimilação dos temas discutidos.

18 Questão 385703 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. A molécula de DNA, alvo dos estudos genômicos, é formada pela ligação sequencial de moléculas denominadas nucleotídeos, que são constituídas por três componentes: fosfato, desoxirribose e base nitrogenada.

19 Questão 385721 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. As tecnologias de sequenciamento de nova geração se baseiam na química de Sanger, em que se observa o término da síntese de DNA com a incorporação de sondas fluorescentes.

20 Questão 385902 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. Ao apresentar um espécime ou demonstrar um fenômeno aos alunos durante uma aula prática, o professor se utiliza de uma modalidade didática que, embora possibilite aos alunos adquirirem habilidades de manuseio, preparo e realização de experimentos, é limitada por não desafiar a imaginação e o raciocínio dos estudantes.

22 Questão 386151 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue os itens seguintes. Os constantes avanços das tecnologias têm garantido a intensa participação dos alunos em atividades práticas em laboratórios e em salas de aula em razão do fácil acesso aos recursos computacionais e de laboratório.

23 Questão 386517 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue os itens que se seguem. O uso de projetos como modalidade didática permite aos estudantes formular questões, observar, investigar e localizar as fontes de informação.

26 Questão 387339 | Biologia, Genética, Professor, SEDUC AL, CESPE, Ensino Superior, 2018

Com relação ao projeto genoma (humano e outros) e às estratégias de sequenciamento disponíveis, julgue os itens seguintes. O projeto genoma humano dividiu-se em duas frentes: uma pública, que utilizou uma abordagem mais meticulosa, e outra de interesse privado, que se propôs a realizar tal análise de maneira rápida, empregando intensamente a computação.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!